O professor Guilherme também irá apresentar um artigo relacionado à “Computação Física, Mobilidade e Programação Reflexiva” no V Fórum Científico da FEMA
O professor Guilherme também irá apresentar um artigo relacionado à “Computação Física, Mobilidade e Programação Reflexiva” no V Fórum Científico da FEMA

O professor Guilherme de Cleva Farto representará a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA durante o evento em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O Professor dos cursos de informática da FEMA irá ministrar a palestra sobre “Computação Física e Mobilidade com Arduino e Google Android”, durante a programação do evento no Campus Presidente Epitácio da IFSP no dia 18 próximo.

O Professor Guilherme, que este ano já ministrou uma palestra no evento da Federal de São Carlos “É Dia de Java”, falou sobre a importância e atualidade do tema e também que o conteúdo será apresentado de forma simples já que deverão participar alunos de diversas idades, envolvendo cursos técnicos e tecnológicos. O objetivo da palestra, segundo Guilherme é apresentar, de maneira simplificada, conceitos para o desenvolvimento de aplicações móveis com Google Android, assim como abordar o uso da computação física para a construção de projetos digitais, como robótica e automação residencial, utilizando-se a plataforma de hardware open-source Arduino. Por meio dessa apresentação, será possível aprender como é realizada a implementação de uma aplicação móvel com Google Android capaz de obter, manipular e enviar dados para um ambiente de computação física projetado com Arduino, possibilitando o uso integrado dessas duas tecnologias que vem crescendo exponencialmente, tanto na área acadêmica como profissional/técnica.

Serão duas seções de palestras para grupos de alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática, além do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com faixa etária entre 15 a 60 anos.

Guilherme de Cleva Farto – Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Fundação Educacional do Município de Assis (2010) e pós-graduação em Engenharia de Componentes utilizando Java pela TNT Educacional e Faculdades Integradas de Ourinhos (2011). Atualmente é desenvolvedor de sistemas Java – Próxima – Software e Serviços, empresa do grupo TOTVS. Também é professor universitário do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, junto ao Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em Assis/SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Java, Bancos de Dados, XML, Web Services, Computação em Nuvem, Computação Física com Arduino, Google Android, Google App Engine e integração de sistemas EAI.

No mesmo evento, a FEMA também estará bem representada por meio do aluno Pedro Fazzano que apresentará um trabalho com Arduino.

Em Assis a FEMA também participará da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com a realização do V Fórum Científico. Durante o evento da FEMA o professor Guilherme irá apresentar um artigo relacionado à “Computação Física, Mobilidade e Programação Reflexiva”.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital

Novo ambiente reúne 74 cursos; seis são novos e têm inscrições abertas.

EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente

Atividades foram em alusão ao mês comemorativo de preservação do planeta.

Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

O autor do feito é o aluno Nicolas Oliveira, de 11 anos e aluno do 6º ano do fundamental.