Professor da FEMA ministra palestra em evento do Instituto Federal – IFSP

No mesmo evento, a FEMA também estará bem representada por meio do aluno Pedro Fazzano que apresentará um trabalho com Arduino.

O professor Guilherme também irá apresentar um artigo relacionado à “Computação Física, Mobilidade e Programação Reflexiva” no V Fórum Científico da FEMA

O professor Guilherme de Cleva Farto representará a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA durante o evento em comemoração a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O Professor dos cursos de informática da FEMA irá ministrar a palestra sobre “Computação Física e Mobilidade com Arduino e Google Android”, durante a programação do evento no Campus Presidente Epitácio da IFSP no dia 18 próximo.

O Professor Guilherme, que este ano já ministrou uma palestra no evento da Federal de São Carlos “É Dia de Java”, falou sobre a importância e atualidade do tema e também que o conteúdo será apresentado de forma simples já que deverão participar alunos de diversas idades, envolvendo cursos técnicos e tecnológicos. O objetivo da palestra, segundo Guilherme é apresentar, de maneira simplificada, conceitos para o desenvolvimento de aplicações móveis com Google Android, assim como abordar o uso da computação física para a construção de projetos digitais, como robótica e automação residencial, utilizando-se a plataforma de hardware open-source Arduino. Por meio dessa apresentação, será possível aprender como é realizada a implementação de uma aplicação móvel com Google Android capaz de obter, manipular e enviar dados para um ambiente de computação física projetado com Arduino, possibilitando o uso integrado dessas duas tecnologias que vem crescendo exponencialmente, tanto na área acadêmica como profissional/técnica.

Serão duas seções de palestras para grupos de alunos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Informática, além do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com faixa etária entre 15 a 60 anos.

Guilherme de Cleva Farto – Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Fundação Educacional do Município de Assis (2010) e pós-graduação em Engenharia de Componentes utilizando Java pela TNT Educacional e Faculdades Integradas de Ourinhos (2011). Atualmente é desenvolvedor de sistemas Java – Próxima – Software e Serviços, empresa do grupo TOTVS. Também é professor universitário do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, junto ao Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em Assis/SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Java, Bancos de Dados, XML, Web Services, Computação em Nuvem, Computação Física com Arduino, Google Android, Google App Engine e integração de sistemas EAI.

No mesmo evento, a FEMA também estará bem representada por meio do aluno Pedro Fazzano que apresentará um trabalho com Arduino.

Em Assis a FEMA também participará da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com a realização do V Fórum Científico. Durante o evento da FEMA o professor Guilherme irá apresentar um artigo relacionado à “Computação Física, Mobilidade e Programação Reflexiva”.

#MAIS LIDAS DA SEMANA