V Fórum Científico da FEMA começa nesta segunda-feira

O Fórum faz parte da programação da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”

Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora.

O V Fórum Científico da FEMA tem início nesta segunda-feira, 15, e faz parte da programação da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. O evento tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores, estudantes e profissionais de Assis e região oportunidades para expor e discutir os problemas relacionados aos tópicos mais atuais da Ciência e da Tecnologia. Segundo o Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora, estão programados para o evento a apresentação de cerca de 80 trabalhos relacionados aos Programas de Iniciação Científica, tais como PIC, PIBIC e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os trabalhos envolvem seis áreas: Ciências Gerenciais (Administração); Direito; Enfermagem; Informática; Jornalismo/Publicidade; Química.

Dentre os trabalhos inscritos, cerca de 20% são de alunos de outras instituições de Assis e região, como: Unesp e Fatecs. As apresentações dos trabalhos ocorrerão nos dias 15 e 16 em setores diversos no campus da FEMA, a partir das 19h30, com exceção a área de direito que também tem apresentações programadas para o período da manhã.

Todo o ano a FEMA participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT realizando o Fórum Científico, envolvendo alunos do ensino médio, técnico e universitário de diversos cursos. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende-se mostrar também a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. A Semana que mobiliza instituições de ensino de todo o país possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas, bem como suas aplicações.

O objetivo da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Outra atividade que faz parte do Fórum é a realização dos minicursos que nesta semana tiveram as datas alteradas. No total serão 14 minicursos/oficinas oferecidos exclusivamente a alunos da rede estadual de ensino, envolvendo 12 escolas estaduais localizadas no município de Assis. Os minicursos/oficinas serão realizados nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro na FEMA, das 8h30 às 11h30. As inscrições para os alunos das Escolas serão disponibilizadas no site da FEMA a partir do dia 16 deste mês. Para conferir a programação completa do Fórum Científico da FEMA acesse fema.edu.br ou no endereço http://www.fema.edu.br/index.php/programacaocat.html

#MAIS LIDAS DA SEMANA