Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora.
Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora.

O V Fórum Científico da FEMA tem início nesta segunda-feira, 15, e faz parte da programação da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. O evento tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores, estudantes e profissionais de Assis e região oportunidades para expor e discutir os problemas relacionados aos tópicos mais atuais da Ciência e da Tecnologia. Segundo o Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora, estão programados para o evento a apresentação de cerca de 80 trabalhos relacionados aos Programas de Iniciação Científica, tais como PIC, PIBIC e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os trabalhos envolvem seis áreas: Ciências Gerenciais (Administração); Direito; Enfermagem; Informática; Jornalismo/Publicidade; Química.

Dentre os trabalhos inscritos, cerca de 20% são de alunos de outras instituições de Assis e região, como: Unesp e Fatecs. As apresentações dos trabalhos ocorrerão nos dias 15 e 16 em setores diversos no campus da FEMA, a partir das 19h30, com exceção a área de direito que também tem apresentações programadas para o período da manhã.

Todo o ano a FEMA participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT realizando o Fórum Científico, envolvendo alunos do ensino médio, técnico e universitário de diversos cursos. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende-se mostrar também a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. A Semana que mobiliza instituições de ensino de todo o país possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas, bem como suas aplicações.

O objetivo da SNCT 2012 será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Outra atividade que faz parte do Fórum é a realização dos minicursos que nesta semana tiveram as datas alteradas. No total serão 14 minicursos/oficinas oferecidos exclusivamente a alunos da rede estadual de ensino, envolvendo 12 escolas estaduais localizadas no município de Assis. Os minicursos/oficinas serão realizados nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro na FEMA, das 8h30 às 11h30. As inscrições para os alunos das Escolas serão disponibilizadas no site da FEMA a partir do dia 16 deste mês. Para conferir a programação completa do Fórum Científico da FEMA acesse fema.edu.br ou no endereço http://www.fema.edu.br/index.php/programacaocat.html

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Recursos devem ser apresentados até dia 29.

Governo vai instalar 12 mil pontos de internet em escolas públicas

Governo vai instalar 12 mil pontos de internet em escolas públicas.

Bolsa Empreendedor abre inscrições para a 3ª turma na região

Cada bolsa será de R$ 1 mil e paga em duas parcelas de R$500.