Fábio Girardi da PRX-Próxima ministra palestra sobre mercado de trabalho de TI para alunos da FEMA

A palestra ocorreu no anfiteatro da FEMA, com cerca de 200 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Desenvolvimento de Sistemas da FEMA

Alunos dos cursos de informática da FEMA assistiram a palestra do diretor da PRX–Próxima.

No dia 08 de novembro alunos dos cursos da área de informática da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA participaram da palestra do diretor de desenvolvimento da Empresa PRX – Soluções em Gestão Agroindustrial, Fábio Girardi, que apresentou aos estudantes as perspectivas do mercado de trabalho para a área de tecnologia da informação TI.

Fabio Girardi da PRX – Soluções em Gestão Agroindustrial, apresentou aos estudantes as perspectivas do mercado para a área de tecnologia da informação TI.

A palestra ocorreu no anfiteatro da FEMA, cerca de 200 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Desenvolvimento de Sistemas da FEMA acompanharam atentamente as falas do Diretor da PRX que iniciou sua palestra apresentando a empresa PRX -  Soluções em Gestão Agroindustrial e explanando sobre sua atuação na mesma. O Diretor ainda lembrou que a Próxima mantém em seu quadro de colaboradores cerca de 30 profissionais e estagiários que são ex-alunos ou alunos de graduação dos cursos de informática da FEMA .

Sobre as perspectivas do mercado de trabalho para esta área, Fábio promoveu uma ampla explanação sobre as diversas oportunidades e os muitos diferenciais que podem auxiliar ao futuro profissional a obter sucesso no mercado. Primeiramente Girardi falou da importância do conhecimento dos fundamentos tecnológicos: orientação e objeto, interface gráfica, banco de dados relacional, arquitetura e linguagens de programação. Para ele o aluno deve procurar manter bons conhecimentos sobre a base de fundamentos tecnológicos, os quais segundo ele, não são objetos fins, mas sim um objeto meio. Fabio falou ainda que os fundamentos ajudam na solução de problemas, que na maioria das vezes é resolvido com a teoria.

O palestrante informou sobre as oportunidades que os fundamentos tecnológicos proporcionam no mercado de trabalho. Sobre a interface gráfica, Fabio falou das aplicações fixo e móvel, sobre a importância de conhecer o público que se deseja atingir na escolha destas interfaces, assim como o aprimoramento técnico na área escolhida. Para Fabio as arquiteturas também são uma grande aliada na escolha do modelo, da estrutura para cada tipo de sistema e mais uma vez citou a mobilidade, que funciona num padrão servidor.

Mobilidade foi um dos assuntos mais citados ao longo da palestra. Segundo Fábio a tendência maior na área está relacionada aos sistemas para aplicativos móveis. Ele falou que os alunos devem dar uma atenção especial ao tema e se dedicarem em conhecer o mundo da mobilidade. Fábio disse que as tendências caminham nesta área, e que o mundo da mobilidade envolve uma série de mudanças, diferenciando conceitos do que estamos acostumados atualmente, como: a segurança e armazenamento em desktops físicos e fixos e outros conceitos que serão revistos com a mobilidade.

Outro ponto citado como muito importante pelo palestrante, aos que deverão em breve ingressar no mercado de trabalho, está relacionado à escolha da área de atuação. Para ele é importante que o aluno especifique e defina seus objetivos profissionais e se especialize na área, para assim não correr o risco de sofrer a “síndrome do pato”, que segundo o palestrante faz muitas coisas, mas nenhuma delas com excelência: o pato nada, voa e anda, mas nenhuma destas habilidades executa com propriedade.

Outra preocupação do palestrante foi lembrar os alunos que ao procurar por um emprego muitas vagas podem surgir e nesta hora é preciso ponderar bem as vantagens de cada uma delas, e que uma vez empregado, muitas outras oportunidades profissionais podem surgir, mas nesta hora também é preciso muito profissionalismo e procurar, sempre que necessário, deixar a empresa mantendo um bom relacionamento. Para Fábio é essencial deixar uma empresa ciente de ter executado um bom trabalho e manter com a mesma um bom relacionamento após a saída, pois isto pode fazer a diferença no currículo num momento futuro.

Como diretor da PRX – que é líder no fornecimento de sistemas de gestão, atendendo de ponta a ponta, às necessidades do agronegócio, gerenciando desde o plantio da matéria-prima até seu processamento dentro da indústria –  Fábio citou as habilidades mais procuradas pelas empresas contratantes. Girardi falou sobre importantes atitudes que diferenciam os profissionais no momento da seleção, entre eles: disponibilidade (principalmente para novos projetos e novos conhecimentos); flexibilidade (para se adaptar aos ambientes da empresa ou para agir em situações diferenciadas); informação e conhecimento; soluções inovadoras e realistas (sempre buscar novidades na área e inovar mantendo sempre o foco no que é real e de interesse da empresa); fidelidade (ao receber uma nova proposta o profissional deve sempre manter transparência e diálogo com seus superiores); garra (as empresas querem profissionais que investem a camisa, dispostos a dar o melhor de si). Para Fabio Girardi o profissional deve manter um perfil inovador, determinado, persistente, receptivo a mudanças, ágil, criativo, humilde, com atitude e uma boa comunicação, sempre respeitando a cultura e os valores da empresa em que atua.

O palestrante Fabio Girardi com o Prof. Dr. Alex Poletto no final da palestra.

Fabio apresentou aos alunos algumas pesquisas que apontam as perspectivas de vagas para os próximos anos, entre as mais promissoras da área de sistemas para dispositivos móveis, que em 2012 deverá terminar com um déficit de 200 mil profissionais. O palestrante finalizou citando as maiores tendências para 2013 na área de TI e também apresentando importantes considerações sobre como agir na entrevista de trabalho.

O conselho final do diretor de desenvolvimento da PRX aos estudantes da FEMA, foi “estudem, estudem e estudem. Prestem atenção a mobilidade e procurem se aperfeiçoar se possível mestrado e doutorado” Fábio encerrou a palestra com a frase de Max Gehringer  “Sacrifique o que for preciso, menos valores pessoais”.

Fábio foi muito aplaudido pelos alunos que acompanharam atentos até o final da palestra. O Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, coordenador dos cursos de informática da FEMA, agradeceu a disponibilidade do diretor Fabio Girardi e disse que há muito tempo desejava oferecer uma palestra tão descritiva e rica em orientações aos alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho.

 

#MAIS LIDAS DA SEMANA