FEMA promove curso de Química Experimental

Participam do curso 67 alunos e a previsão de término é para o dia 03 de dezembro, as aulas são realizadas às segundas-feiras em três laboratórios de Química da FEMA.

O conteúdo do curso é todo experimental e tem como objetivo promover o interesse pela Química.

Desde o mês de outubro a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, por meio da coordenação do curso de Química, realiza o curso de Química Experimental.

O curso é formado por sete módulos e é direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino de Assis. As aulas são ministradas por alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Química da FEMA, que cursam as disciplinas: “Metodologia e Prática de Ensino” e “Estágio Supervisionado de Ensino de Química”, lecionadas pelos Professores Drº. Idélcio Nogueira da Silva e Drª Silvia Maria Batista de Souza.

O conteúdo do curso é todo experimental e tem como objetivo promover o interesse pela química, relacionando os experimentos aos acontecimentos do dia-dia. Os experimentos oferecem a oportunidade aos alunos de colocar em prática o que estão estudando para o vestibular.

Participam do curso 67 alunos e a previsão de término é para o dia 03 de dezembro, as aulas são realizadas às segundas-feiras em três laboratórios de Química da FEMA. Por módulo os alunos têm quatro aulas práticas.

Ao final do curso os alunos de Química da FEMA deverão apresentar um relatório de estágio supervisionado contendo o conteúdo apresentado, os experimentos realizados, planejamentos das aulas e outros.

O Curso oferece aprimoramento acadêmico aos alunos e futuros docentes de Química e ao mesmo tempo promove condições de aprendizado em química aos alunos do ensino fundamental e médio, proporcionando a integração da prática ao conteúdo teórico de sala de aula.

Alunos do ensino médio e fundamental vivenciam experiências no laboratório de Química da FEMA.

Além da Química
Dentre as atividades desenvolvidas pelos alunos do 3º e 4º ano de Química da FEMA neste ano, esteve a participação dos mesmos durante o 7º Ciclo Mercadológico promovido pela coordenação de Ciências Gerenciais em outubro na ACIA.

As aulas são ministradas por alunos do 3º ano do curso de licenciatura em Química da FEMA.

A participação integrou o conteúdo da disciplina “Processos Inorgânicos” e ao conferirem as apresentações do Ciclo, dos grupos na composição dos seus produtos e empresas, aprenderam mais sobre a área de administração e planejamento. Os conhecimentos adquiridos foram utilizados pelos alunos de Química para execução de um projeto de uma indústria química.

As experiências adquiridas no Ciclo Mercadológico proporcionaram aos alunos a oportunidade de interagir com outras áreas e disciplinas, aprendendo mais sobre os aspectos e setores que envolvem uma indústria, como: gerenciamento, atendimento, logística, marketing e outros.

Para a coordenação da área de Química da FEMA, a promoção de ações interdisciplinares ao longo da graduação proporciona aos alunos uma formação completa, que atenta não só a sua área de atuação, mas com foco em outras ações que demandam conhecimentos diferenciados e diversos.

Diversos experimentos são realizados pelos 67 alunos do curso.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA