Minicursos e Oficinas oferecidas pela FEMA terminam hoje

Os minicursos envolveram mais de 400 alunos de escolas localizadas no município de Assis.

Minicurso no anfiteatro na manhã de quarta-feira

Terminam hoje o ciclo de minicursos e oficinas oferecidos pelas Coordenadorias de Cursos da FEMA. O evento é parte das atividades da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza” promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo proporcionar aos pesquisadores, estudantes e profissionais de Assis e região oportunidades para expor e discutir os problemas relacionados aos tópicos mais atuais da Ciência e da Tecnologia.

Todo o ano a FEMA participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT realizando o Fórum Científico, envolvendo alunos do ensino médio, técnico e universitário de diversos cursos. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Assim como mostrar também a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

Prof. Dr. Alex Poletto apresentou aos alunos a estrutura da FEMA, os cursos e os diferenciais da Fundação

O Fórum teve início no dia 15 deste mês com as apresentações de cerca de 70 trabalhos de iniciação científica distribuídos em seis áreas de interesse: Ciências Gerenciais (Administração); Direito; Enfermagem; Informática; Jornalismo/Publicidade; Matemática, Química.

Nesta semana tiveram início os Minicursos e Oficinas que foram oferecidos exclusivamente aos alunos da rede estadual de ensino. No geral, os minicursos oferecidos de 30/10 a 01/11 envolveram 365 mais de 400 alunos de escolas localizadas no município de Assis. Os minicursos e oficinas foram realizados em três dias na FEMA no período da manhã. As inscrições foram realizadas no site da FEMA e os alunos puderam escolher que minicurso ou oficina queriam participar. Foram oferecidos diversos minicursos e oficinas divididas em seis áreas: 1. Ciências Gerenciais: “A escolha profissional e o futuro do Mercado de trabalho” e “Imagem Profissional”; 2. Enfermagem: “Atendimento Pré-hospitalar”, “Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde: Impacto na Comunidade e no Meio Acadêmico” e “Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na juventude: Aprendendo enquanto se diverte”; 3.  Informática: “O Mercado de Trabalho na Área de Informática e Tour pelos Setores de Informática da FEMA”, “Desenvolvimento de Games usando Scratch”, “Desenvolvimento de jogos usando o software Greenfoot”, “Teorias básicas em Hardware”; 4. Matemática: “Matemágicas: a matemática vista de uma forma divertida”; 5. Publicidade/Jornalismo: “Tour nos Laboratórios de Fotografia, Televisão e Radio FEMA”; 6. Química: “A Química na cozinha”, “Produção de sabonete líquido com diferentes extratos glicólicos- Diferentes ações sobre a pele”, “Protetor solar: Você sabe usá-lo? Como ele funciona?”, e “Química Fantástica”.

Alunos durante minicurso no laboratório de Enfermagem

No primeiro dia participaram aproximadamente 90 alunos das escolas EE Dr Clybas Pinto Ferraz e EE. Prof. Ernani Rodrigues. Na quarta-feira, participaram 220 alunos das escolas EE Dom Antonio José dos Santos, EE Prof. Carlos Alberto de Oliveira, EE Dona Carolina Francini Burali e EE Profª Cleophânia Galvão da Silva. Hoje participam do último dia do Fórum alunos das escolas EE Dr. José Augusto Ribeiro, EEProfª Leny Barros da Silva, EE Prof. Leo Pizzato e EE Profª Lourdes Pereira.

Ao final da programação de cada dia de atividades os alunos participam de uma conversa no Anfiteatro da FEMA com o Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, da comissão organizadora da SNCT, que faz uma breve explanação aos alunos sobre os cursos de graduação oferecidos na FEMA, informando os mesmos da competência acadêmica da Fundação, do alto nível dos docentes, em sua maioria mestres de doutores, e apresentando os programas de bolsas, iniciação científica – PIC/PIBIC/PIBITI e de intercâmbio.

Para o Prof. Dr. Alex Poletto o resultado foi totalmente positivo. “Os alunos adoraram a participação nos minicursos e oficinas, gostaram de conhecer a estrutura da FEMA, inclusive os professores que acompanharam os alunos. Acreditamos que plantamos muitas sementinhas nos sonhos destes alunos de uma formação acadêmica e um futuro melhor e tudo graças a qualidade e comprometimento de docentes, coordenadores, funcionários e alunos”, finalizou Alex.

Alunos conheceram a FEMA e participaram de minicursos e oficinas

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA