Aluna de Enfermagem da Fema tem artigo publicado em Revista da UniFOA

A revista é um veículo de divulgação técnica e científica da instituição

Na foto, aluna Vanessa do curso de Enfermagem da Fema.

Em dezembro de 2012 a aluna, Vanessa Ramos da Silva, do 4º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, teve seu artigo completo publicado na Revista Cadernos da UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, RJ. A revista é um veículo de divulgação técnica e científica da instituição que tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas realizadas em todo o país.

Na produção do artigo Vanessa contou com a orientação da Profa. Dra. Elizete Mello da Silva, co-orientação da professora Maria José Caetano Ferreira Damasceno e colaboração do aluno de Medicina da UniFOA, Glauber Correia de Oliveira. O artigo “A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso” foi enviado em fevereiro de 2012 e em dezembro do mesmo ano a aluna recebeu a confirmação da publicação do estudo na seção “Ciências da Saúde e Biológicas” da Edição nº 20 – 12/2012 da Revista Cadernos da UniFOA. O estudo publicado fez parte da pesquisa realizada por Vanessa durante o segundo ano de Enfermagem, no Programa de Bolsa Científica PIC, onde participou como voluntária.

O artigo publicado trata da musicoterapia, reconhecida recentemente como ciência, mas já utilizada desde a antiguidade de diversas maneiras como medida preventiva e até como terapêutica, em casos de depressão e de alguns distúrbios neurodegenerativos. Nele a aluna fala da terapia de forma ativa, quando o próprio paciente utiliza algum instrumento; e passiva, quando o terapeuta utiliza-se da música para realizar o tratamento. O estudo visou mostrar os benefícios que a musicoterapia proporciona para os idosos, direta ou indiretamente, ou seja, como a musicoterapia pode melhorar a qualidade de vida dos idosos e prevenir ou auxiliar o tratamento de doenças, comuns nessa faixa etária, e suas comorbidades. Após o estudo, que envolveu uma ampla revisão bibliográfica de artigos relacionados ao tema nos bancos de dados Lilacs, Bireme, Bvs, Scielo, Revista Eletrônica de Enfermagem, Embap, Usp, Fap e ABC, a pesquisa concluiu que a musicoterapia tem papel importante como terapêutica multidisciplinar e na prevenção de diversas doenças comuns das pessoas idosas, principalmente HAS, Alzheimer, Parkinson, dor Musculoesquelética e Depressão, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos de maneira geral.

Vanessa que está no 4º ano de Enfermagem da Fema, é bolsista do Pibic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (CNPq / FEMA) orientada pelo Prof. Dr. Luciano Lobo Gatti. Em 2011 a aluna desenvolveu um “Estudo da Incidência e Titulação de Anticorpos Igg Anti Toxoplasma Gondii em alunos do sexo feminino e masculino da Fundação”, atualmente ela realiza o estudo “Doença Hemolítica: o conhecimento do Enfermeiro influenciando em sua atuação enquanto cuidador e orientador”. Em setembro de 2012 a aluna Vanessa, e outros alunos de Enfermagem da Fema também participaram VI Simpósio Internacional de Enfermagem – SIEN, evento realizado pela renomada Sociedade Beneficente Israelita Brasileira “Albert Einstein” e considerado um dos mais importantes da área.

Interessados podem conferir o artigo da aluna Vanessa no endereço eletrônico http://www.unifoa.edu.br/cadernos/numeros_20.html. Para saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema e acompanhar as notícias da Fundação acesse www.fema.edu.br.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA