Inscrições podem ser feitas de 30 de janeiro a 8 de fevereiro
Inscrições podem ser feitas de 30 de janeiro a 8 de fevereiro

O curso de Pós-Graduação em História da Unesp de Assis, na área de História e Sociedade tem inscrições abertas de 30 de janeiro a 8 de fevereiro. São até 20 vagas para mestrado e 15 para doutorado. Informações em www.assis.unesp.br/posgraduacao, [email protected] ou (18) 3302-5809.

Criado em 1978, o Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Assis, compreende os níveis de Mestrado e Doutorado. Constituído por um corpo docente altamente especializado, com sólida experiência acadêmica no Brasil e no exterior, o Programa encontra-se entre os mais bem avaliados do país.

Reestruturado em 1998, o Programa organiza-se em torno da área de concentração História e Sociedade, subdividida em três linhas de pesquisa: Identidades culturais, etnicidades, migrações; Política: ações e representações; Religiões e visões de mundo.

Os seus objetivos gerais envolvem a formação de profissionais com vistas: à especialização e excelência intelectual em suas áreas de atuação; à pesquisa e o manejo das fontes históricas; ao ensino na área de História e em campos afins, especialmente em nível universitário; à produção e à divulgação científica e cultural em âmbitos e instituições variadas.

O processo de seleção de candidatos, sempre realizado no último trimestre de cada ano, tem permitido o ingresso de uma média de quinze alunos para cada modalidade – mestrado e doutorado. Ao longo do tempo, o Programa tem formado um expressivo número de pós-graduados, cumprindo com êxito o seu papel na capacitação de pesquisadores, docentes e agentes científico-culturais. Muitos deles vêm atuando em reconhecidas instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Para o seu desenvolvimento acadêmico, os estudantes contam com uma infra-estrutura de qualidade, que inclui uma das melhores bibliotecas de História e de Ciências Humanas do Estado de São Paulo, ao lado de diversos serviços de apoio prestados pela Unesp.

Merece destaque o Centro de Documentação e de Apoio à Pesquisa (Cedap) situado no Câmpus da Faculdade, ao reunir um rico acervo de fontes primárias impressas e microfilmadas produzidas no Brasil e em outros países, bem como modernos equipamentos para consulta e fotocópia. Trata-se de um centro de referência no interior do Estado de São Paulo e que desempenha um importante papel para o trabalho de pesquisadores da Unesp e de outras instituições.

Os alunos podem requisitar bolsas de estudo da Capes, do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de outros auxílios que podem ser solicitados para participação em eventos científicos e realização de pesquisas no Brasil e no exterior, tais como as bolsas-sanduíche.

O programa de História oferece um ensino de alto nível mantido por um corpo docente altamente qualificado e comprometido com a pós-graduação, ao lado de excelentes condições materiais para o desenvolvimento das pesquisas, de modo a possibilitar as melhores condições para a formação acadêmica e intelectual dos seus pós-graduandos.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente

Atividades foram em alusão ao mês comemorativo de preservação do planeta.

Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital

Novo ambiente reúne 74 cursos; seis são novos e têm inscrições abertas.

Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

O autor do feito é o aluno Nicolas Oliveira, de 11 anos e aluno do 6º ano do fundamental.