Solenidade confere grau acadêmico aos formandos de Química da Fema

A solenidade que conferiu grau aos formandos da Fundação ocorreu na noite de terça-feira, 05, no Teatro Municipal de Assis

Prof. Ms. Cleiton, paraninfo da Turma 2012 de Química Industrial da Fema, parabenizou os alunos pela vitória (Foto: Assessoria)

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema comemorou juntamente de familiares e amigos a formatura de mais uma turma de Química Industrial e Licenciatura. A solenidade que conferiu grau aos formandos da Fundação ocorreu na noite de terça-feira, 05, no Teatro Municipal de Assis e foi acompanhada por familiares, amigos e professores.

O diretor da Fema e Imesa, Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves recebeu os formandos e declarou aberta a Sessão de Colação de Grau. Além do Diretor, compuseram a mesa a Profª Ms. Gilcelene Bruzon -coordenadora da área de Química e Patronesse dos formandos  e o Prof. Ms. Cleiton Joni Benetti Lattari – paraninfo dos formandos.

Na abertura da solenidade o Prof. Ms. Eduardo falou que a formatura de mais uma turma de Química é motivo de grande alegria e satisfação visto que a missão acadêmica da Fundação se cumpre na conferencia do grau de Bacharéis aos formandos. Segundo ele os profissionais formados na Fema estão preparados para exercerem suas funções com competência  intelectual e ética.

O juramento do curso foi realizado pela formanda Adrianne Jaeger e logo após o Prof. Ms. Eduardo no uso de suas atribuições legais como Diretor da Fema e Imesa conferiu aos formandos o grau de Bacharéis e Licenciadosem Química. Jáos alunos, Marcelo Caetano Leonel representando os formandos do curso diurno e a formanda Hellen Ciciliato de Paula Fernandes como representante do curso noturno, emocionaram os presentes e em suas falas lembraram momentos das turmas que conviveram por quatro anos. Marcelo citou as perguntas de familiares e amigos sobre o que era ser químico e os inúmeros pedidos de explicações para situações do dia-dia, como: Por que o vidro do carro embaça no frio? O formando também falou das dificuldades ao longo dos quatro anos, lembrando que em virtude dessas dificuldades uma parte dos colegas não concluiu o curso. Lembrou também dos estudos e dos trabalhosem laboratório. Oformando concluiu apresentando os novos profissionais, dizendo: “Somos loucos, somos visionários, somos o conhecimento, cientistas, somos Químicos!”.

A formanda da turma do noturno, Hellen, iniciou sua fala lembrando dos sonhos de infância, onde as pessoas se indagam sobre o que vão ser quando crescer. Na época segundo ela queria ser princesa, ou talvez medalhista, mas a aluna com muita alegria afirmou aos presentes, ” Hoje sou Químico”. Com muita emoção e palavras de ternura a aluna comoveu a todos com suas palavras, as quais proporcionaram a muitos uma volta no tempo lembrando do tempo de faculdade, dos sonhos e das dificuldades. Para os amigos Hellen disse que se no início eram pessoas unidas apenas por um propósito comum, hoje são amigos, companheiros dos quais certamente sentirá saudade. Hellen homenageou os professores do curso lembrando que ser mestre não é apenas lecionar, mas também ser orientador, amigo, guia e companheiro. A formanda também homenageou os funcionários e aos pais os quais ela descontraidamente classificou como: os pais que vibram sem medo de serem ridículos; aqueles que falam pouco e tentam segurar a emoção de ver o filho se formar e disfarçam quando uma lágrima cai; e os mais durões que tentam convencer a si mesmos e aos outros que vão tirar de letra toda a emoção. Hellen finalizou dizendo que independente de qualquer  tipo ou classificação, ela e os demais formandos sabem que na hora da chamada dos seus nomes as palmas mais fortes e as lágrimas mais verdadeiras serão dos seus respectivos pais. Ao final das falas dos alunos professores da Turma foram homenageados com placas e flores.

Colação de grau dos formandos de Química ocorreu na noite de terça-feira, 05 (Foto: Assessoria)

Em seguida, com grande alegria e muitas palmas foi realizada a entrega dos diplomas pelo paraninfo Prof. Ms. Cleiton. Logo após a Fema homenageou os alunos Rafael Bertoni (Química diurno) e Raphael Mota Garrido (Química noturno) pelos melhores desempenhos acadêmicos durante o curso de graduação, as placas e os certificado foram entregues pela Patronesse Profª Ms. Gilcelene.

O paraninfo Prof. Ms. Cleiton parabenizou a Turma e lembrou os mesmos que a nova etapa, não mais escolar, dispensará muita dedicação e trabalho. E encerrou desejando sucesso a todos os formandos. O diretor Prof. Ms. Eduardo Vella citou a fala da aluna Hellen comentando suas palavras emocionantes e concordando que as palmas mais sinceras e as lágrimas mais verdadeiras são dos pais que comemoram a vitória junto dos filhos. O Diretor falou da alegria da Fema de formar novos profissionais e lembrou que para os formandos o sonho foi realizado, o curso foi concluído, e que agora um novo caminho, com novos desafios se apresenta e que a Fema estará torcendo para o sucesso de todos.

O curso de Química Industrial e Licenciatura da Fema forma profissionais habilitados a atuarem como docentes no ensino médio, a trabalhar em indústrias químicas, de alimentos, petroquímica e de derivados, onde pode exercer funções como: Químico Industrial, Químico Analista, Químico Ambiental, supervisor ou gerente de controle de qualidade e pesquisador para o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. A Fema também oferece aos ex-alunos de Química e demais profissionais da área a possibilidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no curso de Pós-graduação, Lato Sensuem Química Ambiental, criado recentemente na Fundação com a duração de 13 meses e com aulas aos sábados. Para saber mais sobre o curso de Química ou sobre a pós-graduação em Química ambiental acesse www.fema.edu.br.

Ao final da cerimônia os formandos comemoraram com muita alegria e festa (Foto: Assessoria)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA