Alunos da escola SESI de Ourinhos representam o Brasil nos EUA

Equipe representará o Brasil no FLL World Festival, em Saint Louis, entre os dias 24 e 27 de abril de 2013

Alunos da Escola SESI de Ourinhos são Campeões e Bi-Campeões no Torneio Nacional de Robótica 2012/2013

Atual campeão nacional de robótica na categoria FIRST Lego League (FLL) – título conquistado no início do mês de março em competição que contou com 57 times de escolas públicas e privadas de 11 estados brasileiros – o time SESI Robotics School, formado por oito alunos da escola SESI de Ourinhos (CE 144), representará o Brasil no FLL World Festival, maior e mais importante festival de ciência e tecnologia do mundo. O evento acontece em St. Louis, Estados Unidos, entre os dias 24 e 27 de abril de 2013.

Antes de chegar à Etapa Nacional, o time de Ourinhos participou da Etapa Seletiva da região de Presidente Prudente (com a participação de outras 15 escolas da rede escolar do SESI-SP) e da Etapa Estadual do 4º Torneio SESI-SP de Robótica, que contou com a presença dos 34 melhores times de robótica do SESI-SP. No total, 150 times de 150 escolas do SESI-SP participaram das oito Etapas Seletivas promovidas pela entidade em todo o estado.

O projeto desenvolvido pela equipe – baseado no tema Senior Solutions, soluções para a terceira idade – é uma pulseira com localizador que auxilia os familiares e amigos a encontrarem idosos com Alzheimer, caso estes se percam. A pulseira Guardian – nome dado ao protótipo criado pela equipe – localiza o idoso via GPS e possui tecnologia de código de barras que facilita a identificação do idoso perdido.

Além do 1º lugar no Champion”s Award, o time da escola SESI de Ourinhos ficou também com a 1ª colocação no Desempenho do Robô da Etapa Nacional.

ROBÓTICA SESI
O primeiro Torneio de Robótica da entidade foi realizado em 2009, no Pavilhão e Exposições do Anhembi, e reuniu 53 times. O desempenho das unidades do SESI-SP garantiu participação no Campeonato Brasileiro e vaga para a equipe da escola SESI de São José do Rio Preto participar do aberto da Ásia, realizado em Taiwan. O time brasileiro concorreu com outros 59 times de 26 países e levou o prêmio de Melhor Técnico e Mentor de Equipe.

Na opinião de Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI-SP, o objetivo da participação dos alunos nos eventos é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia a partir do Ensino Fundamental II e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nas oficinas e laboratórios do SENAI-SP. “A competição testa a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos nossos alunos, competências determinantes para o futuro profissional dessas crianças e jovens.”

Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos com kits didáticos da LEGO ® e supervisionados por analistas de suporte em informática.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários.

Para saber mais sobre Robótica Sesi visite a Fan page da Robótica SESI no Facebook: www.facebook.com/roboticasesi.

Alunos
Bábara Teixeira Martins
Bianca Miranda
Daniel Ortiz Hoffmann Bonício
Giovana Vieira Frioli
Julia Saturnino Camacho
Luiz Felipe Carvalho
Luiza Saturnino Camacho
Murilo Rodrigues Foz

Técnica
Daniele Ortiz Hoffmann Bonício

Mentora
Tatiane De Fátima Rodrigues Aguiar

#MAIS LIDAS DA SEMANA