A pós-graduação em Química Ambiental é a primeira na área de exatas da Fema (Foto: Assessoria)
A pós-graduação em Química Ambiental é a primeira na área de exatas da Fema (Foto: Assessoria)

A Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA inicia no mês de maio a primeira turma do curso de pós-graduação, Latu Sensoem Química Ambiental. Ocurso é o mais novo entre as especializações oferecidas pela Fundação Educacional do Município de Assis e tem como público alvo profissionais de química, de engenharia, de tecnologia, ciências biológicas e de gestão ambiental.

A pós-graduaçãoem Química Ambientalé a primeira na área de exatas da Fema, isto porque se trata de uma ciência interdisciplinar que envolve não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitária. Estuda os processos químicos que ocorrem no meio ambiente e promove o melhoramento dos processos que envolvam o tratamento de resíduos de origem industrial e urbana, como efluentes gasosos, resíduos sólidos e esgotos. A contribuição com a melhora da qualidade de vida do Planeta e dos seres que nele habita, faz da química ambiental uma ciência responsável pela produção de materiais, processos, serviços e mão de obra qualificada para atuar em empresas de diversos segmentos.

Atualmente, há uma grande demanda pelos profissionais detentores deste tipo de conhecimento. Citemos o exemplo nos quais muitas empresas expandem seus negócios, aumentando sua lucratividade, através da comprovação de que seu processo produtivo é “limpo” ou, usando uma linguagem mais popular, ecologicamente correto. Para isso, um profissional especializado em química ambiental, é absolutamente necessário à empresa. Outro “filão” de atuação destes especialistas são as prestações de consultoria técnica. Neste setor, o químico pode atuar na investigação de terrenos, remediação de áreas contaminadas, análises de risco, projetos de engenharia, indicadores de sustentabilidade, licenciamento ambiental, elaboração de laudos e relatórios técnicos, interpretação de legislações e regulamentos, análise laboratorial, etc.

Cada um destes ramos de atuação necessita de conhecimento técnico, ou porque substâncias químicas tóxicas estão presentes e precisam ser adequadamente investigadas e tratadas, ou porque substâncias químicas e processos químicos são necessários para uma produção mais limpa. Além dos setores privados citados, existem ainda os órgãos governamentais que necessitam desta mão de obra. Ente eles estão: secretarias municipais de obras e meio ambiente, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental – CETESB, as estações de tratamento de água – ETA”s, e esgotos – ETE´s, dos municípios, Agência Nacional de Águas – ANA, Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, Instituto Adolfo Lutz – IAL, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Departamentos Autônomos de Águas e Esgotos – DAAE, entre outros.

O pioneirismo regional da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema em ofertar este curso à comunidade simboliza a confluência das iniciativas individuais e o reconhecimento institucional da necessidade de oferecer uma sólida formação em química voltada para capacitar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento social, científico e econômico preservando a qualidade do meio ambiente.

Com a carga horária de 360 horas, a especialização envolve as disciplinas de Ecologia Geral e Aplicada; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Toxicologia ambiental; Biotecnologia ambiental; Métodos e técnicas analíticas aplicadas a química ambiental; Validação de métodos de análise aplicados a matrizes ambientais; Tratamento de água e gerenciamento resíduos sólidos, líquidos e gasosos; Direito e legislação ambiental; Sistemas de gestão ambiental e ISO 14000; Metodologia do trabalho científico; Tópicos em química ambiental; e Monografia.

As aulas da primeira turma se iniciarão no dia 04 de maio. A seção de pós-graduação da Fema informa que ainda há vagas nesta turma, mas o interessado deve procurar com urgência a Fundação para efetuar sua inscrição. Os valores da taxa de inscrição e mensalidade estão disponíveis no site da Fema, no endereço http://www.fema.edu.br/index.php/posgraduacao/quimicaambiental.html. Outras informações poderão ser obtidas na seção de pós-graduação da Fema, de segunda a sexta feira, das 8h00 às 21h00, ou pelo telefone (18) 33021055 ramal 1001.

Além do cursoem Química Ambiental, a Fema oferece atualmente mais quatro oportunidades em pós-graduação, são elas: – Administração Financeira, Contábil e Controladoria (início das aulas em 22 de abril); – Desenvolvimento Gerencial Recursos Humanos; – Marketing, Propaganda e Vendas; – MBA Executivoem Gestão Empresarial. Todosos cursos são excelentes oportunidades para que recém-formados e profissionais aperfeiçoem suas áreas de conhecimento e atuação. Mais informações no site www.fema.edu.br

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsa Empreendedor abre inscrições para a 3ª turma na região

Cada bolsa será de R$ 1 mil e paga em duas parcelas de R$500.

Receita abre hoje consulta ao lote residual de restituição

Lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Governo vai instalar 12 mil pontos de internet em escolas públicas

Governo vai instalar 12 mil pontos de internet em escolas públicas.