Educação realiza Semana de Conscientização do Autismo

O Autismo é entendido por muitos profissionais como uma síndrome, atualmente está agrupado nos Transtornos Globais do Desenvolvimento

A equipe do projeto Fênix esteve presente nesta segunda, 01, na sessão da Câmara Municipal de Assis (Foto: Divulgação)

Durante toda essa semana a Secretaria Municipal da Educação desenvolve ações relativas ao Autismo. Na segunda-feira, dia 1, houve durante o dia visita dos diretores das unidades escolares municipais ao Centro de Atendimento Educacional Especializado, e durante a noite a equipe do projeto Fênix esteve presente na Câmara Municipal de Assis, com o intuito de apresentar o projeto e o trabalho desenvolvido. Na ocasião, a Secretária da Educação parabenizou o departamento de educação especial pelo trabalho desenvolvido.

Já no dia 2 – Dia Mundial do Autismo – aconteceria uma passeata, mas devido à forte chuva teve de ser cancelada; Do dia 03 até o dia05, aequipe do Centro de Atendimento visitará as Unidades escolares para distribuir folhetos explicativos.

Secretaria Municipal da Educação realiza Semana de Conscientização do Autismo

O Autismo é entendido por muitos profissionais como uma síndrome, que significa um conjunto de sintomas, atualmente está agrupado nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Uma pessoa diagnosticada com Autismo apresenta as seguintes características: Comprometimento da interação social, dificultando a expressão se suas emoções e desejos na relação com o outro; Atraso na linguagem, acompanhada de algumas dificuldades, como por exemplo: repetição de palavras (ecolalia) ou criação de palavras sem sentido; Muitas destas crianças apresentam um manuseio de objetos de forma compulsiva, giros em torno do próprio corpo ou movimentos pendulares.

Até o momento o Autismo não tem cura, mas é imprescindível um trabalho precoce para que se conquiste maior independência do Autista em relação ao seu meio. Para isso, são recomendadas terapias psicológicas tanto para o Autista quanto para seus familiares, assim como um trabalho multiprofissional contando com pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e etc.

O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Wlamir Carlos de Oliveira” – Projeto Fênix – Educação para Autistas, faz parte do departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação e se localiza onde funcionava a Associação dos Policiais Civis da Região de Assis – APOCIRA.

Atende crianças, jovens e adultos entre 05 e 30 anos, nos períodos da manhã e tarde.

#MAIS LIDAS DA SEMANA