SESI de Ourinhos conquista vice-campeonato de Robótica nos EUA

O prêmio Champion”s Award é dado às equipes que se destacam em todas as áreas de avaliação da competição

A equipe do SESI de Ourinho (Foto: Divulgação)

A equipe com oito alunos do SESI de Ourinhos conquistou no último sábado, 27 de abril, em Saint Louis, Estados Unidos, o vice-campeonato FIRST® LEGO® League (FLL) World Festival. A segunda colocação do SESI-SP no Champion”s Award garantiu ao Brasil a sua melhor participação na história do FLL World Festival.

Durante três dias, 80 times de todo o mundo, entre eles 35 campeões nacionais dos seis continentes, disputaram o título de melhor equipe da temporada Senior Solutions, que desafiou os jovens a buscarem soluções inovadoras para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade.

O prêmio Champion”s Award é dado às equipes que se destacam em todas as áreas de avaliação da competição (Projeto do Robô, Projeto de Pesquisa e Core Values).

O projeto desenvolvido e apresentado pela equipe do SESI de Ourinhos nos Estados Unidos foi uma pulseira com localizador, que auxilia familiares e amigos a encontrarem idosos com Alzheimer caso estes se percam. A pulseira Guardian – nome dado ao protótipo criado pela equipe – localiza o idoso via GPS e possui tecnologia de código de barras que facilita a identificação do idoso perdido.

Os oito alunos desembarcam no Brasil na próxima quarta-feira, dia 1º de maio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde seguem para a cidade de Ourinhos. Para conquistar a vaga no FLL World Festival, o time do SESI se consagrou campeão brasileiro de Robótica, em Taguatinga/DF, no início do mês de março.

ROBÓTICA SESI
O primeiro Torneio SESI-SP de Robótica, modalidade FIRST LEGO League, foi realizado em 2009, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e reuniu 53 times e 208 alunos da rede escolar do SESI-SP. De lá para cá, o interesse dos estudantes pela competição – e, como consequência, pela ciência e tecnologia – cresceu, passando a envolver de forma ativa mais de 30 mil alunos das escolas do SESI-SP a cada ano.
O desempenho dos times do SESI-SP já garantiu à entidade a participação em oito torneios internacionais, na Ásia e na Europa e, por duas vezes consecutivas, no maior e mais importante festival de ciência e tecnologia do mundo, o FLL World Festival, nos Estados Unidos.
Na opinião de Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do SESI-SP e diretor regional do SENAI-SP, o objetivo da participação dos alunos nos eventos é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia a partir do Ensino Fundamental II e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nas oficinas e laboratórios do SENAI-SP. “A competição testa a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos nossos alunos, competências determinantes para o futuro profissional dessas crianças e jovens.”
Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Os trabalhos na área de robótica são supervisionados por analistas de suporte em informática.
Mundialmente, mais de 200 mil estudantes com idade entre 9 e 16 anos de mais de 70 países participam das competições de robótica na categoria FIRST LEGO League.
Para saber mais sobre Robótica SESI, visite a fan page da Robótica SESI no Facebook: www.facebook.com/roboticasesi.

Alunos
Bárbara Teixeira Martins
Bianca Miranda
Daniel Ortiz Hoffmann Bonício
Giovana Vieira Frioli
Julia Saturnino Camacho
Luiz Felipe Carvalho
Luiza Saturnino Camacho
Murilo Rodrigues Foz

Técnica
Daniele Ortiz Hoffmann Bonício

Mentora
Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar
Lista de prêmios do FLL World Festival

 

Champion”s Award
1º Lugar: Untitled 1, Inglaterra
2º Lugar: SESI Robotics School, Brasil
3º Lugar: Robo Raiders, Líbano

Performance do Robô: China Compass, China
Estratégia e Inovação: mindfactory, Suíça
Programação: Dawn of Innovation 3, Líbano
Design Mecânico: Epunkt e., Alemanha
Projeto de Pesquisa: RoboThunder, Estados Unidos
Apresentação de Pesquisa: All Saints Academy, Estados Unidos
Solução Inovadora: Argonaut Cats, Estados Unidos
Trabalho em Equipe: World Changers, Davenport, Estados Unidos
Inspiração: SAP Grey Matters, África do Sul
Gracious Professionalism®: Bremen Botz!, Estados Unidos
Voluntário Destaque: Randall Hicks, Estados Unidos; Kenny Meesters, Holanda; e Kathie Reuter, Estados Unidos
Mentor Jovem: Peter Tucker, Estados Unidos; e Proud Heng, Estados Unidos
Técnico/Mentor Adulto: Tiffanie Eyre, Estados Unidos; e Denny Davis, Estados Unidos
Prêmios dos Juízes: Robot League Kimberley, Colômbia; Roots Pakistan, Paquistão; Hayovel Seeds, Israel; e VIARO, Espanha
SESI-SP e SENAI-SP / FIESP www.sesisp.org.br e www.sp.senai.br
Jornalistas: Rosângela Gallardo, Danusa Etcheverria e Bartira Betini
E-mail: [email protected]
Tel.: (11) 3146-7703 / 7702 / 7706

Visite o site do SESI Cultural: www.sesisp.org.br/cultura
Conheça e participe de nossas redes sociais:
http://www.sesisp.org.br/redessociais
http://www.sp.senai.br/redessociais

#MAIS LIDAS DA SEMANA