Minicursos marcam o quarto dia da Semana de Enfermagem

Home Care, Hemodiálise e NR32 foram temas dos minicursos da 7ª Semana de Enfermagem da Fema

Minicurso sobre Hemodiálise foi um dos mais procurados pelos alunos

Na noite de quinta-feira, 09, ocorreram no campus da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema os minicursos da 7ª Semana de Enfermagem da Fundação. O evento teve início na última segunda-feira, 06, e termina sexta-feira, 10.

Foram ministrados três minicursos na área de Enfermagem, dois deles ministrados por ex-alunos da Fundação que retornaram a instituição de formação para compartilhar seus conhecimentos. Os minicursos trataram sobre a atuação do enfermeiro na área de Hemodiálise, Home Care e considerações sobre a NR32.

Para falar sobre Hemodiálise a Fundação convidou a ex-aluna Renata Guerra Perosa, formada na 1ª turma de Enfermagem da Fema, profissional da Nefrologia e Hospital Regional de Assis. Segundo ela, a área bem específica e talvez por este motivo não seja muito divulgada entre os profissionais de enfermagem, mas o mercado de trabalho na área está crescendo e prova disto é que o minicurso sobre ministrado por ela foi um dos mais procurados. Renata falou que é muito gratificante retornar a Fundação como educadora, no objetivo de compartilhar conhecimentos e promover capacitação direcionada a saúde e auxílio dos pacientes de hemodiálise. Para ela o profissional de enfermagem deve estar preparado para atuar no cuidado de pacientes de hemodiálise, que segundo ela são especiais e necessitam de atenção redobrada.

O curso de Home Care foi ministrado pela enfermeira Tatiane Gomes Funari, que atua no Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed – Assis. A Enfermeira compartilhou sua experiência, práticas e resultados vivenciados na área de Home Care e medicina preventiva, no gerenciamento de doenças crônicas de saúde. Segundo Tatiane o foco dos serviços de saúde na atualidade está na promoção e prevenção de saúde e não mais na doença. De forma a evitar que o usuário do serviço de saúde, fique doente. Segundo a Enfermeira em virtude do aumento na expectativa de vida e também no aparecimento precoce de doenças crônicas. Atualmente as operadoras de saúde estão mobilizadas em promover programas que cuidem do usuário antes que ele adoeça. Segundo Tatiane está é uma tendência que deverá oferecer mais oportunidades de trabalho para o profissional de enfermagem.

Ex-aluno Joel falou sobre a Norma Reguladora NR32

O ex-aluno Joel Junior de Moraes ministrou o minicurso que tratou sobre a NR32, Norma Reguladora do Ministério do Trabalho específica para o trabalhador da saúde. Joel que se formou em Enfermagem pela Fema em 2012, conta que trabalha na área de home care no cuidado de pacientes com doenças crônicas, mas que por dois anos foi aluno bolsista do PIC, Programa de Iniciação Científica PIC oferecido pela Fema, e desenvolveu projetos relacionados às boas práticas de trabalho na saúde.

Sobre a NR32 Joel explicou que algumas instituições de saúde pagam multas pesadas por não investirem na segurança da saúde. Para ele muitas vezes as administrações hospitalares acreditam que a adequação as normas de boas práticas podem representar um alto investimento para a instituição, não visualizando que a longo médio prazo a utilização das boas práticas beneficia a instituição. Joel ainda conta que os resíduos hospitalares estão intimamente relacionados às boas práticas e que atualmente, além do médico, o enfermeiro também pode responder pelo plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Ele também afirma que grande parte das exigências podem ser aplicadas apenas com treinamento e boas práticas de conduta. Para ele outra dificuldade para a aplicabilidade da NR32 está relacionada à falta de profissionais especializados nesta área, o que segundo Joel também sinaliza aos futuros profissionais uma grande oportunidade de trabalho para aqueles que desejarem atuar na área. Joel afirma que a área de segurança na saúde pode ser amplamente explorada pelos futuros enfermeiros, que podem ao se especializar na área gerenciar a segurança de saúde na instituição de trabalho e também ministrar treinamentos.

Em nome de toda a comissão organizadora da 7ª Semana de Enfermagem da Fema, a coordenadora do curso Profª Rosangela agradeceu aos ex-alunos e enfermeiros Joel e Renata e a enfermeira Tatiane pela colaboração na formação dos alunos da Fema e principalmente por enriquecerem ainda mais os conhecimentos promovidos pela semana acadêmica.

A 7ª Semana de Enfermagem da Fema termina na noite desta sexta-feira, 10. Na programação do último dia está a palestra sobre Humanização e Motivação no ambiente de Trabalho que será ministrada por Carlos Antonio Elias “Tuffi”. Na mesma noite serão anunciados e premiados os três melhores trabalhos expostos durante a Semana de Enfermagem. Para saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema acesse www.fema.edu.br

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA