Palestra sobre Ética abre 7ª Semana de Enfermagem da Fema

O evento acadêmico é organizado anualmente pela Coordenadoria e Clínica de Enfermagem da Fundação

A mesa de abertura do evento contou com a presença da vice-diretora da Fema Prof ª Dr ª Elizete, da coordenadora de Enfermagem, Prof ª Rosangela e da enfermeira convidada Dr ª Mirela Bertoli Passador.

Teve início na noite de segunda-feira,06, a7ª Semana de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, evento acadêmico organizado anualmente pela Coordenadoria e Clínica de Enfermagem da Fundação.

A abertura do evento contou com a presença da vice-diretora da Fema  Prof ª Dr ª Elizete Mello da Silva e da coordenadora do curso de Enfermagem, Prof ª Rosangela Gonçalves da Silva, que recepcionaram as enfermeiras convidadas Dr ª Mirela Bertoli Passador e Marly Rosana Andrade de Moura.

A vice-diretora Drª Elizete agradeceu o empenho dos professores e alunos envolvidos na organização da Semana. Também parabenizou a iniciativa do evento, afirmando que a reflexão sobre o papel do enfermeiro na sociedade, tema deste ano, promoverá discussões extremamente importantes e de grande relevância ao cenário atual das práticas na área da saúde. A fala da vice-diretora da Fema foi reafirmada pela coordenadora Rosangela que lembrou a importância do evento, no oferecimento de novos conhecimentos e como espaço de reflexão aos futuros enfermeiros. Segundo ela a semana acadêmica complementa o aprendizado em sala de aula e é essencial no processo de formação do profissional de Enfermagem. A solenidade de abertura foi encerrada pela Drª Mirela, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização do COFEN- CTFIS, que agradeceu o convite para participar da Semana, parabenizou a Fundação e os alunos do curso de Enfermagem pela realização do evento e desejou sucesso nos cinco dias de atividades.

A palestrante da noite foi à enfermeira Marly Rosana, fiscal do COREN/Marília, que tratou sobre a “Ética na Enfermagem nos dias atuais”. Em sua explanação a Enfermeira frisou que a ética envolve valores pessoais, condutas profissionais e questões legais de direitos e deveres. Marly iniciou sua fala dialogando com os alunos sobre o que é a ética, de onde ela vem, sua presença na vida pessoal e na trajetória profissional. Segundo ela o profissional de enfermagem vivência momentos de dificuldade de pessoas e famílias, no qual é levado a encarar situações de dor, exigindo do “ser enfermeiro” uma preparação que deve considerar que o paciente é um ser humano e em sua fragilidade necessita de cuidados e atenção. Para ela além da preocupação com os conhecimentos e procedimentos técnicos o enfermeiro deve desenvolver em sua rotina atenção e contato com o paciente,  buscando informações que promovam o acolhimento e a assistência plena do mesmo. Ela citou a consulta de enfermagem, como procedimento importante no atendimento e aproximação entre enfermeiro e paciente. Marly ainda lembrou que a dificuldade em promover este contato muitas vezes é causada pela própria estrutura física do local de trabalho, onde é comum encontrar a sala de enfermagem nos fundos do prédio, enquanto os pacientes ficam em espaços localizados na entrada das unidades de atendimento. Marly ainda levou os participantes da Semana a se questionarem sobre como estão agindo enquanto cidadãos profissionais. Se eles se preocupam em organizar suas atividades e se conhecem o Código de Ética que orienta a profissão.

A palestrante ainda lembrou a importância em agir com justiça, competência, responsabilidade e honestidade; e que o enfermeiro deve comprometer-se em praticar uma assistência livre de riscos, imperícia ou negligência, promovendo a continuidade da assistência.

A Enfermeira ainda apresentou um vídeo intitulado de “O problema não é meu” para tratar da responsabilidade profissional, que segundo ela deve começar na faculdade, ainda durante a formação do futuro enfermeiro. Para ela a Enfermagem é uma profissão bonita e que atualmente está presente em diversos tipos de instituições, não necessariamente em unidades de saúde, mas em todas as instituições responsáveis pelo cuidado humano, como abrigos, escolas, empresas e entidades de atendimento e acolhimentoem geral. Nestesentido Marly ainda afirmou que a ética não deve ser pensada apenas num processo de construção pessoal, mas coletivo. Para Marly a ética aponta os limites da profissão e deve ser desenvolvida desde a formação profissional.

Finalizando a Enfermeira lembrou que fatores externos podem influenciar na conduta ética, como interesses institucionais, profissionais e financeiros. E lembrou também que as condições exigidas por Lei e pelas normas de conduta devem marcar a formação ética, lembrando que além dos valores e responsabilidades coletivas os profissionais devem atentar-se sempre a Constituição Brasileira, a Política Nacional de saúde, a Cartilha dos Direitos dos Pacientes e também do Código de Defesa do Consumidor. Segundo ela, todos estão relacionados às práticas de enfermagem, em qualquer instituição. E que qualquer conduta de impedimento ou negação dos direitos e deveres garantidos pelas Leis ou normas de conduta também devem estar necessariamente legalmente amparados.

Após a palestra, os participantes da Semana visitaram estandes de empresas patrocinadoras e acompanharam a apresentação dos trabalhos inscritos na Semana. Os trabalhos dos alunos de Enfermagem serão apresentados em três dias e serão avaliados por professores de Enfermagem da Fema. Na sexta-feira, dia 10, os três melhores trabalhos serão premiados. Na noite da segunda-feira, avaliaram os banners expostos as professoras Ms. Fernanda Cenci Queiroz, Mariana Carolina Vastag R. de Oliveira e Ms. Luciana Gonçalves Carvalho. Entre os banners expostos no primeiro dia do evento estiveram pesquisas sobre cuidados de enfermagem frente a pacientes com Síndrome de Prader Willi, Distrofia Miotônica de Steinert, participação paterna no processo de amamentação de crianças menores de 5 anos de idade, Farmacologia em Urgência e Emergência e outros.

A 7ª Semana de Enfermagem da Fema segue até sexta-feira, dia 10. Para conferir a programação completa da Semana ou saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema acesse www.fema.edu.br

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA