A mesa de abertura do evento contou com a presença da vice-diretora da Fema Prof ª Dr ª Elizete, da coordenadora de Enfermagem, Prof ª Rosangela e da enfermeira convidada Dr ª Mirela Bertoli Passador.
A mesa de abertura do evento contou com a presença da vice-diretora da Fema Prof ª Dr ª Elizete, da coordenadora de Enfermagem, Prof ª Rosangela e da enfermeira convidada Dr ª Mirela Bertoli Passador.

Teve início na noite de segunda-feira,06, a7ª Semana de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, evento acadêmico organizado anualmente pela Coordenadoria e Clínica de Enfermagem da Fundação.

A abertura do evento contou com a presença da vice-diretora da Fema  Prof ª Dr ª Elizete Mello da Silva e da coordenadora do curso de Enfermagem, Prof ª Rosangela Gonçalves da Silva, que recepcionaram as enfermeiras convidadas Dr ª Mirela Bertoli Passador e Marly Rosana Andrade de Moura.

A vice-diretora Drª Elizete agradeceu o empenho dos professores e alunos envolvidos na organização da Semana. Também parabenizou a iniciativa do evento, afirmando que a reflexão sobre o papel do enfermeiro na sociedade, tema deste ano, promoverá discussões extremamente importantes e de grande relevância ao cenário atual das práticas na área da saúde. A fala da vice-diretora da Fema foi reafirmada pela coordenadora Rosangela que lembrou a importância do evento, no oferecimento de novos conhecimentos e como espaço de reflexão aos futuros enfermeiros. Segundo ela a semana acadêmica complementa o aprendizado em sala de aula e é essencial no processo de formação do profissional de Enfermagem. A solenidade de abertura foi encerrada pela Drª Mirela, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização do COFEN- CTFIS, que agradeceu o convite para participar da Semana, parabenizou a Fundação e os alunos do curso de Enfermagem pela realização do evento e desejou sucesso nos cinco dias de atividades.

A palestrante da noite foi à enfermeira Marly Rosana, fiscal do COREN/Marília, que tratou sobre a “Ética na Enfermagem nos dias atuais”. Em sua explanação a Enfermeira frisou que a ética envolve valores pessoais, condutas profissionais e questões legais de direitos e deveres. Marly iniciou sua fala dialogando com os alunos sobre o que é a ética, de onde ela vem, sua presença na vida pessoal e na trajetória profissional. Segundo ela o profissional de enfermagem vivência momentos de dificuldade de pessoas e famílias, no qual é levado a encarar situações de dor, exigindo do “ser enfermeiro” uma preparação que deve considerar que o paciente é um ser humano e em sua fragilidade necessita de cuidados e atenção. Para ela além da preocupação com os conhecimentos e procedimentos técnicos o enfermeiro deve desenvolver em sua rotina atenção e contato com o paciente,  buscando informações que promovam o acolhimento e a assistência plena do mesmo. Ela citou a consulta de enfermagem, como procedimento importante no atendimento e aproximação entre enfermeiro e paciente. Marly ainda lembrou que a dificuldade em promover este contato muitas vezes é causada pela própria estrutura física do local de trabalho, onde é comum encontrar a sala de enfermagem nos fundos do prédio, enquanto os pacientes ficam em espaços localizados na entrada das unidades de atendimento. Marly ainda levou os participantes da Semana a se questionarem sobre como estão agindo enquanto cidadãos profissionais. Se eles se preocupam em organizar suas atividades e se conhecem o Código de Ética que orienta a profissão.

A palestrante ainda lembrou a importância em agir com justiça, competência, responsabilidade e honestidade; e que o enfermeiro deve comprometer-se em praticar uma assistência livre de riscos, imperícia ou negligência, promovendo a continuidade da assistência.

A Enfermeira ainda apresentou um vídeo intitulado de “O problema não é meu” para tratar da responsabilidade profissional, que segundo ela deve começar na faculdade, ainda durante a formação do futuro enfermeiro. Para ela a Enfermagem é uma profissão bonita e que atualmente está presente em diversos tipos de instituições, não necessariamente em unidades de saúde, mas em todas as instituições responsáveis pelo cuidado humano, como abrigos, escolas, empresas e entidades de atendimento e acolhimentoem geral. Nestesentido Marly ainda afirmou que a ética não deve ser pensada apenas num processo de construção pessoal, mas coletivo. Para Marly a ética aponta os limites da profissão e deve ser desenvolvida desde a formação profissional.

Finalizando a Enfermeira lembrou que fatores externos podem influenciar na conduta ética, como interesses institucionais, profissionais e financeiros. E lembrou também que as condições exigidas por Lei e pelas normas de conduta devem marcar a formação ética, lembrando que além dos valores e responsabilidades coletivas os profissionais devem atentar-se sempre a Constituição Brasileira, a Política Nacional de saúde, a Cartilha dos Direitos dos Pacientes e também do Código de Defesa do Consumidor. Segundo ela, todos estão relacionados às práticas de enfermagem, em qualquer instituição. E que qualquer conduta de impedimento ou negação dos direitos e deveres garantidos pelas Leis ou normas de conduta também devem estar necessariamente legalmente amparados.

Após a palestra, os participantes da Semana visitaram estandes de empresas patrocinadoras e acompanharam a apresentação dos trabalhos inscritos na Semana. Os trabalhos dos alunos de Enfermagem serão apresentados em três dias e serão avaliados por professores de Enfermagem da Fema. Na sexta-feira, dia 10, os três melhores trabalhos serão premiados. Na noite da segunda-feira, avaliaram os banners expostos as professoras Ms. Fernanda Cenci Queiroz, Mariana Carolina Vastag R. de Oliveira e Ms. Luciana Gonçalves Carvalho. Entre os banners expostos no primeiro dia do evento estiveram pesquisas sobre cuidados de enfermagem frente a pacientes com Síndrome de Prader Willi, Distrofia Miotônica de Steinert, participação paterna no processo de amamentação de crianças menores de 5 anos de idade, Farmacologia em Urgência e Emergência e outros.

A 7ª Semana de Enfermagem da Fema segue até sexta-feira, dia 10. Para conferir a programação completa da Semana ou saber mais sobre o curso de Enfermagem da Fema acesse www.fema.edu.br

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Bolsa Empreendedor abre inscrições para a 3ª turma na região

Cada bolsa será de R$ 1 mil e paga em duas parcelas de R$500.

Univesp recebe até segunda as inscrições para cursos superiores gratuitos

Vestibular seleciona alunos para as turmas de nove cursos.

Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada

Recursos devem ser apresentados até dia 29.