Professora Regiani Aparecida Santos Zacarias (Foto: Reprodução)

Regiani Aparecida Santos Zacarias, professora da Unesp de Assis, foi premiadapela Comissão Fulbright como Professora Visitante para lecionar no Santa Fe College na cidade de Gainesville, Flórida, EUA, durante o ano letivo 2012-2013. A vaga para trabalhar no departamento de Ciências Humanas e Línguas foi aberta para acadêmicos da Argentina, Chile e Brasil e tinha como requisitos o domínio fluente de língua inglesa e de língua espanhola e a formação em Ciências Humanas e Sociais.

Veja entrevista de Regiani em inglês
 http://www.youtube.com/watch?v=cnt-dMvTq2Q&feature=share

“Ao tomar conhecimento da seleção, por meio da Assessoria de Relações Externas da Unesp, via escritório de assuntos internacionais de Assis, tive interesse em candidatar-me, primeiramente porque a Florida, Gainesville, e as informações enviadas pelo Santa Fe College se mostraram muito acolhedoras”, conta Regiani.

Advogada, com cursos de especialização em Direito e formada em Letras, Regiani é Mestre em Letras e Doutora em Estudos da Linguagem. professora de inglês na Unesp, Câmpus de Assis, desenvolve estudos e pesquisas na área de ensino e aprendizado de línguas. “A minha principal área de interesse e estudo é Lexicografia bilíngue português-inglês”, conta.

Durante o período em que esteve na instituição lecionou duas disciplinas por semestre. Em 2012, Humanidades da América Latina, juntamente com o Dr. William Little, também chefe do departamento de Humanidades e Línguas; e Política dos países em desenvolvimento, juntamente com a Dra. Vilma Fuentes, também assessora de relações exteriores do College. Em 2013, lecionou Topicos em redação avançada: Linguística e Lexicografia, juntamente com a Prof. Ms. Susan Miller, também chefe do departamento de Língua Inglesa; e Casamento e Família, juntamente com a Dra. Naíma Brown, Vice-presidente do College.

Além das aulas regulares, ministrou aulas-palestras em outras disciplinas como Geografia Mundial, Relações Internacionais, Políticas Mundiais e Linguistica da Língua Inglesa. Participou ativamente da vida do Santa Fe College e ministrou palestras em eventos, como a palestra de Encerramento da Exposição Anual sobre Humanidades do Mundo, a palestra na Semana da Constituição, palestra sobre a Mulher Brasileira e palestra sobre Sustentabilidade no Brasil, dentre outras. Apresentou também palestras para grupos da comunidade local, como ALTRUSA e Comitê local da ONU, dentre outras.

Em abril, recebeu outro prêmio da Comissão Fulbright, OLF (Ocasional Lecture Fund) destinado a promover a mobilidade de professores estrangeiros já selecionados e residindo nos EUA dos para visitarem e ministrarem palestras em outras instituições de Ensino no país.

Na ocasião, estive na cidade de Baltimore e ministrou 3 palestras na Morgan State University e 2 palestras na Towson State University sobre diferentes assuntos, como Dicionários e Aprendizagem de Línguas, Brazil: Five citieis, Five different views e Estudo Contrastivo das Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Aproveitando a viagem, Regiani esteve no escritório da Fulbright em Washington, DC para uma palestra-relato sobre sua experiência aos funcionários.

Durante a estada, fez intermediações para o desenvolvimento de processo colaborativo entre o Santa Fe e a Unesp que resultaram em um Acordo Internacional que está sendo firmado entre as duas instituições e que irá beneficiar muitos alunos norte-americanos e brasileiros.

“Além do aperfeiçoamento profissional, acadêmico e institucional, a minha família beneficiou-se da experiência e trouxe na bagagem habilidades preciosas, como a fluência em língua inglesa e o convívio com outras culturas”, conta.

Sobre a Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, conhecido em todo o mundo como Programa Fulbright, foi estabelecido em 1946, por lei de autoria do Senador J. William Fulbright. Ao ser idealizado teve como principal objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e a de outros países. Com o passar do tempo vem permitindo uma real integração cultural e educacional entre as nações.

No Brasil, o programa iniciou em 1957, por troca de Notas Diplomáticas que instituiu a Comissão Fulbright. A última revisão das notas ocorreu com o Decreto Presidencial nº 7.176, de 12 de maio de 2010. A Comissão Fulbright é dirigida por um conselho diretor  formado por seis brasileiros e seis cidadãos norte-americanos residentes no Brasil.

O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores. Nestes mais de 50 anos no Brasil, beneficiou 3.500 mil brasileiros e 2.700 norte-americanos que puderam realizar o sonho de estudar no exterior, conhecer uma nova cultura e estreitar os laços de amizade entre os dois países. No mundo, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Informações: http://www.fulbright.org.br/content/view/1/30/

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente

Atividades foram em alusão ao mês comemorativo de preservação do planeta.

Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática

O autor do feito é o aluno Nicolas Oliveira, de 11 anos e aluno do 6º ano do fundamental.

Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital

Novo ambiente reúne 74 cursos; seis são novos e têm inscrições abertas.