Fema comemora os 25 anos do Imesa

Neste sábado, 24, o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Imesa completa 25 anos

Imesa completa 25 anos

O Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – Imesa, completa no dia 24, sábado, 25 anos de atividades. Mantido pela Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, o Imesa tem procurado ser congruente com a aspiração da sociedade, atuando de maneira firme e participativa na oferta de um ensino que atenda, efetivamente, aos interesses e necessidades da comunidade no qual está integrado e da sociedade nacional como um todo.

Criado pela Lei Municipal nº 2.374, de 19 de outubro de 1985, e autorizado por meio do parecer CEE 608/88, de 01 de julho de 1988, o Imesa iniciou suas atividades em 1989, com a implantação dos cursos de Ciências com Habilitação em Matemática, atualmente Licenciatura em Matemática e do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, atualmente curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tendo em vista atender às expectativas de formação profissional, tanto em área insuficientemente servida na comunidade regional, como em campo de demanda crescente, respectivamente.

Diretor Prof. Ms. Eduardo Vella fala da importância histórica do Imesa.

Segundo o diretor da Fema e Imesa, Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves é com muita alegria que a Fundação comemora o Jubileu de Prata do Instituto, afirmando que esta é uma data em que muito se comemora visto seu desenvolvimento e trabalho nestes 25 anos. “O Imesa foi criado como Instituto, para abranger os cursos de graduação oferecidos pela Fundação que é a mantenedora. Historicamente nós tivemos a criação da Fundação que é a entidade jurídica, responsável pela arrecadação de recursos e investimentos, relacionados a questão estrutural, administrativa e econômica. Finalizada a etapa jurídica, criou-se o Instituto que é responsável pela questão acadêmica, ou seja, por cuidar dos processos pedagógicos dos cursos. Assim em 1989 tivemos o início do curso de Matemática e logo em seguida do curso de Informática e desde então o Imesa vem crescendo, buscando atender a demanda regional.

O Diretor ainda explica a relação entre a Fema e Imesa, destacando que o Instituto é uma estrutura, que pertence a Fema, responsável pelas questões pedagógicas dos cursos, como projeto do curso, grade curricular e demais assuntos acadêmicos ligados diretamente a formação do aluno.

Para a Fema os 25 anos do Instituto são extremamente importantes, pois marcam uma história de ensino superior de qualidade oferecidos à Assis e região e principalmente de prestação de serviços a comunidade local e regional. “Com orgulho nós temos hoje profissionais formados pela Fema espalhados pelo Brasil e pelo Mundo e isto para nós é o maior motivo de comemoração. Nestes 25 anos está representado todo capital intelectual formado pelo Imesa ao longo destes anos. Saímos em 1989 com o curso de Matemática e hoje temos nove cursos de graduação e cinco de pós-graduação”.

Sobre a comemoração da data o Diretor ainda destaca a importância dos cursos oferecidos. Dois cursos na área de Informática, que são Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas; os cursos da área de Ciências Humanas, envolvendo Direito, Administração, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo; e ainda nas áreas de saúde, o curso de Enfermagem e os cursos de Química e Matemática. “O Instituto atende hoje diversas áreas que respondem de forma ampla as demandas regionais. Por exemplo, quando pensamos Publicidade e Propaganda no interior do Estado, vemos a realidade atual, mas há 10, 15 anos atrás o que nós tínhamos de Marketing em Assis? E o que temos hoje. Tenho convicção que o Imesa teve um papel importante neste processo de transformação da região e também na sensibilização da comunidade regional no entendimento da importância deste profissional para a evolução das empresas. Depois tivemos também o curso de Jornalismo, que hoje com orgulho destacamos que os profissionais formados aqui atuam tanto em Rádios Comunitárias promovendo um diferencial nestas emissoras, até em grandes redes de televisão”.

Neste sentido Eduardo Vella afirma que é essencial falar e explicar para a comunidade este importante papel de formação profissional desenvolvido pelo Imesa. “Podemos lembrar a importância de todos os cursos, o de Matemática criado em 1989 e que ofereceu inúmeros profissionais e educadores nesta área, o curso de Química que tem promovido profissionais para industrias e docentes, o curso de Enfermagem, um dos cursos mais novos do Imesa, formando profissionais para a rede de atendimento de saúde privada e principalmente na área pública. Hoje nós vamos nos Hospitais, Postos de Saúde e com orgulho encontramos nossos ex-alunos.

Temos também os profissionais formados pelos cursos de Direito e Administração que apresentam, respectivamente excelentes índices de aprovação no Exame da Ordem, ainda no 5º ano de Direito e o grande aproveitamento dos nossos Administradores, que saem gestores e empreendedores “.

Ainda segundo ele o Imesa, através do apoio pedagógico e formação no ensino superior colocou um importante capital intelectual a disposição da sociedade e com certeza este é um dos maiores motivos de comemoração para todos aqueles que participam da Fema e do Imesa.
FUTURO – Atualmente a Fema vive um momento de estabilidade financeira e de crescimento de suas atividades, confirmado pela expectativa de novos cursos que devem ampliar a grade de graduações oferecidas.

Segundo o Diretor quatro novos cursos já foram solicitados ao Conselho Estadual de Educação- CEE, Ciências Contábeis, Tecnologia em Fotografia, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnólogo de Alimentos “Estes quatro cursos estão com os Projetos Pedagógicos prontos no Conselho Estadual de Educação, além destes temos em elaboração, ou seja, ainda a serem enviados ao CEE, Projetos para os cursos de Fisioterapia, Gestão em Agronegócio e Farmácia. Destaque ao curso de Fisioterapia, que também atenderá a área de saúde. Com esta ampliação, iremos dar os próximos passos em direção a um projeto mais ambicioso, que se no passado era um sonho, hoje eu digo que é projeto, o qual trata da transformação do Imesa em Centro Universitário”.

O diretor Eduardo Vella aproveitou a data comemorativa para parabenizar e agradecer a todos os colaboradores, funcionários, professores, coordenadores, conselheiros e alunos que participaram da história do Imesa e contribuíram no desenvolvimento de suas atividades.

Fema comemora os 25 anos do Imesa

A Rádio Fema e a Tv Fema exibem a partir de sábado entrevistas comemorativas aos 25 anos do Imesa com o diretor Eduardo Vella, que fala com maiores detalhes sobre a evolução do Imesa e o desenvolvimento das suas atividades de ensino. Para conferir as entrevistas basta acompanhar a programação da Rádio Fema 105,9 FM e da Tv Fema, canal 12 da Tv à Cabo de Assis.

Para saber mais sobre a história do Imesa e sobre os cursos oferecidos acesse www.fema.edu.br

#MAIS LIDAS DA SEMANA