Fema seleciona alunos que participarão do Projeto Rondon em 2014

Foram selecionados oito alunos que acompanhados de dois docentes da Fema participarão da Operação Portal da Amazônia.

Por recomendação do Ministério da Defesa, Comissão teve que antecipar e agilizar a seleção dos alunos.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foi selecionada para participar do Projeto Rondon na Operação “Portal da Amazônia”, que ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, nos Estados do Maranhão e Tocantins.

A Operação “Portal da Amazônia” será desenvolvida em 17 municípios do Maranhão e Tocantins, entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro de 2014, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz/MA. Uma comissão, formada por docentes de diversas áreas da Fema está acompanhando todas as ações que envolvem a participação do grupo da Fundação no Projeto Rondon.

A Comissão composta pelos professores Drª Elizete Melo da Silva – vice diretora; Dr. Osmar Machado (Informática); Ms. Maria Angélica Lacerda Marin Dassi (Direito); Jairo da Silva (Administração); Rosangela Gonçalves da Silva e Maria José Caetano Ferreira Damasceno (Enfermagem) também foi responsável pelo processo de seleção dos alunos “rondonistas”.

Segundo a vice-diretora da Fema, Profª Drª Elizete Mello da Silva universidades brasileiras foram selecionadas pelo Projeto Rondon para participar de operações que tem como objetivo levar a municípios distantes, carentes de infraestrutura e que necessitam de apoio em áreas diversas, ações de educação, saúde, tecnologia; a fim de colaborar na promoção destes tipos de serviços as populações desses locais.

Segundo ela, a Comissão buscou promover um processo de seleção democrático “Tínhamos um cronograma maior para realizar a seleção, de uma maneira mais ampla, incluindo algumas outras atividades, o que não foi possível visto que recebemos um comunicado do Ministério da Defesa solicitando que a instituição colaborasse enviando os nomes dos professores e alunos com o máximo de antecedência, pois eles estavam se organizando para a compra das passagens aéreas e isso afetaria o calendário inicial, que neste caso foi antecipado.

Neste sentido realizamos uma seleção mais simplificada, mas que não deixou de ser transparente, democrática e abrangente, contemplando alunos de todos os cursos, para que a Fema seja representada nas suas diversas áreas”.

Segundo a Vice-diretora apesar do curto período de inscrições a adesão foi muito grande e a seleção teve mais de 80 alunos inscritos. Foram selecionados oito alunos, dois professores e ainda três alunos suplentes, sendo os professores: Jairo da Silva e Maria José Caetano Ferreira Damaceno; os alunos: Ana Cláudia Consorte (Publicidade e Propaganda), Fernanda Capellesso Bello de Paula (Publicidade e Propaganda), Frederico Manoel Bertoluci Reis (Ciência da Computação), Luiz Ricardo Nogueira Gonçalves (Direito), Rafael Pintari Gonçalves Análise e Desenvolvimento de Sistemas , Raquel Franco (Química), Vanessa Beatriz Modro (Administração), Vanessa Ramos da Silva Lopes (Enfermagem); e os suplentes: Aline Domiciano (Administração); Júlia Mara (Direito) e Grazieli Casado Landiosi (Enfermagem).

A Profª Elizete ainda informou que os alunos selecionados deverão participar nos próximos meses de capacitações para a Operação em 2014. Após esta seleção, segundo ela a Comissão irá organizar oficinas, que acontecerão aos sábados, com o objetivo de capacitar os alunos “rondonistas”. “A Fema tem uma proposta com várias frentes de trabalho que contemplam empreendedorismo, informática, cultura e dentro destas frentes e temas nós vamos capacitar nossos alunos. Estas oficinas começam agora em setembro, pois embora a Operação ocorra em janeiro de 2014, é necessário todo um trabalho de treinamento e organização com estes alunos”.

Seguindo o cronograma do Projeto, em outubro o professor Jairo da Silva irá realizar uma viagem precursora ao município que será atendido na Operação da qual a Fema participa, São Pedro da Agua Branca no sul do Maranhão. Esta viagem tem por objetivo conhecer a realidade da cidade que será atendida, apresentar as propostas previstas no Projeto da Fema, alinhá-las com as necessidades do município e se necessário trazer novas demandas, de forma que na Operação, que ocorrerá em janeiro e fevereiro de 2014, os alunos da Fema estejam muito bem preparados.

Entre os objetivos do Projeto Rondon estão contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando o mesmo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Consolidando no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. Na Operação “Portal da Amazônia” os rondonistas da Fema terão como missão contribuir em ações de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção.

#MAIS LIDAS DA SEMANA