Professor da FEMA ministra workshop em evento da UFSCar

O workshop buscou apresentar os conceitos de modelagem e implementação de componentes customizados por meio da plataforma Google Android.

Prof. Guilherme de Cleva Farto no É Dia de Java 2013.

Na última sexta-feira, o professor da área de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, Guilherme de Cleva Farto, participou do 12º É Dia de Java ministrando um workshop sobre componentização com Google Android.

O 12º É Dia de Java é um dos eventos mais tradicionais na área de Informática e é realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esta foi a segunda vez que o Professor da FEMA foi convidado a participar do evento. Em 2012 o Prof. Guilherme ministrou uma apresentação sobre a Metaprogramação com Java Reflection API.

O workshop “Componentes customizados: Android te dá asas!” buscou apresentar os conceitos de modelagem e implementação de componentes customizados por meio da plataforma Google Android. Segundo o Professor, “Apesar da tecnologia Android possuir inúmeros componentes de interface gráfica, muitas vezes nos deparamos com situações em que um botão, campo de texto ou qualquer outra View com novos recursos ou funcionalidades personalizadas seria mais viável e prático do que ter que copiar, replicar e “espalhar” fragmentos de telas (XMLs de layout) e código-fonte por diversos pontos do software. Entretanto, utilizando-se os conceitos de componentização com Android, criam-se novas possibilidades para um projeto mobile”.

Ainda segundo Guilherme os conceitos de componentização também contribuem diretamente com a reusabilidade, manutenibilidade e escalabilidade, minimizando assim a probabilidade de erros e tornar a aplicação mais dinâmica.

Além da contribuição do Professor da FEMA na programação do evento, 47 alunos dos cursos de Informática da Fundação estiveram em São Carlos para participar do 12º É Dia de Java”.

O professor Guilherme de Cleva Farto é graduado em Ciência da Computação pela FEMA (2010) e pós-graduado em Engenharia de Componentes Java pela TNT Educacional e FIO (2011). Atualmente é analista e desenvolvedor de sistemas Java pela Próxima – Software e Serviços, empresa do grupo TOTVS; e professor dos cursos de graduação em Ciência da Computação na IMESA e FEMA e pós-graduação em Engenharia de Componentes Java.

Prof. Dr. Sérgio Zorzo, pró-reitor de Extensão da UFSCar e responsável pela organização do evento, e prof. Guilherme de Cleva Farto.

Também é autor de palestras, artigos e treinamentos com ênfase em desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Java, Web Services, Computação em Nuvem, Google Android e integração de sistemas EAI.

A participação dos professores da FEMA em eventos acadêmicos nacionais e internacionais são valorizados pela Direção da Fundação, que busca sempre oferecer um ensino de qualidade e um corpo docente competente, integrado ao mercado de trabalho, a pesquisa científica e as novas tecnologias. Para saber mais dos cursos de Informática da FEMA acesse www.fema.edu.br.

Prof. Guilherme, Fábio Velloso (SouJava), Bruno Souza (SouJava), Daniel Wildt, Vinicius Senger (Globalcode) e participantes das palestras.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA