Ensino realiza concurso em comemoração ao mês da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. O concurso foi realizado em parceria com o Instituto Zimbauê de Assis.

Comissão Organizadora, alunos vencedores e equipe gestora da EE Profa. Léa Rosa (Foto: Diretoria de Ensino de Assis)

A Diretoria de Ensino em parceria com o Instituto Zimbauê de Assis promoveu o 3º. Concurso em comemoração ao “Mês da Consciência Negra” , inserido no âmbito das atividades de Comemoração ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como forma inclusive de dar cumprimento aos Arts. 26-A e 79-B da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

De acordo com uma das organizadoras do evento, PCNP Maísa Kamegawa Borazio, o objetivo geral desse concurso é estimular entre os estudantes do Ensino fundamental  e do Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas públicas estaduais da cidade de Assis,   o sentimento de cidadania, envolvendo-os na comemoração ao Mês da Consciência Negra,  promovendo também  o conhecimento do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 10.288/10), diploma legal destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades na sociedade brasileira e instigando a pesquisa de temas relacionados ao combate ao racismo (Lei 7.716/89) e do respeito a diversidade.

O advogado Sérgio A. Frederico, membro do Instituto do Negro Zilbauê de Assis, ressalta que o tema trabalhado foi “Consciência Negra” e a modalidade vencedora foi em “vídeo” com o título “Racismo – combate e promoção da  igualdade racial”, produzido pelos alunos Thiago Henrique O Ribeiro Santos, Emerson H S Mello, Thaís Pereira dos Santos e Joyce Cristina Tavares de Melo, da E.E. Profa. Léa Rosa de Melo Andreghetti, da cidade de Assis.

A PCNP Maria Sueli da Silva informa que a Comissão Organizadora do concurso foi composta pelo Dirigente Regional de Ensino, Prof. Cleomenes J. Santana, pelos Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico, Profs. Gisele Antunes Romão Barreto (Geografia), Maísa Kamegawa Borazio (Língua Portuguesa), Maria Sueli da Silva (História), o Presidente do Instituto do Negro Zimbauê de Assis, Wagner Pedro de Oliveira, e pelo advogado Sérgio Augusto Frederico, membro do Instituto do Negro Zimbauê de Assis.

De acordo com a PCNP Gisele Romão Barreto, a cerimônia de entrega do prêmio aos alunos selecionados será no dia 20/11/2013, às 20h00, na sede do Instituto do Negro Zimbauê de Assis, localizada na Travessa Sorocabana, e convida toda a comunidade para participar desse importante evento.

 

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA