Equipe Fema Rondon se prepara para Operação Portal da Amazônia

Durante o ano de 2013 alunos e comissão Fema Rondon se prepararam para a Operação que ocorre em janeiro e fevereiro deste ano.

No mês de dezembro uma confraternização reuniu os rondonistas, alunos e professores, com seus familiare

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema é uma das instituições de ensino superior selecionada no Projeto Rondon, para colaborar na Operação Portal da Amazônia, que ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, nos Estados do Maranhão e Tocantins.

A participação da Fundação neste grandioso Projeto é acompanhada por uma Comissão formada pelos professores Drª Elizete Melo da Silva – vice- diretora da Fema, Dr. Osmar Machado da área de Informática, Ms. Maria Angélica Lacerda Marin Dassi do curso de Direito, Jairo da Silva de Administração, Rosangela Gonçalves da Silva e Maria José Caetano Ferreira Damasceno do curso de Enfermagem.

A equipe Fema Rondon embarca dia 24 para Brasília, com previsão de chegada ao município de São Pedro da Água Branca no dia 25.

Desde que foi informada sobre a seleção no Projeto Rondon a Fema tem, por meio desta Comissão, desenvolvido diversas ações com o objetivo de preparar a equipe, formada por oito alunos e dois professores, para a Operação.

Desde o mês de setembro de 2013 os alunos, chamados de “rondonistas”, tem participado de  capacitações que visam preparar os mesmos para o desenvolvimento das Oficinas que serão realizadas na Operação Portal da Amazônia e também promover a integração dos alunos às situações que serão vivenciadas no local.

Participarão da Operação alunos representantes de todos os cursos da Fema, de forma que cada um poderá contribuir com seus conhecimentos, promovendo uma experiência interdisciplinar. Os “rondonistas” da Fema são: Ana Cláudia Consorte (Publicidade e Propaganda), Fernanda Capellesso Bello de Paula (Publicidade e Propaganda), Frederico Manoel Bertoluci Reis (Ciência da Computação), Luiz Ricardo Nogueira Gonçalves (Direito), Rafael Pintari Gonçalves (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Raquel Franco (Química), Vanessa Beatriz Modro (Administração), Vanessa Ramos da Silva Lopes (Enfermagem). Estes alunos serão acompanhados pelos professores: Esp. Jairo da Silva e Drª Elizete Mello da Silva.

Professor Jairo da Silva participará da Operação e em outubro de 2013 esteve no município maranhense para conhecer a comunidade.

No mês de outubro, com objetivo de verificar a realidade e as necessidades da população que será atendida na Operação Portal da Amazônia, esteve no município São Pedro da Água Branca o professor Jairo da Silva. Segundo o Professor, para a participação no Projeto Rondon, a Fema enviou um Projeto propondo a realização de diversas oficinas e a viagem precursora teve como função verificar in loco se as ações propostas atenderiam efetivamente a demanda da realidade do local.

No final do ano letivo de 2013 uma confraternização junto das famílias dos alunos rondonistas ainda marcou o fechamento das atividades de preparação para a Operação. Agora, em janeiro de 2014, a equipe Fema Rondon aguarda o início da Operação, que está marcada para ocorrer entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro.

Segundo a vice-diretora da Fema profª Drª Elizete Mello da Silva, que também estará na Operação afirmou que, desde o segundo semestre de 2013 os alunos “rondonistas” participam de capacitações que buscaram preparar os alunos para a efetivação das oficinas em São Pedro da Água Branca e também dinâmicas para uma melhor integração do grupo.

“Nós sabemos que iremos realizar atividades em um município isolado, onde as situações e o cenário geral podem ser bem diferentes do cotidiano dos nossos alunos, assim tivemos uma preocupação de conscientizar e trabalhar a questão da segurança, do emocional e da estabilidade destes alunos para que eles possam participar, além da vontade e do entusiasmo, mostrando que durante a Operação todos passaremos por situações diferenciadas e muitas vezes difíceis e que eles devem estar preparados em todos os sentidos para esta vivência”. Ainda segundo ela, próximo da realização da Operação e após quatro meses de eventos preparatórios, todos estão confiantes na forma como os alunos estão preparados para participar do Projeto Rondon. Dentre as oficinas que serão desenvolvidas em São Pedro da Água Branca, a Professora destaca a importância da visita precursora realizada pelo professor Jairo no município para o fechamento das atividades que serão levadas pela equipe da Fema Rondon. “Serão oferecidos projetos de irrigação e meio ambiente, de fomento ao artesanato local, de forma que eles possam obter renda desenvolvendo melhor produtos confeccionados com riquezas naturais da região, como as sementes. Também serão levadas oficinas de informática, educacionais, de prevenção e conscientização em saúde e muitas outras, que possam realmente contribuir com a realidade daquela comunidade”.

A vice-diretora da Fema, Drª Elizete Mello, que participará da Operação, enfatizou o trabalho de preparação dos alunos.

Ainda segundo a vice-diretora da Fema, Profª Elizete, a equipe Fema Rondon sairá de Assis no dia 23 de janeiro, embarcando de São Paulo para Brasília no dia 24. Em Brasília, o grupo embarca para Imperatriz do Maranhão, que é a cidade sede da Operação Portal da Amazônia e via terrestre seguem no dia 25 de janeiro para São Pedro da Água Branca. A Vice-diretora ainda explica que todas as despesas da viagem são promovidas pelo Ministério da Defesa, e durante os 15 dias de Operação, a Equipe Fema e demais rondonistas serão acomodados em uma Escola.

A Drª Elizete ainda explica que, para a participação dos alunos da Fema na Operação foram tomadas todas as medidas e cuidados em relação à saúde dos mesmos. “Para garantir a tranquilidade das famílias e segurança dos alunos, nós realizamos no dia 14 do último mês, um encontro com os familiares dos “rondonistas” da Fema, já que serão quase 20 dias de ausência destes alunos. E ficamos muito felizes em perceber entre eles, a satisfação e o orgulho de ver seus filhos participando de um evento tão especial, de caráter humanitário, e que promove aprendizados importantes, tanto para quem está recebendo, como para quem está oferecendo”.

Projeto Rondon – coordenado pelo Ministério da Defesa é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Para saber mais sobre o Projeto Rondon e sobre a participação da Fema acesse www.fema.edu.br/femarondon.

#MAIS LIDAS DA SEMANA