Escolas Municipais realizam Planejamento para o ano letivo

O planejamento é um momento diferente da Hora de Estudo, onde se encontram apenas os professores com a equipe gestora.

O planejamento é um momento diferente da Hora de Estudo, onde se encontram apenas os professores com a equipe gestora (Foto: Divulgação/SME)

Após o feriado de carnaval as escolas municipais reúnem até esta sexta-feira, dia 7, seus professores e funcionários para a realização do Planejamento Escolar, que consiste em um momento onde a equipe toda expõe as dificuldades e avanços da escola, pensando juntos em quais caminhos tomar para que seja desenvolvido um plano de desenvolvimento e aprendizado para o aluno.

“O planejamento tem como objetivo reunir toda a equipe escolar para discutir a proposta pedagógica e como será o desenvolvimento das atividades durante todo o ano letivo de 2014, incluindo atividades como festas e formatura dos alunos.” explica Roselli Zaffalon, vice-diretora da EMEI Eunice de Lima Silveira.

O planejamento é um momento diferente da Hora de Estudo, onde se encontram apenas os professores com a equipe gestora. “No planejamento todos os funcionários da escola estão presentes, como faxineiras, cozinheiras e agentes escolares, assim, pode-se discutir, dentro da função de cada um, qual a forma para desenvolver o bom andamento da instituição”, conclui Roselli.

Para Maria Amélia Artigas dos Santos, Secretária Municipal da Educação de Assis, “o planejamento é o principal instrumento para a construção democrática da vida escolar, sendo uma tarefa coletiva que deve ser realizada com a colaboração de todos os agentes escolares envolvidos. É importante o empenho de todos os seguimentos que devem, por meio do trabalho coletivo e comprometido, buscar implementar instrumentos para a melhoria da qualidade de ensino. O momento do planejamento é de vital importância e imprescindível para que se conheçam os problemas da escola, para que seja feita a análise dos resultados dos anos anteriores, objetivando a definição das metas e prioridades de ação. Por isso, o planejamento deve ser constante objeto de discussão nas reuniões entre docentes e gestores, durante todo o ano letivo.” Finaliza a Secretária.

#MAIS LIDAS DA SEMANA