Escola municipal promove concurso de música

A iniciativa foi da professora da oficina de música Maria Alice Pereira, juntamente com a equipe gestora. O projeto foi desenvolvido em etapas.

A iniciativa foi da professora da oficina de música Maria Alice Pereira, juntamente com a equipe gestora.

No dia 29 de abril, a EMEIF “Profª Nísia Mercadante” promoveu um concurso musical com seus alunos, titulado Ídolos 2014, o concurso foi disputado entre os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Esse é um projeto integrante do plano de aula da oficina de música da EMEIF.

A iniciativa foi da professora da oficina de música Maria Alice Pereira, juntamente com a equipe gestora, com objetivo de envolver os alunos e fazê-los descobrir seus talentos.

“Além de proporcionar uma nova experiência, a música contribui muito para o aluno, pois com ela é possível mudar a perspectiva de vida de uma criança”, ressaltou a professora.

No mês de março houve um resgate das músicas que os alunos já conheciam e a partir daí foi escolhido quem subiria ao palco e qual música seria apresentada. O projeto foi desenvolvido em etapas e de acordo com a série em que o aluno estuda.

Nos 1ºs e 2ºs anos foram trabalhados a música como forma de memorização de letra, nos 3ºs anos os alunos tiveram noções de ritmo e puderam acompanhar a música com a voz do cantor inclusa, já nos 4ºs anos, além do ritmo, os alunos cantaram com playback (sem a voz do cantor original), e nos 5ºs anos, os alunos soltaram a voz com o acompanhamento da professora tocando violão.

A disputa contou com cinco jurados convidados: Estela Maris Cavalcante – ex-Diretora da escola, Valquíria Inês – Ex-Coordenadora da escola, Loilda de Almeida – Supervisora de Ensino, Inaiê Nogueira – Orientadora de estudo do PNAIC, Aline de Oliveira – Membro do Conselho Escolar e Aline Manfio – Professora da UNIP.

A Oficina de Música é oferecida em cinco escolas municipais, faz parte das disciplinas ministradas nas Escolas de Tempo Integral e atende cerca de 1200 alunos, entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental.

#MAIS LIDAS DA SEMANA