Educação Permanente foi tema da 3ª Jornada de Enfermagem da Fema

A Jornada terminou no último dia 15 e reuniu dezenas de alunos e profissionais da área de Enfermagem na Fundação Educacional do Município de Assis.

Jornada de Enfermagem reuniu estudantes e profissionais (Foto: FEMA)

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema promoveu na última semana, a 3ª Jornada de Enfermagem. O evento organizado pela Coordenadoria de Enfermagem da Fundação teve como objetivo promover novos conhecimentos aos estudantes e profissionais.

Neste ano o evento teve como proposta debater e oferecer novos conhecimentos relacionados à Educação Permanente na área de Enfermagem.

As palestras ocorreram nos dias 14 e 15 no anfiteatro da Fundação. Na noite de abertura foram palestrantes o ex-aluno, enfermeiro Joel Junior de Moraes, que compartilhou com os participantes sua experiência com educação permanente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. O Ex-aluno ainda enfatizou a excelente formação recebida na Fema, a qual segundo ele proporcionou novas oportunidades profissionais. Para Joel voltar a Fema para falar da sua experiência e da importância da educação permanente na assistência ao paciente foi muito importante e marcante.

Na mesma noite a enfermeira Ms. Ana Claúdia Correa Almeida, falou sobre a utilização da educação permanente como instrumento de gestão na área de enfermagem. Durante sua fala, a palestrante falou da importância da educação permanente e dos subsídios que a mesma oferece para a gestão das relações na área de Enfermagem.

Na sexta-feira os alunos assistiram as falas da médica Dra. Márcia Oliveira Mayo Soares e da enfermeira Dra. Vanessa Baliego de Andrade Barboza.

Ex-aluno Joel e Enf. Ma. Ana Claudia foram palestrantes na noite de quinta-feira

A Dra Márcia compartilhou com os alunos um relato sobre sua experiência na Escola de Medicina e Enfermagem de Marília, onde segundo ela, desde 1997, com a mudança curricular, são realizadas capacitações e o Programa de Desenvolvimento Docente tem acompanhado a educação permanente na academia. Em sua fala Dra. Márcia mostrou como a parceria entre academia e assistência motiva e desenvolve o interesse e a mudança das práticas.

Para a Dra. Vanessa Baliego, a Educação Permanente é hoje uma estratégia de gestão, fundamental nas práticas na área de Enfermagem, afirmando que, “Se nós queremos qualificar nossos profissionais, se queremos reorganizar nossos serviços à educação permanente é fundamental”.

Homenagens também marcaram a programação da Jornada. Na quinta-feira, ex-alunos da turma do Enfermeiro Joel e familiares realizaram uma homenagem ao profissional assisense. No encerramento, na noite de sexta-feira, os alunos também prestaram uma homenagem à coordenadora Rosangela Gonçalves da Silva, por sua dedicação a frente do curso de Enfermagem da Fundação.

As Doutoras Marcia e Vanessa foram as palestrantes da noite de sexta-feira (Foto: FEMA)

Outro destaque no evento foi à apresentação de um número musical, com tradução em libras, executada pelos alunos do 5º ano de Enfermagem. Os alunos do curso de Enfermagem da Fema tem em sua grade o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, oportunizando aos futuros profissionais um melhor atendimento das pessoas, na perspectiva da integralidade e humanização da assistência na área da saúde

Para a coordenadora Rosangela Gonçalves da Silva, o evento foi um sucesso e alcançou seus objetivos.

“A Jornada trouxe muitos frutos positivos, tanto no aspecto intelectual, quanto social. No intelectual devemos destacar todos os conhecimentos discutidos e abordados. Conseguimos trazer excelentes profissionais relacionados ao tema escolhido para a Jornada deste ano, que foi Educação Permanente, um tema que está em alta há algum tempo e que é trabalhado em várias instituições, na área acadêmica, na assistência e gestão. E no Social, um toque humanizado, relacionado ao que conseguimos fazer nesta semana, um formato inédito com o intuito de arrecadar fraldas geriátricas, uma necessidade já demonstrada pelos abrigos da cidade e que resultou numa ação muito bacana, que socializou os alunos, os professores e com a qual conseguimos angariar diversos pacotes de fraldas”.

A Jornada de Enfermagem é um dos grandes eventos acadêmicos anuais, organizado pela Coordenadoria de Enfermagem. Além da Jornada os alunos participam durante o ano letivo da Semana de Enfermagem e de Encontros de Aprendizagem, além das diversas ações promovidas em parceria com instituições e empresas da comunidade.

Gincana e Trote Legal movimentaram o lado social da programação da Jornada (Foto: FEMA)

#MAIS LIDAS DA SEMANA