Doutor da USP, Edson Moreira abre Semana de Informática da Fema

A 25ª Semana de Informática da Fema segue até sábado, dia 27.
Abertura do evento contou com a presença dos dirigentes da Fema.

25ª Semana de Informática começou na última segunda-feira (Foto: FEMA)

A abertura da 25ª Semana de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema promoveu aos alunos e profissionais da área de tecnologia da informação TI novos conhecimentos sobre um tema atual e inovador ligado à mobilidade inteligente.

Abertura do evento contou com a presença dos dirigentes da Fema, Prof. Me Eduardo Vella e Prof. Dr. Ulysses Guariba (Foto: FEMA)

A palestra, que marcou o início da Semana, ocorreu na noite da última segunda-feira, 22, no Anfiteatro da Fema, espaço que ficou pequeno para a quantidade de público presente. O palestrante da noite foi o Prof. Dr. Edson Moreira, graduado em Engenharia Elétrica, modalidade eletrônica pela EESC/USP. Mestre em Física Aplicada, pelo IFQSC/USP. PhD em Computação, pela Universidade de Manchester, UK. Pós-doutorado, na University of Strathclyde. Pós-doutorado, na University of Cambridge – Computer Laboratory, UK. E atual professor titular e pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC – USP – São Carlos.

O tema da palestra de abertura, ministrada pelo Dr. Edson Moreira, “Mobilidade Inteligente: Tecnologias para Veículos Comunicantes”, confirmou a proposta da Semana de Informática de debater as novas ondas tecnológicas. Na oportunidade, Dr. Moreira falou sobre as redes veiculares e como a internet das coisas está influenciando o modo como dirigimos, melhorando o tráfego, tornando as viagens mais seguras e agradáveis.

Palestrante Dr. Edson Moreira, da USP São Carlos e o coordenador da Fema Prof. Dr. Alex Poletto (Foto: FEMA)

Edson Moreira iniciou a palestra falando sobre Mobilidade Inteligente, onde informações geradas por objetos e contextos são utilizadas através de sensores, como forma de garantir a segurança e otimizar os deslocamentos. Ainda neste aspecto, ele citou a necessidade de infraestrutura de comunicação para estas novas tecnologias e falou ainda, sobre os MANETs (Mobile Ad hoc Networks) e os VANETs (Vehicular Ad hoc networks). O Livre Docente da USP de São Carlos também apresentou quatro Projetos de Pesquisas desenvolvidos por sua equipe, no ICMC, todas relacionadas à mobilidade inteligente: Plataforma Experimental V-Beacon; Descoberta de Serviços em Redes Veiculares; Roteamento em Redes Móveis; e o último, sobre segurança, privacidade e reputação. O último tema tratado pelo Dr. Edson foram os sistemas de reputação e a importância dos mesmos à segurança e privacidade.

Em suas considerações finais o Palestrante destacou a importância da comunicação móvel para as novas ondas tecnológicas e da importância dos profissionais estarem se atualizando e buscando informações sobre estas inovações. Reafirmou a importância das redes veiculares na garantia de segurança do tráfego, otimização na utilização das vias e nos deslocamentos. E deixou a dica de que, privacidade, segurança, roteamento de informações, protocolos de comunicação dinâmicos são temas que podem posicionar bem um profissional de TI diante das novas ondas tecnológicas.

Antes da palestra do Dr. Edson Moreira, o evento promoveu a apresentação de três empresas da área de TI, apoiadoras do evento e grandes parceira da Fema. Se apresentaram no noite de segunda-feira, a VSM Informática, a TOTVS e a LimaSoftware.

O espaço do patrocinador, como foi denominado, tem como objetivo valorizar as empresas de Assis e região, apresentar aos alunos da área de Informática da Fema e profissionais participantes do evento, as oportunidades de trabalho disponíveis no mercado local e regional, assim como demonstrar a força e o desenvolvimento tecnológico da região.

Thiago Aparecido da Silva, da VSM Informática, falou da satisfação de participar de mais uma Semana de Informática da Fema, lembrando que a história do evento também marca a história da empresa criada a 22 anos atrás. Segundo ele, a VSM atua hoje em todo o Brasil, mas sua sede e história está em Assis, deste modo a empresa também é hoje uma grande oportunidade de trabalho para os alunos, futuros profissionais de TI da Fema.

Fábio Girardi apresentou a empresa TOTVS, na abertura da Semana

A empresa TOTVS foi apresentada pelo seu diretor Fábio Girardi, da parceria com a Fema e da satisfação em fazer parte da 25ª edição da Semana de Informática. “É com muita satisfação que nós participamos de mais um evento da Fema, agora com a 25ª edição da Semana de Informática e como estamos inseridos no contexto da sociedade, nesse ecossistema que é formado não só por academia e empresas, mas profissionais que serão egressos daqui da faculdade é importante contar para estes alunos que aqui na nossa região existe um empresa de porte, a maior da América Latina de construção de software e que aqueles alunos que se destacarem terão com certeza um lugar garantido”.

Fernando de Lima, da LimaSoftware durante sua apresentação no evento (Foto: FEMA)

Outra empresa que marcou presença na Semana de Informática da Fema foi a LimaSoftware, cujo proprietário é o professor da Fema, Fernando Cesar de Lima. Para ele foi um prazer representar a empresa no evento e aproveitar o espaço para falar da empresa, do perfil de cliente e tipo de serviço prestado, além da satisfação em ver um evento deste nível sendo realizado.

A abertura da 25ª edição da Semana de Informática ainda contou com a presença dos dirigentes da Fema, Prof. Me Eduardo Augusto Vella Gonçalves (diretor executivo) e Prof. Dr. Ulysses Telles Guariba Netto (presidente do Conselho Curador), que compuseram a mesa de abertura dos trabalhos e recepcionaram o palestrante da noite Dr. Edson Moreira. Os Dirigentes da Fundação ainda parabenizaram o coordenador e a Coordenadoria de Informática pelo evento e cumprimentaram os alunos, afirmando que o evento é realizado para eles, com o objetivo de promover aos mesmos uma formação ampla, diferenciada e conectada as inovações e tendências do mercado de TI.

#MAIS LIDAS DA SEMANA