Educação faz mapeamento inédito de hábitos e gostos literários de 19,7 mil alunos da região de Assis

Questionário visa aprimorar programa Apoio ao Saber, que já distribui a estudantes do Ensino Fundamental e Médio 10 milhões de kits com três livros

Questionário visa aprimorar programa Apoio ao Saber, que já distribui a estudantes do Ensino Fundamental e Médio 10 milhões de kits com três livros

A Secretaria da Educação do Estado realiza a partir desta semana a aplicação de um questionário inédito sobre um dos principais programas de incentivo à leitura da Pasta, o Apoio ao Saber. Por meio de dados colhidos de 3 milhões de alunos da rede será possível saber mais sobre hábitos e gostos literários dos estudantes das escolas estaduais.

Podem participar da pesquisa alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Na região de Assis são ao todo 19,7 mil estudantes nessas faixas. São ao todo 13 questões de múltipla escolha que abrangem temas como distribuição do material nas escolas, variedade de títulos e gêneros preferidos. A proposta do questionário é identificar como o projeto estimula o hábito da leitura, inclusive na casa e na família dos estudantes.

Isso porque o Apoio ao Saber já distribuiu mais de 10 milhões de kits com três livros, que inclui obras de poesia, teatro e romance, com o propósito de que os alunos montem suas próprias bibliotecas particulares. O questionário ficará disponível até dia 19 de dezembro no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Questionário visa aprimorar programa Apoio ao Saber, que já distribui a estudantes do Ensino Fundamental e Médio 10 milhões de kits com três livros“Em 2015, o Apoio ao Saber completa cinco anos, funcionando como um importante mecanismo de incentivo à leitura e de valorização da literatura brasileira, já que os kits incluem obras dos principais autores do Brasil”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald. “O questionário vai nos subsidiar com informações importantes. A intenção da Secretaria é aprimorar cada vez mais o programa e ampliar a bagagem cultural dos nossos alunos”, completa.

Salas de Leitura
Além do Apoio ao Saber, as escolas da rede estadual paulista contam com um extenso acervo de livros à disposição de estudantes e professores. Mais de três mil unidades também participam do programa Sala de Leitura. Nesses espaços, jovens dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio têm acesso a um arquivo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs.

#MAIS LIDAS DA SEMANA