Educação leva alunos de Assis à Europa e estudantes vivem primeira experiência cultural longe de casa

Espanha, França e Inglaterra são os destinos do intercâmbio que começa nesta sexta-feira; participaram da seleção mais de 5 mil estudantes.

Espanha, França e Inglaterra são os destinos do intercâmbio que começa nesta sexta-feira; participaram da seleção mais de 5 mil estudantes.

A partir desta sexta-feira (28), 219 alunos da rede estadual de ensino – sendo três de Assis – dão início a uma experiência única: vão vivenciar 20 dias de intercâmbio na Europa e terão a primeira experiência longe de casa e dos pais. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado, a ação objetiva que eles participem de cursos intensivos de idiomas na Espanha, França ou Inglaterra.

De acordo com levantamento feito pela Pasta, oito em cada dez jovens vão viajar de avião pela primeira vez e para 94% será a estreia também fora do País. Todos os alunos participantes estão matriculados nos Centros de Estudos de Línguas e concorreram à viagem com outros 5 mil estudantes.

Além da prova de conhecimentos específicos em espanhol, francês e inglês, os selecionados obtiveram, nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova, frequência mínima de 75% nas aulas do Centro e média igual ou superior a 7,0 (sete) em língua inglesa.

Conheça histórias de quem já participou do intercâmbio.
Os custos com emissão de documentação, transporte, alimentação e estadia serão todos pagos pela Secretaria da Educação. O pacote também inclui aulas em centros de ensino, assim como passeios culturais monitorados nas capitais dos três países destinos. Em 2013,outros 356 alunos da rede estadual compartilharam a mesma experiência na Argentina, Inglaterra e França.

“Ter uma segunda língua no currículo é fundamental para uma boa colocação no mercado de trabalho. Este intercâmbio oferece não só a formação acadêmica, como também uma excelente formação cultural e pessoal”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Sete cursos de idiomas gratuitos

Os Centros de Estudos de Línguas oferecem aulas de espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, japonês e mandarim. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão. Os cursos são voltados para estudantes que estejam matriculados do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Para realizar o cadastro, o aluno (ou responsáveis no caso de menores de 18 anos) deve comparecer a uma das unidades com a cópia do RG.

Visite a nova página na internet do Centro de Estudos de Línguas

#MAIS LIDAS DA SEMANA