Mais de 3 mil alunos municipais participaram do SARESP em Assis

A avaliação é aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de SP com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista.

A avaliação é aplicada com a finalidade de produzir um diagnóstico da escolaridade básica paulista (Foto: Erica Bueno)

Aproximadamente 3.300 alunos das escolas municipais participaram da 17ª edição do SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, na cidade de Assis.

O SARESP é uma avaliação aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Os professores aplicadores, durante a avaliação, passam por treinamento específico e aplicam as provas para alunos desconhecidos, trocando de sala e até mesmo de escola. Tudo isso visando garantir que os dados obtidos a partir da prova sejam os mais verdadeiros possíveis.

A ação de treinamento de professores-aplicadores aconteceu na noite de segunda-feira, 10, quando 120 professores da rede foram reunidos na  EMEIF Profª Maria Amélia de Castro Burali e participaram de uma reunião que discutiu a aplicação de cada item da prova. Este momento contou também com a participação de gestores das 19 unidades escolares participantes da avaliação, além de técnicos do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação.

Na terça-feira, 11, os alunos da Rede Municipal, matriculados em salas de 2º, 3º e 5º anos do ensino fundamental realizaram a prova de Língua Portuguesa e na quarta-feira, 12, a de Matemática, com muita tranquilidade, já que as escolas estavam devidamente preparadas para a avaliação.

“Esta prova é um diagnóstico da rede e participar deste momento é de suma importância para que possamos levantar dados do rendimento de nossos alunos. Além disso, podemos levantar temas para as reuniões de formação pedagógica para professores e gestores das escolas municipais. Temos participado das últimas edições do SARESP, sempre com muito empenho e temos percebido o compromisso dos nossos professores e gestores, que se mobilizam para que todo este processo de aplicação da prova transcorra de maneira tranquila” afirma Kátia Andrade, Assistente Pedagógica da área de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal da Educação de Assis.

#MAIS LIDAS DA SEMANA