Fique conectado

Educação

Casa da Menina recebe verba para troca do forro da entidade

O recurso irá auxiliar na troca do forro da entidade e também na alimentação dos alunos.

Publicado em

133

Casa da Menina recebe verba para troca do forro da entidade

Em reunião organizada no dia 5 de setembro, a Casa da Menina “São Francisco de Assis” recebeu uma verba no valor de R$50 mil reais, através de termo de fomento assinado entre o CMCDA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis e a unidade.

O recurso, liberado através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, irá auxiliar na troca do forro da entidade e também na alimentação dos alunos.

A presidente da entidade, Angela Canassa, explica que o Plano de Trabalho da Casa da Menina visa valorizar a Educação como instrumento de humanização e interação social, estimulando o desenvolvimento da criança, respeitando seu nível de maturação, priorizando o aspecto lúdico e as brincadeiras, como processo de aprendizagem, fortalecendo a participação dos pais nas atividades escolares. Garantindo também a formação continuada dos professores e demais funcionários e avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.

“Levando em conta o Plano de Trabalho da Casa da Menina, que garante também a manutenção dos danos do prédio, com esse repasse daremos prioridade à manutenção dos forros das salas, garantindo assim, a segurança e a manutenção do prédio, com emprego de recursos captados pelo Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Em nome da Casa da Menina, agradecemos a todos os responsáveis e envolvidos, nas pessoas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nadir Blefari Almeida, e da presidente do Conselho, Flávia Henrique da Silva, pois essa verba chega em muito boa hora”, comentou Angela.

Publicidade

Educação

VI Mostra Cultural acontece na Rede Municipal de Ensino em Assis

Evento teve início no último dia 11 e segue até o dia 22 de setembro. Confira a programação.

Publicado em

Do AssisNews
VI Mostra Cultural acontece na Rede Municipal de Ensino em Assis (Foto: Divulgação/PMA)

A Secretaria Municipal da Educação de Assis realiza nas escolas de Tempo Integral a VI Mostra Cultural, com o objetivo de apresentar ações pedagógicas desenvolvidas junto aos alunos das respectivas Unidades Escolares.

A 1ª apresentação aconteceu na terça-feira, 11, às 19h, na EMEIF Prof. João Luiz Galvão Ribeiro, no Jardim III Américas II, com apresentação de diversos trabalhos elaborados com o tema da Copa do Mundo de 2018, cujo slogan foi “Um passeio pelo mundo”.

No próximo sábado, 15, às 15h, o evento acontece na EMEIF Prof. Henrique Zollner Netto, com o tema “Identidades Brasileiras”, e na EMEIF Prof.ª Mafalda Salotti Bartholomei, às 14 h, o tema “Feira da Primavera”.

No dia 22 de setembro, às 14h, a programação acontecerá na EMEIF Prof.ª Nísia Mercadante do Canto Andrade, com o tema “Universo Infantil: 70 anos sem Lobato”.

As apresentações dos trabalhos pedagógicos seguem até o mês de novembro, no dia 8, às 19h, na EMEIF Prof.ª Maria Clélia de Oliveira Valim, e no dia 10 de novembro, às 18h30, na EMEIF Prof.ª Maria José Silva Valverde, no Parque das Acácias.

A secretária Municipal da Educação, Dulce Andrade Araújo, reforça a importância da apresentação dos trabalhos pedagógicos, e frisa o envolvimento das equipes escolares junto à comunidade.

“São temas e atividades desenvolvidas ao longo dos últimos meses em sala de aula. Queremos proporcionar através dessa Mostra uma apresentação às famílias e comunidade em geral, as belas atividades executadas pelo grupo escolar e o quanto é importante ao aluno ver seu trabalho sendo apreciado por todos os visitantes que prestigiarem o evento”, finalizou a secretária Dulce.

Continue lendo

Educação

Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

O resultado computou os dados das avaliações realizadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Publicado em

Do AssisNews
Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

A EMEIF. Henrique Zollner Netto obteve nota maior não apenas em Assis, mas como uma das maiores do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo

A Rede Municipal de Educação de Assis superou a meta proposta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (Ideb), de 6.2 para o ano de 2017 ao obter nota de 6.7, ficando 0.5 pontos acima do projetado para o período.

Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação – (MEC), na segunda-feira, 3, o resultado computou os dados das avaliações realizadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Da Rede Municipal 18 unidades escolares da modalidade de Ensino Fundamental (1) avaliadas, 83,3 %, ultrapassaram a meta projetada pelo Ideb, ficando apenas uma unidade na meta e três sem atingir o índice, porém com melhora significativa.

A EMEIF. Henrique Zollner Netto, que em 2015 já havia atingido a média de 7,9   se superou em 2017, chegando à nota de 8,4, Esta Escola obteve nota maior não apenas em Assis, mas como uma das maiores do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo. Outras unidades também obtiveram resultados expressivos como a EMEIF Angélica A. Pereira, EMEIF Firmino Leandro e a EMEF Dr. Mendes Junior.

Para a secretária Dulce de Andrade Araujo os resultados alcançados pelo Município traduzem o trabalho de um processo realizado pelos professores, gestores, equipe técnica, equipe pedagógica formadora e com a participação da comunidade escolar.

De âmbito nacional, o indicador aplicado a cada dois anos, monitora a qualidade da Educação por meio de dois componentes: o desempenho dos alunos na Prova Brasil, multiplicado pelo percentual de alunos que tiveram aproveitamento e subtraindo do valor as reprovações e evasões escolares.

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Continue lendo

Educação

Alunos de 1° e 2° anos são avaliados pelo Mais Alfabetização

Avaliação foi aplicada a aproximadamente 2.000 alunos do Ensino fundamental.

Publicado em

Assessoria
Alunos de 1º e 2º anos são avaliados pelo Mais Alfabetização (Foto: Divulgação/PMA)

Entre as diretrizes do PMALFA está o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do Programa.

As escolas da Rede Municipal de Educação aplicaram a aproximadamente 2.000 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino fundamental, nos dias 28 e 29, a avaliação Formativa de Processo, do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), do Ministério da Educação (MEC).

A avaliação também é denominada avaliação de percurso, pois visa avaliar o quanto os alunos conseguiram evoluir no processo de alfabetização ao longo da execução do Programa, nas áreas de Língua Portuguesa: leitura e redação e de Matemática.

As unidades escolares, a cada fase do Programa, aplicam as avaliações diagnósticas e formativas, com vistas a possibilitar o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados obtidos.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas