Fique conectado

Educação

Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

O resultado computou os dados das avaliações realizadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Publicado em

146

Educação Municipal de Assis supera meta do Ideb

A EMEIF. Henrique Zollner Netto obteve nota maior não apenas em Assis, mas como uma das maiores do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo

A Rede Municipal de Educação de Assis superou a meta proposta pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – (Ideb), de 6.2 para o ano de 2017 ao obter nota de 6.7, ficando 0.5 pontos acima do projetado para o período.

Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação – (MEC), na segunda-feira, 3, o resultado computou os dados das avaliações realizadas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Da Rede Municipal 18 unidades escolares da modalidade de Ensino Fundamental (1) avaliadas, 83,3 %, ultrapassaram a meta projetada pelo Ideb, ficando apenas uma unidade na meta e três sem atingir o índice, porém com melhora significativa.

A EMEIF. Henrique Zollner Netto, que em 2015 já havia atingido a média de 7,9   se superou em 2017, chegando à nota de 8,4, Esta Escola obteve nota maior não apenas em Assis, mas como uma das maiores do Oeste Paulista e do Estado de São Paulo. Outras unidades também obtiveram resultados expressivos como a EMEIF Angélica A. Pereira, EMEIF Firmino Leandro e a EMEF Dr. Mendes Junior.

Para a secretária Dulce de Andrade Araujo os resultados alcançados pelo Município traduzem o trabalho de um processo realizado pelos professores, gestores, equipe técnica, equipe pedagógica formadora e com a participação da comunidade escolar.

De âmbito nacional, o indicador aplicado a cada dois anos, monitora a qualidade da Educação por meio de dois componentes: o desempenho dos alunos na Prova Brasil, multiplicado pelo percentual de alunos que tiveram aproveitamento e subtraindo do valor as reprovações e evasões escolares.

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Educação

VI Mostra Cultural acontece na Rede Municipal de Ensino em Assis

Evento teve início no último dia 11 e segue até o dia 22 de setembro. Confira a programação.

Publicado em

Do AssisNews
VI Mostra Cultural acontece na Rede Municipal de Ensino em Assis (Foto: Divulgação/PMA)

A Secretaria Municipal da Educação de Assis realiza nas escolas de Tempo Integral a VI Mostra Cultural, com o objetivo de apresentar ações pedagógicas desenvolvidas junto aos alunos das respectivas Unidades Escolares.

A 1ª apresentação aconteceu na terça-feira, 11, às 19h, na EMEIF Prof. João Luiz Galvão Ribeiro, no Jardim III Américas II, com apresentação de diversos trabalhos elaborados com o tema da Copa do Mundo de 2018, cujo slogan foi “Um passeio pelo mundo”.

No próximo sábado, 15, às 15h, o evento acontece na EMEIF Prof. Henrique Zollner Netto, com o tema “Identidades Brasileiras”, e na EMEIF Prof.ª Mafalda Salotti Bartholomei, às 14 h, o tema “Feira da Primavera”.

No dia 22 de setembro, às 14h, a programação acontecerá na EMEIF Prof.ª Nísia Mercadante do Canto Andrade, com o tema “Universo Infantil: 70 anos sem Lobato”.

As apresentações dos trabalhos pedagógicos seguem até o mês de novembro, no dia 8, às 19h, na EMEIF Prof.ª Maria Clélia de Oliveira Valim, e no dia 10 de novembro, às 18h30, na EMEIF Prof.ª Maria José Silva Valverde, no Parque das Acácias.

A secretária Municipal da Educação, Dulce Andrade Araújo, reforça a importância da apresentação dos trabalhos pedagógicos, e frisa o envolvimento das equipes escolares junto à comunidade.

“São temas e atividades desenvolvidas ao longo dos últimos meses em sala de aula. Queremos proporcionar através dessa Mostra uma apresentação às famílias e comunidade em geral, as belas atividades executadas pelo grupo escolar e o quanto é importante ao aluno ver seu trabalho sendo apreciado por todos os visitantes que prestigiarem o evento”, finalizou a secretária Dulce.

Continue lendo

Educação

Casa da Menina recebe verba para troca do forro da entidade

O recurso irá auxiliar na troca do forro da entidade e também na alimentação dos alunos.

Publicado em

Assessoria
Casa da Menina recebe verba para troca do forro da entidade

Em reunião organizada no dia 5 de setembro, a Casa da Menina “São Francisco de Assis” recebeu uma verba no valor de R$50 mil reais, através de termo de fomento assinado entre o CMCDA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis e a unidade.

O recurso, liberado através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, irá auxiliar na troca do forro da entidade e também na alimentação dos alunos.

A presidente da entidade, Angela Canassa, explica que o Plano de Trabalho da Casa da Menina visa valorizar a Educação como instrumento de humanização e interação social, estimulando o desenvolvimento da criança, respeitando seu nível de maturação, priorizando o aspecto lúdico e as brincadeiras, como processo de aprendizagem, fortalecendo a participação dos pais nas atividades escolares. Garantindo também a formação continuada dos professores e demais funcionários e avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.

“Levando em conta o Plano de Trabalho da Casa da Menina, que garante também a manutenção dos danos do prédio, com esse repasse daremos prioridade à manutenção dos forros das salas, garantindo assim, a segurança e a manutenção do prédio, com emprego de recursos captados pelo Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Em nome da Casa da Menina, agradecemos a todos os responsáveis e envolvidos, nas pessoas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nadir Blefari Almeida, e da presidente do Conselho, Flávia Henrique da Silva, pois essa verba chega em muito boa hora”, comentou Angela.

Continue lendo

Educação

Alunos de 1° e 2° anos são avaliados pelo Mais Alfabetização

Avaliação foi aplicada a aproximadamente 2.000 alunos do Ensino fundamental.

Publicado em

Assessoria
Alunos de 1º e 2º anos são avaliados pelo Mais Alfabetização (Foto: Divulgação/PMA)

Entre as diretrizes do PMALFA está o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do Programa.

As escolas da Rede Municipal de Educação aplicaram a aproximadamente 2.000 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino fundamental, nos dias 28 e 29, a avaliação Formativa de Processo, do Programa Mais Alfabetização (PMALFA), do Ministério da Educação (MEC).

A avaliação também é denominada avaliação de percurso, pois visa avaliar o quanto os alunos conseguiram evoluir no processo de alfabetização ao longo da execução do Programa, nas áreas de Língua Portuguesa: leitura e redação e de Matemática.

As unidades escolares, a cada fase do Programa, aplicam as avaliações diagnósticas e formativas, com vistas a possibilitar o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados obtidos.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas