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Educação

Escolas municipais já receberam kits escolares

Materiais que compõem os kits escolares que atenderão mais de 9.800 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2019.

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Escolas municipais já receberam kits escolares

A entrega marca a volta às aulas dos alunos municipais e reitera o compromisso desta administração em proporcionar educação de qualidade para todas as crianças da cidade.

A Prefeitura de Assis, através de Secretaria Municipal da Educação, entregou nas unidades escolares na quarta-feira, 6, os materiais que compõem os kits escolares que atenderão mais de 9.800 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2019, o qual tem início na segunda-feira, 11.

Os materiais foram recebidos pelos gestores das unidades escolares, que se reuniram nesta semana para acolhida de professores e alunos, entre outras medidas, como a atribuição de salas e elaboração dos kits escolares.

Foram entregues em unidades mais de 8 mil caixas de lápis de cor, 6 mil borrachas, 3 mil cadernos espirais, 12 mil caderno brochurão 96 folhas e 9 mil caderno brochurinha 96 folhas, 6 mil canetinhas, 9 mil colas brancas, 6 mil caixas de giz de cera, 8 mil caixas de lápis de cor, 17 mil lápis grafite, 7 mil caixinhas de massa de modelar e 343 resmas de papel sulfite com 500 folhas cada em um total de 171.500 mil folhas.

Os kits escolares atendem as especificidades das modalidades de ensino Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede, conciliando diretrizes e bases do ensino aplicado no Município.

Sobre a entrega de kits, a secretária de Educação Dulce de Andrade Araujo salientou a importância do Kit para os alunos e seus familiares. “O objetivo da nossa administração é cada vez mais melhorar a qualidade da educação municipal, com políticas públicas e pedagógicas que atendam às necessidades dos alunos e familiares, como a entrega dos kits escolares que estimulam os estudos e proporcionam economia às famílias dos alunos”, declarou.

Educação

Centro Paula Souza lança projeto que oferece videoaulas no YouTube

A videoaula que inicia a série é do professor Thiago Hernandes.

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Assessoria
Thiago Hernandes, que abre a série Aulas Fundamentais, é pedagogo e professor de Geografia em três unidades do CPS (Foto: Reprodução)

A partir desta semana, o canal do Centro Paula Souza (CPS) no YouTube trará periodicamente videoaulas gravadas por profissionais da instituição. O objetivo do projeto Aulas Fundamentais é mostrar o trabalho de educadores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e, ao mesmo tempo, auxiliar quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

A videoaula que inicia a série é do professor Thiago Hernandes. Ele leciona Geografia na Etec Pedro D’Arcadia Neto, de Assis, e Gestão Ambiental nas Fatecs Assis e Presidente Prudente.

Hernandes conta que a criação do canal dele no YouTube, o GeoExplica, foi um pedido de seus alunos, que queriam um apoio para estudar para o vestibular. “Eu também vi nesse pedido uma oportunidade de retribuir para a sociedade o que eu recebi das escolas públicas nas quais estudei”, afirma o professor, que dá aulas há 15 anos. Ele é pedagogo e apaixonado por Geografia, com mestrado e faz doutorado nessa área de estudos.

Além do retorno dos estudantes brasileiros, Hernandes diz que recebe em suas videoaulas comentários de pessoas que estão na África, nos Estados Unidos, na Europa e em outros países da América Latina. No YouTube, o educador tem 1.761 pessoas inscritas em seu canal e 97 vídeos publicados.

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Educação

Polícia Civil e Ministério Público desmantelam quadrilha que ‘vendia’ vagas em cursos de medicina

Foram cumpridos 17 mandados de prisões temporárias. Em abril de 2017 houve denúncia de um eventual esquema de fraude no vestibular para medicina da FEMA, em Assis.

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Do G1

A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (12), em Presidente Prudente, quatro pessoas envolvidas num esquema de fraudes em vestibulares para o curso de medicina.

A Operação “Asclépio”, deflagrada nesta sexta, foi conduzida em parceria com o Ministério Público, com objetivo de combater uma organização criminosa que “vendia vagas” em universidades. No total, 17 pessoas foram presas.

Em Presidente Prudente, a polícia não informou, ainda, quais eram os papéis de cada suspeito.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após apuração de denúncia de um eventual esquema de fraude no vestibular para medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em abril de 2017.

A polícia informou que a direção da unidade descobriu que “terceiras pessoas” haviam se passado por cinco candidatos e feito as provas.

A Vunesp, organizadora do vestibular, ainda de acordo com a Polícia Civil, constatou “inconsistências” nas identificações datiloscópicas, assinaturas nas folhas de respostas e nas imagens captadas dos candidatos aprovados – em comparação com alunos matriculados no curso.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar os crimes de organização criminosa, estelionato e falsificação de documento público.

O articulador, do que a polícia está chamando de “engenhoso esquema” de venda de vagas para ingresso em cursos de medicina, “cobrava” entre R$ 80 mil e R$ 120 mil por vaga – negociados de forma parcelada ou até mediante permuta de bens e imóveis.

“Com o avanço das diligências, apurou-se a constituição de sofisticada organização criminosa composta de três grupos, todos interligados: 1) Grupo familiar; 2) Grupo dos captadores e vendedores de vagas; e 3) Grupo de intermediários na Universidade Brasil”, cita a polícia.

Ainda de acordo com autoridades da segurança pública, o 1º grupo, comandando pelo cabeça do esquema, coordenava todas as ações, “se valendo dos trabalhos de vários subordinados (seus familiares)”.

O segundo grupo surgiu da necessidade de se captar “vendedores de vagas”.

A polícia diz que, por conta do alto número de alunos, só os familiares do articulador do esquema não teriam condições de atender toda a “oferta de vagas” em universidades particulares e a procura de interessados.

O terceiro grupo é de pessoas ligadas à Universidade Brasil, que possui faculdade de Medicina em Fernandópolis. A polícia diz que, sem este grupo, não seria possível obter “êxito no engenhoso crime”. Essas pessoas eram consideradas integrantes desta organização criminosa.

A operação contou com a participação de 350 policiais civis, que tiveram apoio de policiais de Minas Gerais e promotores do Estado de São Paulo.

Foram cumpridas 17 prisões temporárias e 55 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça – 13 em Presidente Prudente.

Em Presidente Prudente foram apreendidos documentos, dinheiro em espécie, cheques, motocicletas e veículos de luxo.

Nem a Polícia Civil nem o Ministério Público informaram, ainda, quantas pessoas poderiam ter sido beneficiadas pelo esquema.

Material apreendido pela Polícia Civil em Presidente Prudente — Foto: Stephanie Fonseca/G1

Dinheiro apreendido pela Operação Asclépio, que desmantelou quadrilha que “vendia” vagas em cursos de medicina — Foto: Stephanie Fonseca/G1

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Educação

Educação divulga resultado do cadastro emergencial para substituição de docentes

Os professores qualificados devem encaminhar-se as Unidades Escolares, para indicarem interesse as possíveis substituições.

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Assessoria
(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulgou na quarta-feira (10), o resultado final do cadastro emergencial de docentes para substituição eventual em aulas ou classes nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Assis, de acordo com o Edital publicado no dia 28 de março.

O edital destinava a possibilidade de cadastro para Professores de Educação Básica I e II, com habilitação em Pedagogia, Inglês e Educação Física, para atuação nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais.

Os inscritos no edital só poderão atuar com aulas ou classes de substituições eventuais até 15 dias corridos.

Após a divulgação dos resultados os professores qualificados devem encaminhar-se as Unidades Escolares, para indicarem interesse as possíveis substituições que vierem acontecer. As escolas também receberam a lista dos interessados e de acordo com suas necessidades poderá chamar os docentes.

Com a medida adotada pela gestão da Educação as ausências justificadas dos docentes serão rapidamente substituídas assegurando o cumprimento do calendário letivo de aulas aos alunos municipal, bem como o efetivo cumprimento da jornada de 1/3 dos docentes, totalmente implantada na Rede Municipal em 2019.

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