Fique conectado

Educação

Centro Paula Souza lança projeto que oferece videoaulas no YouTube

A videoaula que inicia a série é do professor Thiago Hernandes.

Publicado em

229

Thiago Hernandes, que abre a série Aulas Fundamentais, é pedagogo e professor de Geografia em três unidades do CPS (Foto: Reprodução)

A partir desta semana, o canal do Centro Paula Souza (CPS) no YouTube trará periodicamente videoaulas gravadas por profissionais da instituição. O objetivo do projeto Aulas Fundamentais é mostrar o trabalho de educadores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e, ao mesmo tempo, auxiliar quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

A videoaula que inicia a série é do professor Thiago Hernandes. Ele leciona Geografia na Etec Pedro D’Arcadia Neto, de Assis, e Gestão Ambiental nas Fatecs Assis e Presidente Prudente.

Hernandes conta que a criação do canal dele no YouTube, o GeoExplica, foi um pedido de seus alunos, que queriam um apoio para estudar para o vestibular. “Eu também vi nesse pedido uma oportunidade de retribuir para a sociedade o que eu recebi das escolas públicas nas quais estudei”, afirma o professor, que dá aulas há 15 anos. Ele é pedagogo e apaixonado por Geografia, com mestrado e faz doutorado nessa área de estudos.

Além do retorno dos estudantes brasileiros, Hernandes diz que recebe em suas videoaulas comentários de pessoas que estão na África, nos Estados Unidos, na Europa e em outros países da América Latina. No YouTube, o educador tem 1.761 pessoas inscritas em seu canal e 97 vídeos publicados.

Educação

Professora voluntária ensina adultos e idosos a ler e escrever em Maracaí

Muitos dos que participam desse projeto nunca tiveram contato com uma sala de aula antes.

Publicado em

Do G1
Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM
Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

Duas vezes por semana, a professora Rute Souza dedica o seu tempo de forma voluntária para ensinar adultos e idosos de Maracaí (SP) a ler e escrever. A iniciativa que recebeu o nome “Alegria de Saber” é realizada na ONG Comunidade Kolping.

Uma chance para os alunos recuperarem o tempo perdido. O único requisito para fazer parte da turma é querer aprender.

O idoso Pedro Lucas Soares frequenta as aulas desde que o projeto começou, há 13 anos, e conta que já evoluiu bastante no aprendizado.

“Depois que eu entrei aqui, ficou bem melhor que antes, já entendo bastante coisa”, confirma o aposentado, que também agradece o empenho da professora.

Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

Único requisito para fazer parte do ‘Alegria de Saber’ é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

A professora Rute garante que, de um modo geral, o aproveitamento da turma é muito bom.

“Alguns chegaram aqui sem saber escrever a letra ‘A’ e hoje já leem e escrevem, alguns com alguma dificuldade, outros desenvolveram bem.”
Maria Aparecida Ruela também fica feliz ao ver que evolui a cada aula. “Quando eu vim aqui, eu sabia ler muito pouquinho, não sabia escrever, eu lia as coisas com muita dificuldade e hoje eu até leio bem. Fico contente, desenvolvi bastante mesmo.

“Não tem preço e não tem dinheiro para pagar isso, o que essa professora fez com nós com tanto carinho e amor”, declara a aposentada.

Dona Maria fica contente ao perceber que está evoluindo a cada aula — Foto: Reprodução/TV TEM

Dona Maria fica contente ao perceber que está evoluindo a cada aula — Foto: Reprodução/TV TEM

Para Rute, é exatamente o carinho dos alunos e ver que eles estão aprendendo a maior motivação para continuar com o projeto.

“A satisfação deles, a realização deles de estar realizando um sonho que eles tiveram ao longo da vida, e agora com a idade que eles têm, aqui eu tenho aluno de mais de 80 anos. Então você ver uma pessoa se sentindo realizada nesta altura da vida, não tem dinheiro que pague, é muito gratificante”, reconhece.

Continue lendo

Educação

Equipe de Exatas do “Carolina” realiza Bingo da Matemática

Evento ocorreu no último dia 28.

Publicado em

Por Fernanda Fazano

Como uma das atividades do MMR – Método de Melhoria de Resultados, realizadas pelas equipes de áreas da E.E. Dona Carolina Francini Burali – PEI, aconteceu no último dia 28, o Bingo da Matemática, organizado pela equipe de Ciências Naturais e Matemática.

Segundo a professora, coordenadora de área, Eva Cristina Aurélio Medeiros, o objetivo da gestão em foco é priorizar as reais necessidades dos alunos: “Através de estudo e muita observação tentamos pontuar quais as ações que podem influenciar na melhoria da qualidade de vida acadêmica de nossos alunos e uma delas é estar em contato com suas famílias. Assim, pensamos em realizar um evento que unisse o aprendizado, através do bingo realizado com contas matemáticas e o congraçamento propiciado pelo jogo solidário”, descreveu.

A equipe contou com a colaboração de diversos parceiros da sociedade ativa de Assis, bem como parceiros da escola: “Contamos com a doação de brindes e arrecadação em geral para a premiação das cartelas. Tivemos uma tarde muito agradável, com a presença de pais e familiares de nossos alunos e ainda contamos com a realização de partidas de futsal feminino e masculino entre equipes de nossa escola e de alunos da eletiva Futmat, da E.E José Augusto Ribeiro- PEI que através do trabalho dos professores Cacilda Oliveira (História) e Luciano Tavares Camara (Matemática), nos brindaram com momentos de muita emoção, descontração e conhecimento desta prática. Agradecemos a toda equipe do Carolina, aos nossos alunos e de nossos grandes parceiros que caminham com a gente, sempre a favor da educação”, concluiu.

Continue lendo

Cidade

Por que fazer pós-graduação na Unopar?

Confira.

Publicado em

Assessoria de Imprensa
Por que fazer pós-graduação na Unopar?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, a formação e atualização profissional são imprescindíveis, seja para quem deseja entrar numa empresa ou para aqueles que querem permanecer na sua vaga.

Na Unopar o aluno tem certificação reconhecida pelo MEC, professores Mestres e Doutores e grade curricular compatível com o mercado. Além dos cursos de graduação, na Unopar é possível fazer mais de 80 cursos de pós-graduação em diversas áreas.

“São cursos 100% online e que podem ser concluídos em seis ou em 10 meses; o aluno também tem a sua certifcação na conclusão da pós”, informa o diretor da Unopar em Assis, Rubens Silva.

Especialmente nesse mês a Unopar está com 25% de desconto nos cursos de pós-graduação em negócios/ MBA.

“É o momento para enriquecer o currículo e aumentar as chances de uma promoção. Apostar numa pós-graduação num mercado competitivo fará toda a diferença”, comenta.

Além disso o aluno egresso que se formou em Junho deste ano tem 45% de bolsa na pós-graduação EAD.

O diretor revela ainda que a Unopar sempre busca novos cursos para trazer novas possibilidades para o aluno.

Para mais informações entre em contato no 18 3322.5996 ou pelo Whatsapp no 18 99748.9159 ou na Avenida Rui Barbosa, 1.495, Centro de Assis.

NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO UNOPAR

  • Enfermagem Home Care
  • MBA em Gestão Ágil – corporativo das principais empresas necessitam de profissionais que conheçam a metodologia para projetos, produtos e produção;
  • Engenharia Industrial 4.0 – em especial para engenheiros, mas também para todos que atuam com produção nas indústrias e precisam saber sobre a quarta revolução industrial.
  • Produção Mult. com Ênfase em Áudio Visual – para profissionais que atuam ou querem atuar com produções para internet, TV, etc.
Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas