Alunos constroem maquetes sobre Lugares de Assis

A ação faz parte do Plano de Ação, da área de Ciências Humanas, da escola Carolina Burali.

A professora de geografia, Adaliza Meloni, da E.E. Dona Carolina Francini Burali-PEI, desenvolveu junto aos alunos dos 6º anos A e B a atividade de construção de maquetes, com o objetivo dos alunos representarem lugares de Assis. A ação faz parte do Plano de Ação, da área de Ciências Humanas, da escola.

Segundo a professora, o conceito lugar, se constitui um dos conceitos estruturados da Geografia, é retomado e também são trabalhadas formas de representação espacial. “Desta maneira, a dinâmica das maquetes possibilitou que os alunos representassem espacialmente os lugares de Assis que tivessem importância para eles. Uma das orientações para a realização da construção das maquetes foi a de que os alunos deveriam utilizar materiais que tivessem em casa, com a finalidade de reaproveitar materiais que tivessem sido descartados”, explicou.

Adaliza ainda relata que a construção de maquetes enquanto metodologia de ensino possibilita que os alunos projetem o espaço vivido para o espaço representado, formem raciocínios geográficos e desenvolvam a consciência espacial, pois ao construir sua própria maquete, o aluno analisa a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realiza um planejamento próprio, podendo de forma prática e concreta analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos, que por vezes são subjetivos. “As maquetes construídas pelos alunos foram apresentadas primeiramente na sala de aula com o intuito dos mesmos explicarem as escolhas que os motivou a representarem aquele determinado lugar e quais foram as estratégias e materiais utilizados e depois em exposição para a escola toda”, concluiu.

#MAIS LIDAS DA SEMANA