Fique conectado

Educação

Professora voluntária ensina adultos e idosos a ler e escrever em Maracaí

Muitos dos que participam desse projeto nunca tiveram contato com uma sala de aula antes.

Publicado em

356

Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM
Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

Duas vezes por semana, a professora Rute Souza dedica o seu tempo de forma voluntária para ensinar adultos e idosos de Maracaí (SP) a ler e escrever. A iniciativa que recebeu o nome “Alegria de Saber” é realizada na ONG Comunidade Kolping.

Uma chance para os alunos recuperarem o tempo perdido. O único requisito para fazer parte da turma é querer aprender.

O idoso Pedro Lucas Soares frequenta as aulas desde que o projeto começou, há 13 anos, e conta que já evoluiu bastante no aprendizado.

“Depois que eu entrei aqui, ficou bem melhor que antes, já entendo bastante coisa”, confirma o aposentado, que também agradece o empenho da professora.

Único requisito para fazer parte do 'Alegria de Saber' é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

Único requisito para fazer parte do ‘Alegria de Saber’ é ter vontade de aprender — Foto: Reprodução/TV TEM

A professora Rute garante que, de um modo geral, o aproveitamento da turma é muito bom.

“Alguns chegaram aqui sem saber escrever a letra ‘A’ e hoje já leem e escrevem, alguns com alguma dificuldade, outros desenvolveram bem.”
Maria Aparecida Ruela também fica feliz ao ver que evolui a cada aula. “Quando eu vim aqui, eu sabia ler muito pouquinho, não sabia escrever, eu lia as coisas com muita dificuldade e hoje eu até leio bem. Fico contente, desenvolvi bastante mesmo.

“Não tem preço e não tem dinheiro para pagar isso, o que essa professora fez com nós com tanto carinho e amor”, declara a aposentada.

Dona Maria fica contente ao perceber que está evoluindo a cada aula — Foto: Reprodução/TV TEM

Dona Maria fica contente ao perceber que está evoluindo a cada aula — Foto: Reprodução/TV TEM

Para Rute, é exatamente o carinho dos alunos e ver que eles estão aprendendo a maior motivação para continuar com o projeto.

“A satisfação deles, a realização deles de estar realizando um sonho que eles tiveram ao longo da vida, e agora com a idade que eles têm, aqui eu tenho aluno de mais de 80 anos. Então você ver uma pessoa se sentindo realizada nesta altura da vida, não tem dinheiro que pague, é muito gratificante”, reconhece.

Educação

Equipe de Exatas do “Carolina” realiza Bingo da Matemática

Evento ocorreu no último dia 28.

Publicado em

Por Fernanda Fazano

Como uma das atividades do MMR – Método de Melhoria de Resultados, realizadas pelas equipes de áreas da E.E. Dona Carolina Francini Burali – PEI, aconteceu no último dia 28, o Bingo da Matemática, organizado pela equipe de Ciências Naturais e Matemática.

Segundo a professora, coordenadora de área, Eva Cristina Aurélio Medeiros, o objetivo da gestão em foco é priorizar as reais necessidades dos alunos: “Através de estudo e muita observação tentamos pontuar quais as ações que podem influenciar na melhoria da qualidade de vida acadêmica de nossos alunos e uma delas é estar em contato com suas famílias. Assim, pensamos em realizar um evento que unisse o aprendizado, através do bingo realizado com contas matemáticas e o congraçamento propiciado pelo jogo solidário”, descreveu.

A equipe contou com a colaboração de diversos parceiros da sociedade ativa de Assis, bem como parceiros da escola: “Contamos com a doação de brindes e arrecadação em geral para a premiação das cartelas. Tivemos uma tarde muito agradável, com a presença de pais e familiares de nossos alunos e ainda contamos com a realização de partidas de futsal feminino e masculino entre equipes de nossa escola e de alunos da eletiva Futmat, da E.E José Augusto Ribeiro- PEI que através do trabalho dos professores Cacilda Oliveira (História) e Luciano Tavares Camara (Matemática), nos brindaram com momentos de muita emoção, descontração e conhecimento desta prática. Agradecemos a toda equipe do Carolina, aos nossos alunos e de nossos grandes parceiros que caminham com a gente, sempre a favor da educação”, concluiu.

Continue lendo

Cidade

Por que fazer pós-graduação na Unopar?

Confira.

Publicado em

Assessoria de Imprensa
Por que fazer pós-graduação na Unopar?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e, por isso, a formação e atualização profissional são imprescindíveis, seja para quem deseja entrar numa empresa ou para aqueles que querem permanecer na sua vaga.

Na Unopar o aluno tem certificação reconhecida pelo MEC, professores Mestres e Doutores e grade curricular compatível com o mercado. Além dos cursos de graduação, na Unopar é possível fazer mais de 80 cursos de pós-graduação em diversas áreas.

“São cursos 100% online e que podem ser concluídos em seis ou em 10 meses; o aluno também tem a sua certifcação na conclusão da pós”, informa o diretor da Unopar em Assis, Rubens Silva.

Especialmente nesse mês a Unopar está com 25% de desconto nos cursos de pós-graduação em negócios/ MBA.

“É o momento para enriquecer o currículo e aumentar as chances de uma promoção. Apostar numa pós-graduação num mercado competitivo fará toda a diferença”, comenta.

Além disso o aluno egresso que se formou em Junho deste ano tem 45% de bolsa na pós-graduação EAD.

O diretor revela ainda que a Unopar sempre busca novos cursos para trazer novas possibilidades para o aluno.

Para mais informações entre em contato no 18 3322.5996 ou pelo Whatsapp no 18 99748.9159 ou na Avenida Rui Barbosa, 1.495, Centro de Assis.

NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO UNOPAR

  • Enfermagem Home Care
  • MBA em Gestão Ágil – corporativo das principais empresas necessitam de profissionais que conheçam a metodologia para projetos, produtos e produção;
  • Engenharia Industrial 4.0 – em especial para engenheiros, mas também para todos que atuam com produção nas indústrias e precisam saber sobre a quarta revolução industrial.
  • Produção Mult. com Ênfase em Áudio Visual – para profissionais que atuam ou querem atuar com produções para internet, TV, etc.
Continue lendo

Cidade

Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN

A autorização é emitida após inspeção do órgão realizada em todos os veículos semestralmente.

Publicado em

Assessoria
Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)
Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)

A Secretaria Municipal da Educação através do Departamento de Transporte Escolar recebeu nesta terça-feira (20), a autorização dos 34 ônibus que compõe a frota do Município para circular como transporte de escolares na cidade.

A autorização é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-SP, após inspeção do órgão realizada em todos os veículos semestralmente. A vistoria segue determinação do Código de Trânsito Nacional – (CTB), que estipula os critérios aviatórios no artigo 136 para a condução de escolares.

O órgão de Trânsito Estadual considera também como critérios para a liberação da autorização dos veículos, a averiguação do cumprimento de requisitos aplicados aos motoristas, como o porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D e E, exame psicotécnico para transporte de alunos e a formação no curso de especialização para transporte de escolares renovado a cada cinco anos.

Considerando a exigência do órgão 18 motoristas da Rede Municipal de Ensino participaram entre os dias 17 e 18 do curso de atualização, com carga horária de 16h. Os oito motoristas recém contratados para o Transporte Escolar, após concurso público, também receberam a 1ª especialização com carga horária de 40h.

Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas