3 estratégias para evitar o acúmulo de gordura abdominal

Confira dicas práticas para você acrescentar na sua rotina diária.

Como mencionado no começo da semana, não existe fórmula mágica para emagrecer de forma saudável, e sim um conjunto de mudanças na rotina que sejam sustentáveis, sem promover restrições muito severas em termos de alimentação.

Hoje vou dar três dicas diretas para auxiliar na perda de gordura abdominal, com pequenas atitudes no seu dia a dia:

1. Controle o índice glicêmico da dieta com algumas substituições

O que é o índice glicêmico? Por que devemos controlar? O índice glicêmico é uma escala de 0 a 100 que classifica os alimentos que causam pico rápido dos níveis de açúcar no sangue, aumentando a produção de insulina e liberação de cortisol – o hormônio do estresse, que contribui para acúmulo de gordura. Por isso, é essencial que façamos algumas substituições, como:

  • Aumentar a ingestão de alimentos integrais: prefira o pão com alto teor de farinha integral, sempre avaliando os rótulos.
  • Ingerir hortaliças e legumes nas grandes refeições.
  • Adicionar fibras, proteínas e gorduras saudáveis em alimentos que possuem o índice glicêmico alto, como tapioca, arroz branco, batata. Exemplo prático: Polvilhe semente de linhaça na tapioca e faça ovos mexidos de recheio; combine legumes com arroz branco.

2. Combine exercícios no dia a dia

Estudos mostram que a combinação de treino aeróbico e treino de resistência é mais eficaz para reduzir a gordura abdominal. O ideal é alterar dias de corrida, caminhada com dias de musculação e treinos funcionais, sendo a melhor forma de melhorar a composição corporal.

3. Coloque na sua alimentação especiarias, ervas e frutas vermelhas

Uma coisa que você pode usar sem medo são as especiarias naturais e ervas, como açafrão, pimenta, hortelã, orégano, alecrim na preparação dos alimentos. Os compostos bioativos presentes nesses alimentos são ideais para melhoras as reações energéticas do corpo e contribuir para a queima de gordura de forma saudável.

As frutas vermelhas também merecem destaque, visto que fornecem antocianinas, moléculas ativas com alto poder antioxidante e anti-inflamatório que melhora o equilíbrio celular e reduz o processo inflamatório característico do excesso de peso.

Experimente essas mudanças na sua rotina, e procura um profissional capacitado para adequar suas necessidades nutricionais e ser mais assertivo no tratamento!

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