Unhas quebradas nunca mais! Especialista dá dicas para evitar esse problema

Veja como diminuir as chances das unhas quebrarem!

Deixar as unhas impecáveis sem que o esmalte descasque e evitar que elas quebrem é um desafio quase que diário para muitas mulheres. Além de precisar ceder alguns minutos durante a semana para incluir os cuidados com elas na rotina de beleza, é preciso se atentar a alguns hábitos que podem colaborar para o enfraquecimento das unhas.

Em entrevista para o Purepeople, a manicure Sara Aline esclarece o que pode ser feito para que as unhas parem de quebrar e revela quais são os costumes que ajudam a deixá-las desiguais para, quando forem pintadas da cor da estação, fiquem do mesmo tamanho.

Aprenda como evitar que as unhas quebrem: ‘Sempre bem lixadas’

Manter as unhas saudáveis é o primeiro passo para não precisar lidar com a quebra e parar de tirar a cutícula pode colaborar, já que o costume realmente faz mal e pode prejudicá-las. Além disso, a maneira como ela será cortada também pode influenciar. “Uma dica é lixá-las ovaladas ao invés de quadradas, pois geralmente elas quebram nas laterais”, explica a especialista ao recomendar: “O ideal é mantê-las sempre bem lixadas e com uma base fortalecedora para unhas fracas.” Pequenas ações no nosso dia a dia podem salvar a saúde das unhas. “Usar base fortalecedora, lixar ovalada, hidratar as cutículas e evitar o que pode contribuir para a quebra”, aconselha a profissional do Jacques Janine BarraShopping ao indicar: “Para lavar a louça, por exemplo, o ideal é usar luvas.”

Saiba o que pode ajudar a quebrá-las: ‘Fatores como falta de vitaminas’

Para não correr o risco de ter a unha partida, alguns costumes devem ser evitados ou reforçados. “Diversos motivos levam as unhas a quebrarem”, declara a manicure ao listá-los: “Hábitos como mantê-las sem base e lavar muita louça que, devido ao contato com detergente e água, vão amolecendo as unhas.” Além disso, Sara reforça os cuidados para certas mulheres: “Quem trabalha o dia todo na frente do computador precisa se atentar com o contato direto com o teclado.” A alimentação tem um papel importante para manter a saúde do organismo e não seria diferente com as unhas, mas isso pode ser revertido ao incluir jabuticaba no cardápio. “Além de fatores como falta de vitaminas ou hormonal e, caso as unhas sempre estejam amolecidas, deve-se procurar uma dermatologista.” Como último toque, a especialista revela hábitos que devem ser feitos com a atenção redobrada: “Contato frequente com água, ficar muito tempo sem fazer as unhas e até coisas mais pontuais como levar malas durante uma viagem e fazer mudança.”

(Por Fernanda Casagrande)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA