Diferença do vegetarianismo e veganismo inclui não se alimentar de produtos de origem animail e priorizar a preferência por grãos e outros alimentos — Foto: Divulgação

Você sabe a diferença entre o vegetariano e o vegano? Como um dos temas mais votados da nossa enquete, hoje falarei um pouco sobre esse estilo de vida, que vem crescendo cada vez mais.

Veganismo

O veganismo é um estilo de vida na qual as pessoas não consomem qualquer tipo de produto de origem animal ou que envolva animais em sua produção. Destes alimentos, incluem carnes de todos os tipos, leite, ovos ou mel. O vegano não se restringe apenas à alimentação, mas também a não utilização de cosméticos e produtos de limpeza que tenham compostos de origem animal ou que sejam testados em animais, além de roupas como lã, seda ou couro. A alimentação é baseada em todas as opções vegetais, incluindo grãos, cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, oleaginosas, etc.

Vegetarianismo

Já o vegetarianismo se refere a quem segue uma dieta que exclui alimentos de origem animal, e diferentes classificações, seja pelos animais, pela saúde, pelo meio ambiente ou por outros motivos. O vegetariano pode ser classificado em ovolactovegetariano, aqueles que excluem carnes, mas incluem leite e derivados; ou vegetariano estrito, que levam a alimentação igual ao vegano, mas que são flexíveis em relação à vestimenta ou uso de cosméticos com elementos de origem animal.

Para se tornar vegetariano ou vegano, o ideal é procurar um nutricionista que adeque a sua alimentação de forma equilibrada e com suplementação de qualidade, a fim de evitar possíveis carências de micronutrientes, especialmente vitamina B12!

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.