Carambola faz mal à saúde? (Foto: Depositphotos)

Muito saborosa e ótima opção para decorar drinks e pratos, principalmente nas festas de final do ano, devido às suas fatias em formato de estrela, a carambola merece uma atenção especial quanto ao seu consumo.

A fruta contém a caramboxina, uma substância muito prejudicial para os portadores de doença renal crônica que estejam ou não em tratamento. O consumo da carambola por esses pacientes pode causar crise de soluços contínuos, náuseas, vômitos, confusão mental e até quadros mais sérios como convulsões e morte.

Quando os rins não estão funcionando bem, o organismo acaba retendo substâncias, algumas bastante nocivas, como é o caso da caramboxina que reduz a função renal independentemente do estágio da doença. No caso de uma intoxicação é necessário realizar uma hemodiálise de urgência.

Apesar da intoxicação por carambola não ser comum em pessoas com rins saudáveis, a fruta deve ser consumida com moderação. Existem casos de pessoas que, ao ingerirem uma grande quantidade da fruta ou do suco, apresentaram lesão renal aguda. A carambola também possui ácido oxálico, substância que pode ser responsável pela formação das conhecidas pedras nos rins.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.