Foto: Unsplash/Divulgação

O pão francês é um alimento muito comum no cotidiano da população, principalmente no cardápio dos brasileiros. Ele tem uma história longa de produção, sendo consumido por diferentes povos há diversos anos. Por apresentar alta quantidade de carboidratos de alto índice glicêmico, seu consumido exagerado no dia a dia pode afetar o gerenciamento de peso e contribuir com alterações inflamatórias no organismo.

Contudo, podemos melhorar sua qualidade nutricional sem precisar excluí-lo da rotina! Confira algumas dicas de recheios e formas de aumentar a densidade de nutrientes, agregando mais benefícios e minimizando possíveis efeitos negativos no metabolismo corporal, pelo seu consumo. Veja 3 passos para consumir seu pão francês com mais nutrição:

1. Coloque recheios proteicos!

Ovos e queijos magros são opções proteicas ideais para incluir como recheio do pão. Por serem fontes de proteínas e gorduras, ajudam a retardar o processo absortivo do carboidrato presente no alimente, reduzindo o seu índice glicêmico.

2. Escolha um suco de laranja ou de frutas vermelhas naturais para acompanhar.

O suco de laranja ou de frutas vermelhas (amora, morango, uva) contribuem com alta concentração de antioxidantes e fitoquímicos que promovem a modulação do estresse oxidativo corporal e reduzem processos inflamatórios, melhorando a qualidade da refeição com a presença do pão francês.

Opte por alimentos proteicos para incluir como recheio do pão — Foto: Unsplash/Divulgação

3. Complemente a refeição com mix de oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes)

Antioxidantes, minerais como selênio e gorduras mono e poli-insaturadas estão presentes em boa proporção nas oleaginosas e, portanto, são opções ideais para complementar a refeição e melhorar a qualidade nutritiva do pão.

A boa combinação de alimentos saudáveis é o ponto chave para evitar extremismos e exclusão desnecessária de alimentos comuns no cotidiano dos pacientes. Lembrando que pessoas com doença celíaca e intolerância ao glúten devem ter sua dieta ajustada por nutricionista!

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