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Metabolismo acelerado: confira dicas para você queimar mais calorias

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Casal, fitness, correndo

Quanto mais velhos ficamos, mais o nosso metabolismo – isto é, a forma como o organismo processa as calorias ingeridas – fica preguiçoso.  Por conta disso, com o tempo passando, a tarefa de perder ou manter o peso fica mais complicada.

A partir dos 35 anos, a massa muscular, que consome mais energia que o tecido adiposo, começa a diminuir cerca de 6% a cada década e, com isso, menos calorias são queimadas e os “pneuzinhos” começam a aparecer. A boa notícia é que é possível fazer o organismo funcionar mais rápido e “despachar” uma dose extra de calorias com algumas atitudes. Confira uma série de dicas para queimar mais calorias a seguir.

1. Faça atividade física todos os dias – Um dos melhores segredos para manter o metabolismo ativo é se exercitar. Não há escapatória. Vale qualquer atividade física, desde sair de casa para caminhar até levantar pesos. Reserve no mínimo 45 minutos por dia aos exercícios. Outra dica fundamental: faça um trabalho de força. Músculo consome mais energia (calorias) que gordura.

2. Inclua gorduras na sua dieta – A saudável, tá bom? Um estudo publicado na revista Cell Metabolism mostrou que a introdução de gorduras boas na dieta resulta em níveis mais equilibrados de açúcar e colesterol. Parece fundamental adicionar à dieta uma quantidade adequada de gordura para ativar as enzimas do fígado implicadas no metabolismo – a gordura de reserva não é suficiente para isso. Mas sem abusar, claro.

3. Não passe fome – Esqueça as dietas ultrarrestritivas. Elas não funcionam no longo prazo e não lhe dão energia para que consiga realizar uma atividade física – a única forma de manter o metabolismo ativo. Para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que as ingeridas. Ao comer, também se gasta energia para absorver, transportar, armazenar e metabolizar os alimentos. Por isso, quando começar o seu plano de emagrecimento, mantenha uma ingestão ligeiramente abaixo do normal, eliminando apenas os excessos e retirando mais alimentos apenas quando o progresso estancar.

4. Evite o álcool – Essa é uma das dicas para queimar mais calorias que pode doer em alguns.  Entretanto, é necessário entender que depois das gorduras, o álcool é o alimento com maior densidade energética. Um grama de álcool tem 7 calorias. Mesmo o vinho tinto, rico em resveratrol – nutriente saudável – , pode ter 120 calorias por copo. Deixe as bebidas para uma ocasião especial e procure sempre compensar as calorias extras reduzindo a sobremesa, o acompanhamento etc. Não se pode ter tudo.

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Água termal: veja bons motivos para incluir na sua rotina de beleza

Indicado para todos os tipos de pele, o produto hidrata e reforça a barreira de proteção da pele contra as agressões do dia a dia

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Com uma quantidade maior de minerais em sua composição, a água termal logo passou a ocupar um lugar de destaque na rotina de beleza e de cuidados com a pele.

Entre as vantagens, vale destacar que o produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. Também é calmante, hidratante e dá aquele alívio após procedimentos como depilação e peeling.

Por ser fácil e rápido de aplicar, esse cosmético tem tudo para conquistar um espaço privilegiado no seu dia a dia. Mas, antes de incluir na sua rotina, veja a nossa seleção:

Com poderosos ativos antipoluição, firmadores e rejuvenescedores, a Água Termal Bioage Fluido Dermomineral (140 ml) é um produto versátil, recomendado para hidratação diária.

Você sabia que a Água Termal da La Roche-Posay está presente em praticamente todas as fórmulas de produto da marca por sua comprovada ação calmante e antioxidante? O uso do produto rico em selênio, cálcio, silicato e zinco é recomendado em após procedimentos estéticos, sol, tratamentos de eczemas e psoríases.

Com um preço bastante competitivo, a Água Termal Sem Fragrância da Ruby Rose minimiza os poros e traz luminosidade à pele, deixando-a saudável, hidratada e radiante.

A Água Termal Mineralizante Vichy tem propriedades comprovadas cientificamente por estudos clínicos. O produto reforça a barreira de proteção da pele contra as agressões do dia a dia, como poluição, mudanças de clima e estresse, além de ter ação antioxidante, hidratar de maneira saudável e não-oleosa. Com maior concentração de oligoelementos e é a única água termal rica em 15 minerais extremamente ativos na pele.

A Água Termal Avéne (300 ml) tem propriedades antioxidantes e também é bem-vinda para refrescar e hidratar, principalmente no verão.

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Percebeu gordura no xixi? Saiba o que pode ser e como tratar

A presença de gordura na urina pode indicar problemas na função renal e, por isso, deve ser investigada cuidadosamente.

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DOUGLAS SACHA/GETTYIMAGES
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Além da coloração, existe outro aspecto importante para se prestar atenção na urina: a presença de gordura. Anormal, a situação é um provável sintoma de problemas nos rins, sendo necessária a realização de exames para diagnosticar a causa.

A gordura pode ser percebida por meio do aspecto turvo ou meio oleoso da urina, mas apenas com o teste é feita a confirmação. Ao microscópio, é possível observar a presença de gotículas de gordura, estruturas ovais, cilindros formados por células de gordura e cristais de colesterol. A identificação das estruturas é o primeiro passo para que o médico identifique a causa e inicie o tratamento adequado.

O que pode ser a gordura na urina

1. Síndrome nefrótica
A síndrome nefrótica é uma das principais situações em que se observa gordura na urina. Ela é caracterizada pela excreção excessiva de proteínas devido à lesão constante nos vasos sanguíneos dos rins, podendo acontecer em consequência da diabetes, do lúpus ou de doenças cardíacas, por exemplo.

Além do aspecto oleoso na urina, é possível perceber o xixi um pouco espumoso e um inchaço nos tornozelos ou pés.

O que fazer: Quando a presença de gordura na urina ocorre devido à síndrome nefrótica, o tratamento indicado pelo nefrologista inclui remédios para diminuir a pressão, diuréticos ou medicamentos que diminuam a atividade do sistema imunológico, para diminuir a inflamação. Também são feitas mudanças na dieta.

2. Desidratação
No caso de desidratação, além da presença de gordura, a urina torna-se mais concentrada, com cheiro forte e cor escura.

A desidratação pode acontecer como consequência de doenças ou devido a quantidades insuficientes de água durante o dia.

O que fazer: É importante beber pelo menos 2 litros de água ou líquidos por dia, para evitar a desidratação, além de beber água durante e após a atividade física. No entanto, em casos de desidratação severa, é importante que a pessoa seja levada rapidamente para o hospital ou pronto-socorro mais próximo e receba soro na veia para restabelecer a hidratação.

3. Cetose
A cetose é uma situação caracterizada pela produção de energia a partir da gordura quando não há glicose suficiente no organismo, sendo considerada um processo natural do corpo. Dessa forma, como resposta a períodos de jejum ou dieta restrita, as células de gordura são destruídas e há a formação de corpos cetônicos que podem ser identificados na urina.

No entanto, quanto maior a produção de corpos cetônicos e maior quantidade na urina, maior é o aspecto gorduroso. Além disso, é possível saber que a pessoa se encontra em cetose devido ao hálito forte e característico dessa situação, aumento da sede, diminuição da fome e dor de cabeça, por exemplo.

O que fazer: Apesar de o processo ser natural, é importante ter atenção à quantidade de corpos cetônicos no sangue e na urina, pois o aumento pode diminuir o pH sanguíneo. É recomendado evitar ficar longos períodos em jejum sem que haja recomendação do médico ou nutricionista. A realização de dietas restritas, como a cetogênica, sem acompanhamento especializado, também não é indicada.

4. Quilúria
A quilúria é uma situação caracterizada pela passagem dos fluidos linfáticos do intestino para os rins, resultando no aspecto meio leitoso e gorduroso da urina, isso porque boa parte da gordura da dieta é absorvida pelos vasos linfáticos no intestino. Além da cor mais esbranquiçada e da presença de gordura, é possível que haja dor ao urinar ou aumento da vontade de fazer xixi.

O que fazer: O tratamento para quilúria deve ser feito de acordo com a causa, que pode estar relacionada a infecções, tumores, problema nos rins ou ser congênita. Em todas as situações é recomendado que a pessoa faça uma dieta pobre em lipídios e rica em proteínas e líquidos. (Com informações do portal Tua Saúde)

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Sete sinais corporais de que a sua alimentação não está boa

Um organismo sem o aporte dos nutrientes necessários para funcionar bem apresenta sintomas que atrapalham a rotina e a saúde.

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Cansaço, prisão de ventre, mau hálito, desânimo: talvez você esteja sentindo esses e outros sintomas incômodos que atrapalham a saúde e a rotina. Saiba que a explicação para isso pode estar naquilo que você está comendo.

A falta de vitaminas, segundo a nutricionista Camila Pedrosa, pode ter como efeito problemas que se manifestam na pele, no bom funcionamento do intestino e na disposição. “As carências mais comuns são de vitamina D, vitamina A e vitaminas do complexo B, como zinco e magnésio”, detalha. “As pessoas geralmente não percebem porque a redução vitamínica só fica aparente quando os níveis estão realmente muito baixos.”

Outro problema que pode resultar em sintomas físicos e até emocionais é a baixa ingestão de água. Irritabilidade, pele seca, intestino preguiçoso são alguns dos sinais que aparecem quando as pessoas não bebem água suficientemente. Veja abaixo uma lista de incômodos que costumam aparecer quando a alimentação está descuidada e o que é necessário fazer para melhorá-la:

Prisão de ventre
O problema é a síntese da má alimentação. Pessoas que não ingerem quantidades adequadas de fibra estão mais vulneráveis, segundo a especialista. Se esse é o seu caso, a recomendação é aumentar a quantidade de frutas para, no mínimo, três unidades por dia. Verduras e legumes também devem estar mais presentes no cardápio. “Lembrando que não adianta aumentar o consumo de fibras sem aumentar, também, a quantidade de água ingerida ao longo do dia, senão a pessoa continua constipada”, alerta a nutricionista Ana Caroline de Assis.

Acne
A vitamina A está relacionada com a saúde da pele. Se há falta do nutriente, a pele pode apresentar acne. Para identificar quais alimentos são ricos em vitamina A, observe a cor: ingredientes vermelhos e laranjas são campeões na presença do nutriente. Cenoura, laranja, pimentões amarelos ou vermelhos, abóbora, mamão, damasco e muitos outros em cores quentes são excelentes fornecedores de vitamina A.

Mau hálito
Além de estar associada à saúde da pele, a vitamina A também está relacionada à saúde bucal, de acordo com a nutricionista Ana Caroline. A falta dessa vitamina provoca não só mau hálito mas feridas nos cantos da boca e ressecamento dos lábios. Novamente, a dica é investir em alimentos vermelhos e laranjas. A vitamina D também influencia na saúde bucal e na descamação da boca. “É interessante que as pessoas se conscientizem que elas precisam tomar sol durante o dia, mesmo que seja apenas em uma parte da pele, por 30 minutos, no mínimo. Isso garante o aporte de vitamina D”, salienta.

Excesso de suor
Cafeína, excesso de álcool e alimentos picantes podem estar por trás desse sintoma. O ideal maneirar e seguir os três mandamentos da alimentação saudável: consumir mais frutas e verduras, mais água e menos alimentos ultraprocessados.

Cansaço excessivo
Ana Caroline de Assis explica que a fadiga pode estar associada à falta da vitamina B12, presente em alimentos de origem animal, como carne vermelha ou branca, ovo, leite e derivados. Deficiências de micronutrientes, como ferro e zinco, também podem ser a explicação para a falta de energia. Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são ricas em ferro e zinco, assim como alimentos verdes-escuros, especialmente as folhagens, como couve, agrião e rúcula.

Cabelo quebradiço
Fios opacos, sem brilho, sem vida ou até mesmo a alopecia (queda excessiva dos cabelos) podem estar relacionados com o consumo de proteínas. É importante observar se a quantidade de proteínas está em falta ou em excesso, o que também prejudica a saúde dos cabelos. Deficiência de vitamina C provoca queda dos cabelos e baixas quantidades de zinco fazem com que eles fiquem mais finos, segundo a nutricionista. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, enquanto o zinco está presente em alimentos verdes-escuros ou em sementes, como a de abóbora e de girassol. Castanhas também possuem boa quantidade do mineral.

Resfriados frequentes
O problema pode estar relacionado à imunidade baixa. Frutas cítricas, ricas em vitamina C e com ação antioxidante, são excelentes para melhorar a resistência do organismo, bem como vegetais verdes-escuros. Castanhas, ricas em zinco, selênio e magnésio, também melhoram o sistema imunológico.

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