Fique conectado

Cidade

CART devolve três animais silvestres ao habitat

Concessionária, em parceria com a Apass, cuidou da recuperação de um cachorro-do-mato, um gambá e um papagaio ameaçados de extinção

Publicado em

204

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares e a Apass – Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis vão devolver um cachorro-do-mato, um papagaio e um gambá ao seu habitat natural no dia 17 de outubro de 2012 (próxima quarta-feira) na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Os animais, após receberem cuidados da ONG para sua reabilitação, estão saudáveis e mantêm-se selvagens, condições para sobreviverem na natureza.

O cachorro-do-mato graxaim fêmea foi encontrado, ainda filhote, sem os pais, às margens da rodovia no município de Santa Cruz do Rio Pardo há cerca de cinco meses. “O animal foi recolhido pela CART e encaminhado à Apass, que teve o cuidado de mantê-lo selvagem, com pouco contato com humanos. Isso é o que permite reintroduzi-lo na natureza. Caso contrário, se estivesse domesticado, não teria muitas chances de sobreviver em seu habitat”, explica Osnir Giacon, coordenador de Meio Ambiente da CART.

Natalia Tomaz de Godoy, diretora executiva da Apass, acrescenta que o cachorro-do-mato está na hora de ser solto, pois já é um jovem-adulto. “Fizemos alguns testes e comprovamos que ele está apto para conviver no seu habitat”.

Já o gambá, um espécime macho, chegou à ONG há aproximadamente dois meses. O animal, mamífero com hábitos noturnos, também foi encontrado, ainda filhote, abandonado às margens da rodovia.  “Era tão pequenininho que, no início, dávamos mamadeira para ele. Agora alimenta-se sozinho. Em se tratando de animal silvestre, quanto menos tempo ficar em cativeiro, melhor”, frisa Natália.

O papagaio, da espécie Amazona aestiva, é o mais novo dos três na Apass. Ele foi encontrado por uma equipe de prestadores de serviço à CART durante o trabalho de roçada na faixa de domínio, também na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Como a ave estava com um machucado na coluna, foi encaminhada para a ONG. Após cuidados veterinários, agora está pronta para voar nos céus novamente.

“Os três animais têm ótimas chances de sobreviverem e procriarem”, resume Giacon. Eles serão soltos numa área de mata preservada e com água, condições necessárias para a sobrevivência. O local em que serão soltos há populações de suas espécies, o que facilitará o acasalamento e a procriação.

 

Parceria

A CART é parceira Apass visando colaborar com a preservação da fauna silvestre da região cortada pelo Corredor Raposo Tavares. É para a entidade que a Concessionária encaminha todos os animais silvestres encontrados feridos nas estradas do seu trecho de concessão, que vai de Bauru a Presidente Epitácio. Os animais recebem alimentação e cuidados até terem condições de serem devolvidos ao ambiente natural.

Publicidade

Cidade

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem

Curso aconteceu nesta quinta-feira (11).

Publicado em

Assessoria
Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Durante toda essa quinta-feira (11) aconteceu em Assis (SP) curso preparatório para a Operação Estiagem.

Com instruções de membros da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros em parceria com outros institutos a cidade recebeu o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil Coronel de Polícia Militar Walter Nyakas Júnior.

Pela manhã houve a parte teórica no anfiteatro da Unesp e na parte da tarde a parte prática no recinto da FICAR.

Ao todo estiveram presentes 51 cidades que também irão receber kits básicos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Serão atendidos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 20 unidades escolares da Rede municipal de Ensino.

Publicado em

Assessoria
Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Foto: Departamento de Comunicação)

Iniciando as ações de 2019, em seu 3° ano de atuação o Projeto Visão do Futuro, promoveu através de seus idealizadores, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal da Educação e parceiros, nesta terça-feira, 12, aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, treinamento para a aplicação dos testes de acuidade visual.

Ministrado pelo oftalmologista e parceiro Dr. Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), no Núcleo de Educação Continuada – NEC, nas dependências da SME durante o horário de estudos, o treinamento consistiu na capacitação dos educadores, que por sua vez, realizarão testes e instruirão os alunos de forma didática quanto à importância dos cuidados com a visão.

Em 2019 serão atendidos 1022 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 20 unidades escolares da Rede municipal de Ensino.

Na ocasião, representantes da Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região, a presidente Marinês, o vice Airton e a membro da diretoria Vilma, apresentaram aos idealizadores a disponibilidade de concessão ou mesmo aquisição, se necessário de equipamentos e instrumentos de auxilio nos exames de alunos com baixa visão, além do compartilhamento de informações e outras ferramentas para o apoio dos trabalhos.

Estiveram também no treinamento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Barreto Fernandes, a secretária da Educação Dulce de Andrade Araújo e as professoras da Educação Especial Viviane Aparecida Delmassa e Gislaine Aparecida Marinelli Silva, responsáveis pela logística, organização, transporte e apoio por parte da Secretaria junto às unidades escolares para a realização das consultas oftalmológicas.

O projeto tem obtido grande sucesso graças ao envolvimento e dedicação dos parceiros, Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria Municipal da Educação, Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, através dos alunos do curso de Medicina, o IOA, AADVAR, Banco Credicana, e Óticas Carol.

Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza novo calçamento na Praça da Bíblia

Em breve o local, que passa por obras, também irá receber novo paisagismo.

Publicado em

Do AssisNews

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Obras segue com as obras de melhorias na Praça da Bíblia, cujo espaço púbico já recebeu novo piso na área interna e os serviços estão em fase final com a colocação de nova calçada aos arredores do local.

Os serviços atendem antiga reivindicação dos moradores do bairro e são realizados tanto com recursos próprios quanto através de emendas parlamentares.

Em breve o local também irá receber novo paisagismo.

Prefeitura realiza novo calçamento na Praça da Bíblia

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas