Fique conectado

Cidade

CART devolve três animais silvestres ao habitat

Concessionária, em parceria com a Apass, cuidou da recuperação de um cachorro-do-mato, um gambá e um papagaio ameaçados de extinção

Publicado em

263

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares e a Apass – Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis vão devolver um cachorro-do-mato, um papagaio e um gambá ao seu habitat natural no dia 17 de outubro de 2012 (próxima quarta-feira) na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Os animais, após receberem cuidados da ONG para sua reabilitação, estão saudáveis e mantêm-se selvagens, condições para sobreviverem na natureza.

O cachorro-do-mato graxaim fêmea foi encontrado, ainda filhote, sem os pais, às margens da rodovia no município de Santa Cruz do Rio Pardo há cerca de cinco meses. “O animal foi recolhido pela CART e encaminhado à Apass, que teve o cuidado de mantê-lo selvagem, com pouco contato com humanos. Isso é o que permite reintroduzi-lo na natureza. Caso contrário, se estivesse domesticado, não teria muitas chances de sobreviver em seu habitat”, explica Osnir Giacon, coordenador de Meio Ambiente da CART.

Natalia Tomaz de Godoy, diretora executiva da Apass, acrescenta que o cachorro-do-mato está na hora de ser solto, pois já é um jovem-adulto. “Fizemos alguns testes e comprovamos que ele está apto para conviver no seu habitat”.

Já o gambá, um espécime macho, chegou à ONG há aproximadamente dois meses. O animal, mamífero com hábitos noturnos, também foi encontrado, ainda filhote, abandonado às margens da rodovia.  “Era tão pequenininho que, no início, dávamos mamadeira para ele. Agora alimenta-se sozinho. Em se tratando de animal silvestre, quanto menos tempo ficar em cativeiro, melhor”, frisa Natália.

O papagaio, da espécie Amazona aestiva, é o mais novo dos três na Apass. Ele foi encontrado por uma equipe de prestadores de serviço à CART durante o trabalho de roçada na faixa de domínio, também na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Como a ave estava com um machucado na coluna, foi encaminhada para a ONG. Após cuidados veterinários, agora está pronta para voar nos céus novamente.

“Os três animais têm ótimas chances de sobreviverem e procriarem”, resume Giacon. Eles serão soltos numa área de mata preservada e com água, condições necessárias para a sobrevivência. O local em que serão soltos há populações de suas espécies, o que facilitará o acasalamento e a procriação.

 

Parceria

A CART é parceira Apass visando colaborar com a preservação da fauna silvestre da região cortada pelo Corredor Raposo Tavares. É para a entidade que a Concessionária encaminha todos os animais silvestres encontrados feridos nas estradas do seu trecho de concessão, que vai de Bauru a Presidente Epitácio. Os animais recebem alimentação e cuidados até terem condições de serem devolvidos ao ambiente natural.

Publicidade

Cidade

5ª Queima do Alho terá Festival de Viola

Evento acontecerá no dia 30 de junho.

Publicado em

Assessoria
5ª Queima do Alho terá Festival de Viola

Consolidado como um dos maiores eventos culturais do interior paulista, a 5ª Queima do Alho da Ficar 2019 acontecerá no dia 30 de junho, domingo e véspera de feriado, no Pavilhão Rezende Barbosa, no recinto da Ficar a partir das 11hs00.

Uma das atrações mais aguardadas do evento é o Festival de Viola com a apresentação de duplas renomadas tocando os clássicos da musica sertaneja raiz e modas de viola.

O repertório está sendo cuidadosamente selecionado pelas duplas que farão as apresentações, Ricardo & Santiago, Ademir & Paulinho, Pedro Henrique e Santiago e Silvio Tomé & Jaime. O objetivo é proporcionar um regate musical com as musicas que eternizaram e marcaram época dentro do sertanejo raiz.

Os convites são limitados e o primeiro lote está esgotando. Podem ser adquiridos nos pontos de venda: Ranch Country, Cowboy Coll, Assis Ranch, Empório Custódio, Comitivas de Tropeiro, Thiaguinho Pinheiro, promoters e com o Presidente da ACT – Associação da Cultura Tropeira Augustinho Rocha no 9-9776-5454.

A Queima do Alho é organizada em parceria com a Associação Assisense de Rodeio – AAR, Associação da Cultura Tropeira – ATC, com o apoio da Prefeitura Municipal de Assis e fazem parte do cronograma oficial de eventos da Ficar 2019.

Continue lendo

Cidade

Incêndio criminoso atinge área do Aterro de Inertes em Assis

Denúncias e mais informações pelo número de telefone e WhatsApp (18) 3324-3355.

Publicado em

Assessoria
Incêndio criminoso atinge área do Aterro de Inertes em Assis (Foto: Departamento de Comunicação)
Incêndio criminoso atinge área do Aterro de Inertes em Assis (Foto: Departamento de Comunicação)

Nesta quarta-feira (15), foi comprovada ação criminosa ocorrida no Distrito Industrial onde fica o Aterro de Inertes da Prefeitura de Assis, um incêndio de grandes proporções que atingiu grande parte daquele local.

A Prefeitura alerta para os riscos ocasionados pelo fogo e pela fumaça, uma ação praticada por terceiros e que afeta o Meio Ambiente e toda população.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, infelizmente com a atitude criminosa de terceiros quem paga é o Meio Ambiente, que após pericia do ato criminoso, foi comprovado que o material utilizado para provocar o incêndio é altamente inflamável.

“Todas as medidas já foram tomadas para que o fogo não se alastre para outros pontos, mas a ação criminosa deixou grande parte do Aterro sob cinzas. Mesmo sabendo dos riscos e danos provocados pelo fogo, lamentamos que ainda haja pessoas maldosas que agem contra a natureza e a saúde da população. É crime colocar fogo em qualquer área, seja no Aterro de Inertes ou em qualquer terreno da cidade, isso é crime”, desabafa Fábio.

O prefeito José Fernandes se indignou com tamanha maldade e pede que a população propague e intensifique a importância de não se colocar fogo em nenhum local, seja na cidade ou na zona rural.

“Precisamos fortalecer a importância de cuidar do meio em que vivemos, pois uma ação criminosa como esta ocasionou prejuízos avassaladores para a natureza e inclusive nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

Para cada tipo de resíduos a Prefeitura tem o local correto para descarte.

Denúncias e mais informações pelo número de telefone e WhatsApp (18) 3324-3355.

Continue lendo

Cidade

Rádio Antena Jovem volta a transmitir programa do Padre Marcelo Rossi

Emissora havia deixado de retransmitir programa após Rádio Globo informar que o mesmo não seria mais veiculado pela emissora geradora. Programação irá ao ar de segunda a sábado, das 8 às 9 horas.

Publicado em

Do AssisNews
Rádio Antena Jovem volta a transmitir programa do Padre Marcelo Rossi

A Rádio Antena Jovem FM voltará a transmitir a partir desta quarta-feira (19), o programa do Padre Marcelo Rossi. Novo programa do sacerdote, “No colo de Jesus e de Maria”, será ao vivo de segunda a sexta-feira, das 8 às 9h.

Padre Marcelo já fez parte da programação da emissora com o “Momento de Fé” durante 15 anos, mas deixou de ser exibido em 2017 após o recebimento de um comunicado enviado pela Rádio Globo no dia 27 de março, daquele ano, no qual a informação é de que o programa Momento de Fé não seria mais veiculado pela emissora geradora.

O Padre Marcelo

Marcelo Mendonça Rossi, nasceu em São Paulo, ele foi ordenado padre em 1994. É reitor do Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, na Diocese de Santo Amaro, onde suas missas e eventos atraem multidões.

Foi por meio do rádio e da televisão que suas mensagens de fé e de paz começaram a ser difundidas para todo o Brasil.

É o maior fenômeno cristão da América Latina, com mais de 11 milhões de CDs vendidos ao longo de sua carreira. Escreveu livros, que logo surgiram entre os mais vendidos do País.

Em 2010, teve seu trabalho reconhecido pelo Vaticano, onde o Papa Bento XVI lhe concedeu o Prêmio Van Thuan como “O Evangelizador do Novo Milênio”.

A programação “No colo de Jesus e de Maria” poderá ser acompanhada pelo rádio (FM 94,9) ou pelo computador, tablet ou smartphone através do site radioantenajovemfm.com.br.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas