CART participa de simulado de acidente com carga de produto perigoso em Assis

Exercício será nesta quarta-feira, na SPA 440/270, o aceso à Avenida Rui Barbosa, e envolverá um caminhão e um ônibus de transporte de trabalhadores

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares, que administra o Corredor Raposo Tavares, vai participar do exercício simulado de acidente no transporte de produto líquido inflamável nesta quarta-feira, 10 de outubro de 2012, em Assis. O treinamento, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Assis, será a partir das 9h, na SPA 440/270 Raposo Tavares (acesso a Assis pela Avenida Rui Barbosa). A previsão é que a pista seja liberada ao tráfego às 10h.

O acesso à SPA 440/270, em ambos os sentidos, será interditado às 8h30. Durante a interdição, os motoristas serão direcionados para os acessos localizados no km 435 e no km 442 da Raposo Tavares. Para isso serão montados dois Postos de Controle de Trânsito: um no km 000+100 da SPA 440/270, sentido Sul, para orientar o fluxo de veículos no desvio ao acesso à cidade de Assis, e outro no km 001+100 da SPA 440, sentido Norte, para orientar o fluxo proveniente de Assis sentido à Raposo Tavares, para que utilize o acesso no km 442.

A orientação aos motoristas ficará a cargo de inspetores de tráfego da CART e policiais militares rodoviários. A sinalização da interdição do acesso SPA 440/270 será feita por cones e contará com reforço de dois Paineis de Mensagem Variável (PMV). Um PMV Móvel será instalado na altura do km 001+100 da SPA 440, sentido Norte, para orientar o fluxo proveniente de Assis sentido a SP-270, para que utilize o acesso no km 442. Já o PMV Fixo do km 438 da Raposo Tavares, sentido Oeste, vai alertar os motoristas que trafegam em direção a Assis que o acesso SPA 440 estará interditado e orientar para usar o acesso no km 442 ou no km 435.

Desta forma, a fluidez viária e a segurança aos usuários estarão garantidas durante o simulado, ressalta Milton Franca, coordenador de trecho operacional da CART. “Para a segurança de todos, pedimos aos motoristas que, ao se aproximar do local da interdição, redobrem a atenção e diminuam a velocidade”, orienta.

O exercício envolverá um caminhão-tanque de transporte de etanol e um ônibus transportando 20 trabalhadores. Na simulação, o caminhão e o ônibus, que transitam pela SPA 440/270 em sentido opostos, colidem frontalmente. O acidente deixará múltiplas vítimas entre os passageiros do ônibus (duas vítimas fatais, de quatro a oito vítimas graves e o restante, vítimas leves). Após a colisão, a válvula de segurança do tanque vai se romper, ocorrendo um pequeno vazamento de etanol no local.

 

Interação das equipes
O exercício simulado de acidente é importante para a interação das equipes da CART com as de empresas parceiras e de órgãos públicos de salvamento. Neste exercício simulado, o segundo em que a CART participa em 2012, além da sinalização viária e orientação dos motoristas, a Concessionária fornecerá caminhão-pipa com água para a operação. “É um esforço conjunto para aferir e aprimorar procedimentos de salvamento”, completa Cláudio Góes, gerente de Operações da CART.

A SPA 440/270 foi escolhida para a realização do simulado de acidente porque reúne características de tráfego e de entorno que garantem a segurança do exercício, e porque a Raposo Tavares na região de Assis tem intenso tráfego de caminhões que transportam carga de produto perigoso, principalmente etanol, em função da concentração de usinas ao longo do Corredor, assim como de ônibus de transporte de trabalhadores.

#MAIS LIDAS DA SEMANA