Iamspe libera mais de R$ 30 milhões em investimentos para a saúde do servidor

Anúncio foi feito em evento comemorativo aos 60 anos do Instituto

 

Evento em comemoração aos 60 anos do Instituto contou com anúncios e homenagens (Foto: Kleber Vicente / Secretaria de Gestão Pública)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Gestão Pública do Estado, Davi Zaia, participaram nesta segunda-feira, dia 29 de outubro, do evento comemorativo do Dia do Servidor Público (28 de outubro) e dos 60 anos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), que oferece atendimento médico a uma população de 1,3 milhão de servidores e dependentes.

Durante o evento, realizado no anfiteatro do Iamspe, foi apresentado o projeto Hospital Amigo do Idoso; um conjunto de iniciativas que busca o reconhecimento do Hospital do Servidor Público Estadual como maior centro médico da América Latina especializado no atendimento a pacientes idosos.

Investimentos
A solenidade contou ainda com o anúncio de um investimento de R$ 30,57 milhões na ampliação da rede do Sistema de Saúde Iamspe no Interior, beneficiando diretamente 143 mil usuários em 17 cidades e indiretamente 514 mil usuários residentes nas regiões a que estes municípios pertencem.

Após os discursos das autoridades, foram assinados três contratos com hospitais dos municípios de São Joaquim da Barra, São Bento do Sapucaí e Rancharia.

A ampliação da rede de atendimento do Iamspe no Interior inclui ainda a publicação de editais de credenciamento de hospitais, policlínicas e clínicas de fisioterapia nas cidades de Amparo, Araçatuba, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Franca, Guaratinguetá, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.
 
A cerimônia antecedeu a abertura dos trabalhos do IX Encontro da Comissão Consultiva Mista do Iamspe (CCM), que reúne delegados credenciados de 47 entidades do funcionalismo de todo o Estado de São Paulo. O encontro abordará os “60 anos de Iamspe: passado, presente e futuro”.

“Hoje é um dia repleto de comemorações. Nos 60 anos do Iamspe temos a alegria de anunciar um grande investimento por todo Estado de São Paulo, que vem ao encontro dos esforços em priorizar o atendimento ao servidor público. As adequações para o Hospital do Idoso são igualmente significativas no sentido de priorizarem a atenção a esta faixa etária, que merece todo o nosso cuidado”, comemora o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, em discurso no anfiteatro do Iamspe (Foto: Kleber Vicente / Secretaria de Gestão Pública)

Atendimento diferenciado à terceira idade
O projeto Hospital Amigo do Idoso do HSPE une uma série de iniciativas em prol da terceira idade, como capacitação de funcionários, desenvolvimento de processos e protocolos médicos e uma obra de reforma e adaptação do complexo hospitalar de 70 mil metros quadrados e mil leitos. A reforma do complexo visa ampliar as condições de acessibilidade e melhora de condições para internação do paciente idoso.

O Iamspe investe em várias frentes para oferecer atendimento diferenciado ao usuário idoso, a começar com a adoção de protocolos médicos inovadores. Um exemplo é a cirurgia endoscópica para o tratamento de doenças degenerativas da coluna, que é menos invasiva e exige menor tempo de internação, beneficiando pacientes hipertensos e cardíacos.

Outro destaque é a neurocirurgia geral endovascular (realizada dentro do vaso sanguíneo) para tratamento de aneurismas. O procedimento é mais apropriado para o paciente idoso, mais propenso a acidentes vasculares cerebrais.

O foco no paciente idoso levou o HSPE a investir na adequação do mobiliário para melhor acolhimento desse usuário e em materiais educativos como a cartilha de orientação sobre uso de medicamentos e o manual para cuidadores de idosos.

Além disso, o Hospital ampliou seu quadro de fisioterapeutas, profissionais que atuam na reabilitação de pacientes idosos, mais propensos a acidentes com quedas.

#MAIS LIDAS DA SEMANA