Cidades da região de Assis vão receber Centro de Convivência e Centro Dia do Idoso

Aproximadamente cinco mil idosos serão beneficiados com os Centros Dia no Estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira, 28/11, o governo do Estado lança o “Selo São Paulo Amigo do Idoso”, no Palácio dos Bandeirantes, às 10 horas. Serão anunciados também os municípios contemplados com Centros Dia do Idoso e Centros de Convivênvia do Idoso. Das regiões de Assis e Ourinhos, com a importante intermediação do deputado Mauro Bragato (PSDB), dez municípios receberão os equipamentos.

O Centro Dia do Idoso é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. Aproximadamente cinco mil idosos serão beneficiados com os Centros Dia no Estado de São Paulo.

Já os Centros de Convivência do Idoso são espaços para recreação, reuniões socioeducativas, festividades, palestras, bailes e outras ações. Costumam ter sala de descanso, de TV e salão para atividades.

O programa São Paulo Amigo do Idoso envolve essas iniciativas e é voltado à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. Propõe o envolvimento de toda a população do Estado, em suas diversas faixas etárias e grupos culturais, e une iniciativas de entidades e órgãos públicos e privados na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso.

Nessa primeira etapa a iniciativa vai investir R$ 121,7 milhões em ações voltadas para a inclusão social e qualidade de vida dos idosos. O programa conta com a parceria de cinco pastas. O volume maior de recursos do programa R$ 89,8 milhões será gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e aplicado na construção de 100 Centros Dia e 250 Centros de Convivência do Idoso.

Segundo dados da Secretaria, até2050, apopulação idosa deverá representar 22% da população mundial. Deste número, mais de 80% viverá em paísesem desenvolvimento. Epela primeira vez na história da humanidade, teremos no mundo mais idosos do que crianças.

As transformações no Brasil já estãoem curso. Em2010, nosso país já possuía mais pessoas com mais de 65 anos do que crianças com até quatro anos de idade. Sóem São Paulo, a população idosa já representa 11% de todos os habitantes do Estado.

O deputado Mauro Bragato destaca as seguintes cidades da região de Assis e Ourinhos que receberão os Centros:

CENTRO DIA DO IDOSO
Assis e Ourinhos

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
Assis, Borá e Ibirarema
Canitar, Chavantes, Óleo, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e São Pedro do Turvo

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA