Enfermagem promove informação em saúde para atendidos da Comunidade Restauração

As ações foram parte do Projeto Grupo de Apoio ao Dependente Químico – GADEQ realizado para a disciplina de Enfermagem Pediátrica

Ações dos alunos de Enfermagem da FEMA levaram informação em saúde para atendidos na Comunidade Restauração.

Alunos do 3º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA desenvolveram um trabalho de informação em saúde na Comunidade Restauração em Assis.

As ações foram parte do Projeto Grupo de Apoio ao Dependente Químico – GADEQ realizado para a disciplina de Enfermagem Pediátrica, que envolve ações de saúde relacionadas aos adolescentes. A proposta de atuar na Comunidade Restauração partiu do grupo de alunos que organizou todo o Projeto com todas as etapas de planejamento, referências e cronograma.

Antes de iniciar o trabalho na instituição todos os alunos do grupo passaram por entrevistas com a equipe da Comunidade Restauração, incluindo uma avaliação com o psicólogo da mesma.

Os alunos realizaram diversas visitas na Comunidade, primeiramente realizaram uma sondagem com os atendidos, para saber quais eram suas expectativas e quais os assuntos eles tinham interesse e necessidade de orientação.

De acordo com a demanda apresentada pela Comunidade os alunos ministraram duas palestras preventivas sobre Primeiros Socorros e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. Além das palestras, os alunos de Enfermagem da FEMA, realizaram uma dinâmica referente a utilização da camisinha.

Para os alunos envolvidos do trabalho o objetivo foi promover informação e prevenção em saúde para a Comunidade Restauração.  Devido ao sucesso das ações desenvolvidas, visto grande interesse dos participantes nas palestras desenvolvidas o grupo de alunos da FEMA já decidiu que irão continuar no próximo ano com este trabalho na instituição. Para as próximas ações os alunos querem realizar conversas mensais com temas que deverão ser escolhidos pelos atendidos, sempre respeitando a demanda apresentada por eles.E também desejam estender as famílias o trabalho de informação preventiva em saúde.

Esta foi a primeira vez que os alunos do grupo realizaram um trabalho direto com a comunidade, para eles a integração foi fundamental para o aprendizado do cuidadoem saúde. Asações proporcionaram aos mesmos um grande aprendizado e ainda trouxe novas abordagens aos assuntos que eles apreenderam ao longo dos três primeiros anos na sala de aula.

O Grupo é orientado pela Profª Ms. Caroline Lourenço de Almeida que em nome da FEMA e dos alunos agradeceu a equipe da Comunidade Restauração por toda a recepção e valorização ao trabalho dos alunos de Enfermagem. Em nome do coordenador administrativo da Comunidade Restauração, João Paulo Scaramboni, a Professora parabeniza a todos os colaboradores da Restauração pelo trabalho realizado na instituição.

Para encerrar as atividades do grupo neste ano na Restauração os alunos organizaram uma confraternização com a equipe e com os atendidos na Comunidade. Compõem o grupo do 3º ano de Enfermagem da FEMA que atuou na Comunidade os alunos: Eva Martins, Pedro Floriano, Ligia Bianchi, Sebastião Tavares, Carla Tavares Gomes, Luciana Sferra, Roseli Ap. Trevisan, Ana Paula Timotes, Quenia Valentim, Gerson Paulino Sobrinho e Cássia Cristina do Nascimento Lins.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA