Fique conectado

Cidade

Enfermagem promove informação em saúde para atendidos da Comunidade Restauração

As ações foram parte do Projeto Grupo de Apoio ao Dependente Químico – GADEQ realizado para a disciplina de Enfermagem Pediátrica

Publicado em

185

Ações dos alunos de Enfermagem da FEMA levaram informação em saúde para atendidos na Comunidade Restauração.

Alunos do 3º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA desenvolveram um trabalho de informação em saúde na Comunidade Restauração em Assis.

As ações foram parte do Projeto Grupo de Apoio ao Dependente Químico – GADEQ realizado para a disciplina de Enfermagem Pediátrica, que envolve ações de saúde relacionadas aos adolescentes. A proposta de atuar na Comunidade Restauração partiu do grupo de alunos que organizou todo o Projeto com todas as etapas de planejamento, referências e cronograma.

Antes de iniciar o trabalho na instituição todos os alunos do grupo passaram por entrevistas com a equipe da Comunidade Restauração, incluindo uma avaliação com o psicólogo da mesma.

Os alunos realizaram diversas visitas na Comunidade, primeiramente realizaram uma sondagem com os atendidos, para saber quais eram suas expectativas e quais os assuntos eles tinham interesse e necessidade de orientação.

De acordo com a demanda apresentada pela Comunidade os alunos ministraram duas palestras preventivas sobre Primeiros Socorros e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. Além das palestras, os alunos de Enfermagem da FEMA, realizaram uma dinâmica referente a utilização da camisinha.

Para os alunos envolvidos do trabalho o objetivo foi promover informação e prevenção em saúde para a Comunidade Restauração.  Devido ao sucesso das ações desenvolvidas, visto grande interesse dos participantes nas palestras desenvolvidas o grupo de alunos da FEMA já decidiu que irão continuar no próximo ano com este trabalho na instituição. Para as próximas ações os alunos querem realizar conversas mensais com temas que deverão ser escolhidos pelos atendidos, sempre respeitando a demanda apresentada por eles.E também desejam estender as famílias o trabalho de informação preventiva em saúde.

Esta foi a primeira vez que os alunos do grupo realizaram um trabalho direto com a comunidade, para eles a integração foi fundamental para o aprendizado do cuidadoem saúde. Asações proporcionaram aos mesmos um grande aprendizado e ainda trouxe novas abordagens aos assuntos que eles apreenderam ao longo dos três primeiros anos na sala de aula.

O Grupo é orientado pela Profª Ms. Caroline Lourenço de Almeida que em nome da FEMA e dos alunos agradeceu a equipe da Comunidade Restauração por toda a recepção e valorização ao trabalho dos alunos de Enfermagem. Em nome do coordenador administrativo da Comunidade Restauração, João Paulo Scaramboni, a Professora parabeniza a todos os colaboradores da Restauração pelo trabalho realizado na instituição.

Para encerrar as atividades do grupo neste ano na Restauração os alunos organizaram uma confraternização com a equipe e com os atendidos na Comunidade. Compõem o grupo do 3º ano de Enfermagem da FEMA que atuou na Comunidade os alunos: Eva Martins, Pedro Floriano, Ligia Bianchi, Sebastião Tavares, Carla Tavares Gomes, Luciana Sferra, Roseli Ap. Trevisan, Ana Paula Timotes, Quenia Valentim, Gerson Paulino Sobrinho e Cássia Cristina do Nascimento Lins.

Publicidade

Cidade

Cartório Eleitoral faz plantão para cadastramento biométrico neste sábado

A Justiça Eleitoral estabelece prazo até 19 de dezembro.

Publicado em

Assessoria PMA
Cartório Eleitoral de Assis (Foto: Diego Di Paula/AssisNews)

O Cartório da 15ª Zona Eleitoral informa que neste sábado (21), fará plantão para cadastramento biométrico das 8h às 13 horas, no próprio Cartório e na FEMA.

A Justiça Eleitoral estabelece prazo até 19 de dezembro deste ano para eleitores fazerem o cadastramento biométrico e alerta que os que não fizerem podem sofrer penalidades.

De acordo com Misael da Silva Maia, chefe do Cartório da 15ª Zona Eleitoral, o eleitor que não realizar a biometria pode ter seu título cancelado, além de outras complicações, como por exemplo, ter acesso negado de empréstimos em bancos públicos, não realizar ou renovar matrículas em estabelecimentos de ensino, ficar proibido de participar de concursos públicos e obter passaporte, além de ter o CPF cancelado e não poder participar de programas e benefícios governamentais.

Para fazer o cadastramento biométrico o eleitor deve comparecer em um dos pontos de plantão e apresentar RG e comprovante de residência.

O Cartório fica na Rua Dr. Clybas Pinto Ferraz, 75, na Vila Xavier.

Continue lendo

Cidade

Gincana ‘Assis sem Aedes’ tira de circulação mais 127 mil itens de materiais inservíveis

A Gincana foi realizada nos 5° anos das escolas municipais e 6° anos das escolas estaduais.

Publicado em

Assessoria
2ª Gincana Assis sem Aedes tira de circulação mais 127 mil itens de materiais inservíveis (Foto: Departamento de Comunicação)

Foi encerrada na última sexta-feira (06), a 1° fase da 2° Gincana Assis sem Aedes, uma iniciativa da Prefeitura de Assis, executada pelo Departamento de Controle de Endemias de Assis (SP).

A Gincana foi realizada nos 5° anos das escolas municipais e 6° anos das escolas estaduais e tem como objetivo principal empregar uma abordagem diferente, mostrando para as crianças que a melhor forma de se combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas é a prevenção, ou seja, não deixar o mosquito nascer.

Nesta primeira fase, os alunos levaram para a escola material inservível que poderia acumular água e tornar-se um possível criadouro para o mosquito. No total, foram retirados de circulação 127.148 itens de diversos tipos de materiais e 26 escolas foram classificadas para a próxima fase.

A segunda fase da Gincana tem início no dia 16 de setembro e cada escola terá como desafio produzir um vídeo publicitário abordando o tema “Não podemos deixar o Aedes nascer”, que serão disponibilizados no facebook Gincana Assis Sem Aedes, e também serão julgados por uma banca formada por convidados e colaboradores.

Os três primeiros vídeos colocados serão produzidos em parceria com a agência de Publicidade e TV FEMA, com a colaboração de Rayone Dantas do salão Cabeleria e Studio Renata Consoli.

Os vídeos produzidos vão circular nas emissoras de TV da cidade e na TV Câmara de Assis, como forma de campanha de conscientização contra o Aedes aegypti. O resultado da segunda fase da Gincana será divulgado no dia 1º de outubro.

2ª Gincana Assis sem Aedes tira de circulação mais 127 mil itens de materiais inservíveis (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

TRE-SP faz alerta sobre penalidades a eleitores que não fizerem biometria

Prazo legal em Assis vai até o dia 19 de dezembro.

Publicado em

Assessoria
TRE-SP faz alerta sobre penalidades a eleitores que não fizerem biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo enviou nesta semana Ofício-Circular nº 1.690 ao prefeito de Assis, José Fernandes, assinado por seu presidente Carlos Eduardo Cauduro Padin, solicitando que a Prefeitura participe da expansão de divulgação da campanha de biometria em Assis, alertando sobre as penas aos que não se cadastrarem.

No Ofício-Circular, o presidente do TRE-SP pede que se dê destaque e publicidade à importância do comparecimento dos eleitores perante à Justiça Eleitoral dentro do prazo legal, que em Assis é 19 de dezembro, sob pena de terem seus títulos cancelados e não poderem votar enquanto não for regularizada a situação eleitoral.

Dentre as penalidades aos eleitores que não fizerem a biometria, destacam-se o cancelamento automático de sua inscrição, sendo que com o título cancelado o eleitor não poderá ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos de crédito, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Em Assis, a Prefeitura já é parceira do TRE-SP, através do Cartório Eleitoral, que tem como chefe Misael da Silva Maia, com oferta do serviço itinerante de biometria no CRAS do Complexo Prudenciana.

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas