Cuidado para não ter surpresas com a conta de luz neste período

Gerente orienta quem não vai viajar a ficar de olho e economizar energia elétrica nesta época carregada de despesas

Tradicionalmente, as festas de final de ano já contribuem com a elevação no valor da energia. Agora decoração natalina soma-se ao período de férias escolares, e para não ter surpresas no início do ano, época farta de contas para pagar: presentes de natal, IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, e etc. é bom redobrar a atenção com o uso consciente de energia elétrica.

“Usar energia de forma racional, faz bem para o bolso e para o meio ambiente. São atitudes simples do nosso cotidiano que contribuem para que possamos economizar e principalmente, não ter sustos com o valor da conta de energia no começo do ano”, ressaltou o Gerente Regional da Vale Paranapanema, José Mauricio Falqueiro.

O gerente destaca ainda que, as altas temperaturas por si só já contribuem com o aumento na conta de energia, já que o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado é mais freqüente. “Em dias com temperaturas mais amenas, use ventiladores. Os aparelhos de ar condicionado consomem mais energia. É bom ficar atento também, aos aparelhos ligados em “standy by”, que é aquela luz que fica permanentemente acesa nos equipamentos. Desligue estes equipamentos da tomada”, disse o engenheiro.

Outra dica importante, é sempre que deixar um ambiente desligar a luz. “E fazer uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas. Quem está aproveitando o décimo terceiro para uma reforma na casa, como pintura, use e abuse de cores claras na parte interna, isso contribui para luminosidade em dias de sol”, orientou Falqueiro.

Neste período de férias, a criançada passa boa parte do tempo em casa. Com a casa cheia, os pais precisam ficar atentos pois o consumo de energia elétrica pode aumentar.

“Com a criançada, o alerta vai para o uso de equipamentos eletrônicos: videogames, computadores e até a televisão. Se os pais trabalharem fora, é importante orientar os cuidadores para evitar o desperdício de energia. Evite que a criança durma com a televisão ligada ou mesmo, deixe o aparelho em pleno funcionamento quando não há ninguém no ambiente. Oriente-os para utilizar a opção de programação de tempo para que a televisão se auto-desligue”, apontou.

E haja energia com a criançada em casa. Para manter os pequenos bem alimentados, a geladeira merece uma atenção especial. É que nesta época aumenta o “abre-fecha”, seja para uma água gelada, ou para o lanchinho fora de hora, afinal de contas, a criançada precisa repor as energias, mas cuidado, alerta o gerente.

“A geladeira corresponde a 30% do consumo total de uma casa em média. Oriente os pequenos ou seus cuidadores para que decidam o que querem consumir antes de abrir a geladeira, diminuindo o tempo que a porta ficará aberta”, destacou.

O gerente disse também que, quanto ao uso do computador, é importante orientar as crianças a desligarem o monitor e programar proteção de tela, quando o equipamento não estiver sendo usado.

“As crianças precisam ser estimuladas desde cedo a usarem energia de maneira consciente e segura. Assim, os pais também perceberão a diferença no bolso, e todos poderão desfrutar do conforto que a energia nos proporciona, sem sustos, no final do mês com a conta de energia”, concluiu Falqueiro.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA