Quem destina parte do IR devido ajuda entidades e ganha livro fotográfico “Olhares que Contam’

Para doar e receber um exemplar do Livro basta acessar o site www.cmdca-assis.org.br

Fotógrafos que compõem a obra: Maria Clara Almeida, Marcela D. Cezar, Nayana Camoleze, Felipe Belloni, Aline Gonçalves, Eric Clayton, Filipe Reis, Carlos Yazlle, Alexandre Takazawa e Carlos Arévalo.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Assis – CMDCA inova mais uma vez na Campanha de Doação do Imposto de Renda Devido e oferece aos doadores, como agradecimento e também como uma forma de prestação de contas, um exemplar do livro fotográfico “Olhares que Contam’ lançado em 2012 pelo CMDCA em parceria com o Grupo do Click e Projeto Rede Ciranda.

O Livro apresenta retratos do trabalho realizado pelas instituições assisenses que prestam atendimento às crianças e adolescentes do Município. Foram fotografadas crianças e adolescentes das instituições: APAE, Associação Filantrópica de Santa Cecília, Camisa 10, Nosso Lar, Projeto Broto Verde, Casa da Criança, Casa da Menina, Projeto legião Mirim, Movimento Legal e SIM.

Para doar e receber um exemplar do Livro basta acessar o site www.cmdca-assis.org.br clicar em doação online, preencher corretamente o formulário de geração do boleto com os dados pessoais, escolher que entidade quer beneficiar e o valor destinado. Após a efetivação do pagamento do boleto o doador é contatado pelo Conselho e recebe o recibo da doação e o exemplar do Livro. Caso o doador prefira ele pode entrar em contato direto com a instituição. Os endereços e telefones das entidades estão disponíveis no site do CMDCA e também no www.redecirandaassis.org.br.

Doação
Existe em nossa legislação de Imposto de Renda, a possibilidade destinar parte do imposto de renda devido como doações à entidades que cuidam de nossas crianças e a adolescentes, via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, restringindo-se ao percentual de 6% pessoas físicas que declaram o imposto de renda no modelo completo, e também 1% pessoas jurídicas que declaram no modelo de lucro real, não acumulativos. Esses são geridos pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Assis – CMDCA que fiscalizam as entidades e emitem os documentos oficiais para a legalização e dedução das doações no município.

Os percentuais limites das doações são contabilizados dentro do ano calendário da declaração e pessoas jurídicas podem doar até o dia 31 de dezembro. Já pessoas físicas que declaram o imposto de renda pelo modelo completo podem doar até o momento da Declaração de Ajuste Anual, prazo que segue até o mês de abril. A prorrogação no prazo foi possível com  lei 12.594, que trouxe novidades ao processo de doação e que permite que pessoas físicas também doem diretamente na sua Declaração de Ajuste Anual, conforme disposto no art. 260-A introduzido no ECA, limitado porém ao percentual de 3% do imposto devido.

Em Assis o CMDCA em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Assis – ACIA, a Associação dos Profissionais Contábeis de Assis e Região, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e Rotary Clube Assis-Norte estão mobilizados em sensibilizar a comunidade empresarial e civil na destinação de parte do importo de renda para o Fundo Municipal, com o objetivo de dar melhores condições às entidades que prestam atendimento à criança e ao adolescente.

A doação de parte do imposto devido não custa nada para a pessoa ou empresa declarante do IR, o recurso destinado pelo IR apenas deixa de ir para a União e é encaminhado como investimento local para as entidades assistenciais do município.

O processo para destinar parte do imposto de renda devido é simples, a doação pode ser feita através de boleto gerado no site do CMDCA e o doador ainda pode escolher que Projeto quer beneficiar. Para obter mais informações e doar ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Assis e as entidades registradas no mesmo acesse www.cmdca-assis.org.br

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA