Primeiro convênio para Plano de Desenvolvimento Econômico Regional é assinado pelo Civap

O objetivo é estimular o desenvolvimento econômico do Vale através de recomendações de políticas públicas e ações setoriais, locais e regionais.

O plano deverá durar 24 semanas e será executados em quatro etapas.

O Civap (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema) assinou nesta terça-feira, 15/01, o primeiro convênio no Estado de São Paulo para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Regional, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O documento é resultado do encontro pioneiro que o deputado Mauro Bragato organizou, há um ano, para atrair investimentos aos municípios paulistas. Foi o Fórum de Capacitação para Atração de Investimentos e Obtenção de Linhas de Financiamento.

O convênio, no valor de R$ 304 mil (R$ 240 mil da Secretaria e o restante contrapartida econômica do Civap) foi assinado pelo atual presidente do Consórcio e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, pelo ex-presidente do Civap e ex-prefeito de Palmital, Reinaldo Custódio da Silva, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Quadrelli.

O objetivo é estimular o desenvolvimento econômico do Vale através de recomendações de políticas públicas e ações setoriais, locais e regionais. Além disso, serão otimizadas cadeias produtivas e avaliados pontenciais impactos econômicos. O plano deverá durar 24 semanas e será executados em quatro etapas.

Após o diagnóstico desse trabalho, a Secretaria vai estudar a viabilização dos projetos que surgirem. Bragato agradeceu o apoio do secretário dizendo que a ação será muito importante para toda a região Oeste do Estado. “Estamos falando aqui de desenvolvimento regional, que será o foco para o futuro”, disse.

Já o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro, falou de um Polo Tecnológico na região e demonstrou a vontade de ter de volta a incubadora de empresas. O secretário Quadrelli disse que há estudos para desenvolver um Centro Tecnológico para que, talvez, segundo ele, possa se chegar ao polo de tecnologia.

Participaram ainda da reunião o prefeito e o vice-prefeito de Cândido Mota, Zacharias Jabur e Antonio Bonini, respectivamente, a diretora-executiva do Civap, Ida Franzoso, o secretário de Meio Ambiente de Assis, Bruno Moraes da Mota, o chefe de gabinete do deputado Bragato, Oscar Gozzi, e assessores da Secretaria de Desenvolvimento.

Primeiro convênio para Plano de Desenvolvimento Econômico Regional é assinado pelo Civap

 

#MAIS LIDAS DA SEMANA