Alunas de Enfermagem da Fema, coordenadora do curso Profª Rosangela e equipe do Gipa: coordenadora Maria do Carmo Paes Coelho e a psicóloga Maria Cristina Dias, durante dia de atividades na USF Progresso.

A parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST/HIV/Aids e TB (Gipa) de Assis e a equipe de alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis- Fema tem promovido diversas ações de prevenção e informação em saúde. Uma dessas ações ocorreu durante a semana que antecedeu o Carnaval e envolveu UBS e USF dos bairros Vitória, Vila Ribeiro e Jardim Paraná e Progresso.

Tendo em vista as festividades carnavalescas o Gipa e os alunos de Enfermagem da Fema articularam-se entre as Unidades de Saúde dos bairros assisenses na realização de testes rápidos e convencionais de HIV e orientações preventivas em geral de HIV e DST.

A psicóloga do Gipa Maria Cristina Dias falou da importância das ações preventivas em especial no período que antecede o Carnaval. Segundo ela interessados puderam realizar exames convencionais de HIV nas unidades de saúde e também o teste de diagnóstico rápido de HIV, este realizado durante os dias 06 e 07 de fevereiro.

Alunas de Enfermagem da Fema, coordenadora do curso Profª Rosangela e equipe do Gipa: coordenadora Maria do Carmo Paes Coelho e a psicóloga Maria Cristina Dias, durante dia de atividades na USF Progresso.

Além os testes rápidos de HIV, a Psicóloga informou que foram prestadas orientações sobre prevenção em HIV, Sífilis, Hepatite C e B e também foram distribuídas camisinhas. Maria Cristina ainda informou que o trabalho específico de orientação nas UBS e USF foi uma maneira eficiente de orientar e informar a comunidade, visto que neste ano não ocorrera o Carnaval de rua.

A psicóloga Maria Cristina ainda enfatiza a importância da realização do exame de HIV, segundo ela muitas das pessoas que realizaram o exame na semana anterior ao Carnaval estavam fazendo o teste pela primeira vez. Já sobre a parceria com a Fema, a Psicóloga afirmou ser importante o trabalho de apoio que a equipe de alunos de Enfermagem oferece ao Gipa. Segundo ela muitas ações já foram realizadas na cidade por meio desta parceria. E fala ainda que a participação da equipe da Fema  nas ações do Gipa proporciona um número maior de colaboradores, o que permite a realização de mais atividades e atendimentos. Participaram das ações do Gipa na semana que antecedeu o Carnaval os alunos de Enfermagem da Fema: Julio Cesar Lopes, Priscila de Cassis Nunes Ferreira, Ana Carolina de Campos Oscar, Narayane Alves dos Santos, Ana Paula Carvalho Cassiano, Ana Carolina Cassimiro, Larissa Barchi, patrícia Kafelli, Joseane Cavanha, Bruna Maschio, Karen Veloso e Quênia Valentim. Os alunos foram supervisionados pela coordenadora do curso de Enfermagem e Profª Rosangela Gonçalves da Silva.

A coordenadora do Gipa, Maria do Carmo Paes Coelho,  informa que interessados em realizar o exame de HIV podem procurar diretamente o Gipa que fica localizado na Rua Cândido Mota, 68 das 8h  às 17h. Para o teste de diagnóstico rápido é necessário agendamento. Mais informações também podem ser obtidas pelo fone 3324=2620.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura instala câmeras após aumento nos furtos no cemitério

No primeiro trimestre deste ano, já foram registrados dois furtos.

Assis guarda a história do oeste paulista e lugares incríveis para visitar

Assis é considerada a “cidade fraternal” do interior de São Paulo.