
Representantes de vinte Municípios participaram na quinta-feira, 28, e ontem, 01, do curso sobre Dipam 2013 realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema –Civap.
O curso é mais um evento do Projeto Escola de Governo do Consórcio que busca com a realização de cursos e palestras capacitar e aprimorar os conhecimentos nos mais diversos assuntos que envolvem a administração pública, valorizando os colaboradores internos e proporcionando a profissionalização dos serviços oferecidos.
O curso sobre Dipam teve como objetivo capacitar funcionários municipais e assessorias da área de tributação sobre o ICMS, sua importância como fonte de receita para os municípios, como é gerado e repassado. Durante o curso os participantes  receberam orientações sobre os serviços de coleta, verificação, encaminhamento e controle de dados relativos a participação de seus municípios na receita do ICMS, identificando as possíveis perdas de “valor adicionado”. Também foram apresentadas informações sobre como aumentar a cota do município, dados de valores adicionados, manuais da GIA, declaração do Simples e do produtor rural, portarias e os comunicados CAT / 2006, convênio com a Fazenda, análise da evolução do índice, fiscalização e o acompanhamento do valor adicionado das empresas, legislação, os novos códigos fiscais de operações, as operações de substituição tributária, sobre como efetuar a impugnação do índice e; planejamento de revisão das Dipam´s.

O curso Dipam 2013 foi ministrado pelo professor Edilson Pereira de Godoy – advogado Tributarista, Economista e Contabilista, com especialização em Qualidade Total e mestrado em Administração Econômico-Financeira pela CEAPOG de São Caetano do Sul/SP; Empresário, consultor de empresas privadas e professor Universitário das áreas financeira e tributária; autor de artigos e trabalhos publicados, professor do IBRAP e autor do livro “Manual Prático de Tributação Municipal”, e do curso de Fiscalização a Distância, pela Editora IBRAP.
Estiveram representados no curso os municípios: Assis, Cândido Mota, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Oleo, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Santo Cruz do Rio Pardo e Tarumã. Em média participaram dois colaboradores de cada município.
O curso foi realizado no auditório Escola de Governo na sede do Civap com inicio na manhã de quinta-feira, 28, e termino às 12h de ontem, 01.

Deixe um comentário
Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade
Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.