Representantes de 20 municípios participam do curso sobre Dipam no Civap

curso sobre Dipam teve como objetivo capacitar funcionários municipais

Abertura do curso foi realizada pela diretora do Civap, Ida Franzoso de Souza.

Representantes de vinte Municípios participaram na quinta-feira, 28, e ontem, 01, do curso sobre Dipam 2013 realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema –Civap.

O curso é mais um evento do Projeto Escola de Governo do Consórcio que busca com a realização de cursos e palestras capacitar e aprimorar os conhecimentos nos mais diversos assuntos que envolvem a administração pública, valorizando os colaboradores internos e proporcionando a profissionalização dos serviços oferecidos.

O curso sobre Dipam teve como objetivo capacitar funcionários municipais e assessorias da área de tributação sobre o ICMS, sua importância como fonte de receita para os municípios, como é gerado e repassado. Durante o curso os participantes  receberam orientações sobre os serviços de coleta, verificação, encaminhamento e controle de dados relativos a participação de seus municípios na receita do ICMS, identificando as possíveis perdas de “valor adicionado”. Também foram apresentadas informações sobre como aumentar a cota do município, dados de valores adicionados, manuais da GIA, declaração do Simples e do produtor rural, portarias e os comunicados CAT / 2006, convênio com a Fazenda, análise da evolução do índice, fiscalização e o acompanhamento do valor adicionado das empresas, legislação, os novos códigos fiscais de operações, as operações de substituição tributária, sobre como efetuar a impugnação do índice e; planejamento de revisão das Dipam´s.

O curso foi ministrado pelo Professor Edilson Pereira de Godoy – advogado Tributarista, Economista e Contabilista.

O curso Dipam 2013 foi ministrado pelo professor Edilson Pereira de Godoy – advogado Tributarista, Economista e Contabilista, com especialização em Qualidade Total e mestrado em Administração Econômico-Financeira pela CEAPOG de São Caetano do Sul/SP; Empresário, consultor de empresas privadas e professor Universitário das áreas financeira e tributária; autor de artigos e trabalhos publicados, professor do IBRAP e autor do livro “Manual Prático de Tributação Municipal”, e do curso de Fiscalização a Distância, pela Editora IBRAP.

Estiveram representados no curso os municípios: Assis, Cândido Mota, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ipaussu, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Oleo, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Santo Cruz do Rio Pardo e Tarumã. Em média participaram dois colaboradores de cada município.

O curso foi realizado no auditório Escola de Governo na sede do Civap com inicio na manhã de quinta-feira, 28, e termino às 12h de ontem, 01.

Participaram do curso representantes de 20 municípios.

#MAIS LIDAS DA SEMANA