CJ de Assis recebe projeto “Administração Participativa”

Reuniões com juízes, servidores, representantes da sociedade civil e dos poderes públicos para aprimorar os serviços do Judiciário

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori (Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, estará nesta sexta-feira, 12, em Assis – comarca que integra a 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) e que tem Presidente Prudente como sede – para a sequência do projeto Administração Participativa, uma entre as diversas ações da atual gestão para aumentar a eficiência administrativa do Judiciário.

Durante 2012, Ivan Sartori visitou todas as RAJs do Estado (criadas no último ano) e conheceu de perto as dificuldades e as inciativas adotadas no cotidiano das comarcas. Agora, já na quinta região a ser visitada novamente, magistrados e servidores de Assis e região podem reportar diretamente ao presidente os aspectos positivos e negativos existentes na localidade. Juízes assessores e secretários – que o acompanham – encaminham as necessidades aos setores responsáveis para que sejam adotadas as medidas.

Em Assis, depois de conversar com os magistrados da 5ª RAJ, o presidente participa de encontro com representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, dos Poderes Executivo e Legislativo, Polícias Civil e Militar e outras entidades locais. A programação prevê, também, espaço para conversa informal com os servidores. No Administração Participativa a direção do TJSP expõe os objetivos já alcançados e os que quer atingir em 2013; conta detalhes do dia a dia na administração, obstáculos encontrados e o que já foi colocadoem prática. Enfim, o que foi feito e o que ainda se fará para melhorar a prestação da Justiça em benefício da população.

Assis é sede da 26ª Circunscrição Judiciária, integrada pelas comarcas de Cândido Mota, Maracaí, Palmital, Quatá e Paraguaçu Paulista. Só em Assis são 95.144 habitantes e 64.563 processosem andamento. Ajuíza diretora do fórum, Mônica Tucunduva Spera Manfio, revelou que muito se tem comentado, tanto entre os magistrados quanto entre os servidores, sobre a atenção que o presidente Sartori tem dispensado ao interior do Estado, demonstrando a firme vontade de conhecer de perto as dificuldades enfrentadas por cada região. “Por isso, é muito grande a expectativa de todos em poder transmitir pessoalmente a ele a felicidade que estão sentindo pela sua presença na região e queremos parabenizá-lo pela forma como tem administrado o Poder Judiciário paulista”, diz a magistrada.

A 5ª Região Administrativa Judiciária é formada por seis Circunscrições Judiciárias – Assis (26ª), Presidente Prudente (27ª), Presidente Venceslau (28ª), Dracena (29ª), Tupã (30ª) e Marília (31ª) –, que abrangem 34 comarcas. Na região vivem pouco mais de 1,3 milhão habitantes e trabalham no Poder Judiciário da 5ª RAJ 2.069 servidores para uma demanda de aproximadamente 676 mil processos em andamento.

Administração Participativa realizadas neste ano:

Abril:

Administração Participativa a serem realizadas neste ano:

Dia 12 – 5ª RAJ – sede Presidente Prudente – será em Assis

Dia 30 – FORO REGIONAL III – Jabaquara / FORO REGIONAL X – Ipiranga / FORO REGIONAL IX – Vila Prudente

Maio:

Dia 17 – 3ª RAJ – sede Bauru – será em Jaú

Dia 28 – FORO REGIONAL IV – Lapa (Prédios I e II) / FORO REGIONAL Nossa Senhora do Ó

Junho:

Dia 14 – FORO REGIONAL II – Santo Amaro

Dia 25 – FORO REGIONAL V – São Miguel Paulista e FORO REGIONAL VII – Itaquera

Agosto:

Dia 20 – FORO REGIONAL VI – Penha de França e FORO REGIONAL VIII – Tatuapé

Dia 30 – 4ª RAJ – sede Campinas (8ª CJ) – será em Piracicaba

Setembro:

Dia 3 – 52ª CJ de Itapecerica da Serra

Dia 13 – 10ª RAJ – sede Sorocaba – será em Itu

Dia 24 – 45ª CJ de Mogi das Cruzes

Outubro:

Dia 8 – 44ª CJ de Guarulhos

Dia 18 – 2ª RAJ – sede Araçatuba – será em Lins

Dia 22 – Fórum Ministro Mário Guimarães (Barra Funda)

Novembro:

Dia 8 – 9ª RAJ – sede São José dos Campos – será em Taubaté

Dia 26 – 4ª CJ de Osasco

Dezembro:

Dia 6 – FORO REGIONAL XI – Pinheiros / FORO REGIONAL Butantã

Dia 17 – 3ª CJ de Santo André

OBS: As reuniões do Administração Participativa dos fóruns João Mendes Júnior e Hely Lopes Meirelles (pela proximidade com o Palácio da Justiça) serão agendadas oportunamente.

 

Programação em Assis:

9 às 10 horas – Reunião com juízes das CJs que integram a 5ª RAJ

10 às 11 horas – Reunião com juízes, deputados estaduais e federais da região, Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar e entidades de Assis.

11 às 12horas – Conversa informal com servidores do fórum 

Serviço:

O que: Reunião de trabalho do projeto Administração Participativa

Onde: Fórum de Assis – Rua Dr. Lício Brandão de Camargo, 50, Vila Clementina

Quando: 12/4/13, a partir das 9 horas

 

Mais informações:

Rosangela Sanches

Diretora de Comunicação Social TJSP

(11) 9 8750-8005 / 9-9654-4881

#MAIS LIDAS DA SEMANA